Facebook Scripts

domingo, 24 de novembro de 2019

O que fazer em Puno - Peru

Puno não é uma cidade tão bonita, exceto por uma pequena parte nos arredores da Plaza de Armas e, claro, o Lago Titicaca.

Normalmente 2 ou 3 dias são suficientes para conhecer bem Puno e o Lago.

Esta viagem que fizemos fez parte de um Roteiro de 19 dias que fizemos por Peru, Bolívia e Chile. Você pode saber mais detalhes sobre esse roteiro clicando aqui.

Na visita às Ilhas de Uros, tivemos contato com famílias de nativos - Ilhas Uros, Puno - Peru - Lago Titicaca
Na visita às Ilhas de Uros, tivemos contato com famílias de nativos

Antes de começar o nosso texto detalhado, apresentamos o nosso tradicional vídeo com um resumão sobre Puno e o Lago Titicaca. Em seguida, os textos, separados por tópicos, apresentam mais detalhes.

Lembre-se: se gostar do vídeo, siga a gente no YouTube e veja os outros vídeos do canal =) (tem muitos outros vídeos sobre o Peru, Bolívia e Chile).



Como chegar

Se você estiver fazendo um roteiro pelo Peru, a melhor forma (e culturalmente mais rica) de chegar em Puno é vindo de Cusco pela Rota do Sol. Essa rota, feita de ônibus, vai de 7h da manhã até às 17h e passa por diversos sítios arqueológicos Inca e pré Inca, museus e igrejas, com paradas em cada um deles e explicações de guia. Clique aqui para saber mais sobre a Rota do Sol


Onde ficar

O hotel que ficamos hospedados foi o Sol Plaza Hotel. O quarto é super espaçoso e confortável, com uma cama gigante, televisão, frigobar, aquecedor, sofá, mesa, armário, cofre e muito mais. O banheiro é bem luxuoso e tem até uma banheira grande.

Na recepção tem chá a vontade para tomar a qualquer hora, de graça, inclusive chá de coca para ajudar com a altitude.

A localização é muito boa, pertinho da Plaza de Armas, a praça principal de Puno.

O Wi-Fi também é ótimo. É um dos poucos lugares de Puno com Internet de fibra óptica.

Clique aqui para conhecer o Sol Plaza Hotel

Quarto do Hotel Sol Plaza

Falei que era chique, não falei? Além de muito bonito é bem espaçoso, e tem essa banheira maravilhosa.

Café da Manhã muito completo e delicioso

Recepção do Hotel

Onde comer

Um restaurante muito bom que jantamos e recomendamos demais é o Mojsa. O atendimento é ótimo, e a comida é maravilhosa. Ele fica pertinho da Plaza de Armas.

Entrada do Restaurante

Sempre comemos o maravilhoso ceviche peruano

Pratinho leve e super saboroso


O que fazer

Sem dúvida as melhores atrações de Puno estão ligadas ao Lago Titicaca. Tem várias opções de passeios, mas só tivemos tempo de fazer um, que foi a visita às Ilhas Flutuantes de Uros, onde conhecemos o modo de vida das famílias que ali vivem.

Passeio às Ilhas Flutuantes de Uros no Lago Titicaca

O Lago Titicaca é o mais alto lago navegável do mundo. Um bom passeio para fazer nele é a visita às ilhas flutuantes de Uros, onde vivem diversas famílias Uros e Aymaras. As ilhas são artificiais e construídas por eles mesmos usando totora (planta aquática bem comum na região). Partindo das ilhas, você também dá um passeio nos tradicionais barcos que eles fazem usando totora. Há alguns séculos, os Uros e os Aymaras viviam nas margens do lago. Conta a História que eles migraram para o meio do lago quando se sentiram ameaçados com a chegada de outros povos, entre eles os Incas. A maior parte dos habitantes de Puno são descendentes dos Aymaras e Incas, que têm até hoje uma certa rivalidade. Até pouco tempo, um pequeno canal que corta a cidade dividia o lado onde viviam os descendentes dos Incas e o lado onde viviam os descendentes dos Aymaras.

O passeio é enriquecedor e você ainda ajuda essas famílias que vivem em situação bem difícil e vivem basicamente do turismo.

Farol que fica à beira do lago

Barco que nos leva às Ilhas Flutuantes de Uros

Uma das ilhas com um barco de totora estacionado

Barco de totora feito por eles

Nas ilhas, recebemos diversas explicações sobre o modo de vida e como eles constroem as ilhas, as casas e os barcos

Interior de uma casa

Barco de totora no meio do lago

Uma das ilhas

Essa é a ilha flutuante principal, uma espécie de centro com comércio, restaurante e administração das ilhas

Uma das simpáticas famílias que conhecemos

Plaza de Armas e a Catedral

Outro interessante lugar para visitar é a Plaza de Armas com sua bela Catedral Histórica. É um passeio rápido, que você pode fazer em apenas alguns minutos.

Imagem na frente da Catedral

Catedral

Museu Carlos Dreyer

É provavelmente o melhor museu de Puno. Nele, você verá muitas peças Incas, Aymaras e de outras civilizações, incluindo algumas múmias Incas em excelente estado de conservação e aprenderá muito sobre a História desses povos. O museu também possui algumas pinturas da coleção de Carlos Dreyer. Um guia do próprio museu acompanha e explica tudo detalhadamente e tira todas as suas dúvidas. Muito bom.

Esculturas Incas

Esculturas Incas

Imagem de Puno antigamente

Adereço de ouro usado pelos Incas

Múmias Incas

Canal que dividia a cidade no lado Inca e no lado Aymara


Seguro Viagem

A gente nunca vai para uma viagem pensando em passar por algum problema, mas é extremamente importante estar protegido contra eventuais acidentes, doenças etc. Altitude é coisa séria e não dá para negligenciar.

Eu sempre compro o Seguro Viagem pela Real Seguros que tem um comparador de Seguros bem bacana que ajuda a encontrar o mais barato e que melhor me atende.

Acessando pelo link abaixo, você recebe 10% de desconto na compra de qualquer seguro viagem:

Clique aqui para acessar o buscador da Real Seguro Viagem com 10% de desconto


Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


Roupas adequadas

Numa viagem como essa é muito importante utilizar as roupas corretas. Muitos lugares do Peru têm muito vento e faz bastante frio. Você vai precisar de casacos corta-vento, sobrepele, gorro, luvas e outros itens importantes. Não esqueça também de ter um bom sapato para trilha. Outros itens que podem ser úteis são mochilas, cantil, etc. Alguns lugares que são muito bons para comprar esses tipos de itens são a Adidasa Americanas e o Submarino. Dá para comprar tudo pela internet e, em muitas situações, eles têm frete grátis.

Clique para acessar o site da AdidasAmericanas ou Submarino


Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Rota do Sol (de Cusco a Puno)
Machu Picchu
Cusco
Roteiro de 19 dias por Peru, Bolívia e Chile
Lima
Rainbow Mountain


Todos os Posts sobre o Peru
Todos os Posts com Vídeos

Veja o nosso índice de Posts

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. E sobre o carimbo no passaporte oferecido nas ilhas Uros? Recomenda aos visitantes da Riqueza de Viajar? 😬

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho meu post nesse blog sensacional! Obrigado =)

    ResponderExcluir