Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Bratislava - Eslováquia

Capital da Eslováquia, a Bratislava é a maior cidade do país e a única capital europeia que faz fronteira com dois países, Áustria e Hungria.

Dizem que do alto do castelo da cidade é possível ver as duas fronteiras, mas como o dia que fui choveu muito, não consegui descobrir se é verdade.

É uma cidade bem interessante, pois apesar de não ser grande e ter muitos atrativos turísticos, é muito agradável andar pelas suas ruas antigas e com pouco movimento, parece que fica tudo em um ritmo mais lento e você entra no clima do local.

É muito comum ser visitada em uma viagem curta, de apenas um dia, já que é muito fácil chegar lá a partir de Viena ou Budapeste. De trem é possível chegar em 1h a partir de Viena e 3h de Budapeste. Já de ônibus leva 1h30min de Viena. Os preços das passagens também são bem atrativos.

Vista dos jardins e do fundo do Castelo da Bratislava - Eslováquia - Leste Europeu
Vista dos jardins e do fundo do Castelo da Bratislava
Este post foi escrito por um grande amigo, Felipe, que fez uma viagem incrível pelo Leste Europeu, passando por várias cidades sensacionais, e escreveu alguns ótimos posts para o Blog contando sua experiência e dando ótimas dicas para quem pretende viajar para lá. Confiram!

Onde ficar

Por ser uma cidade bem pequena e com poucas atrações turísticas, não é comum que os turistas se hospedem por lá. Porém, é possível que alguém queira ficar mais que um dia para explorar tudo com um ritmo muito mais lento ou dormir na cidade para poder curtir a vida noturna. A vantagem é que a hospedagem em Bratislava costuma ser bem mais barata que em outras grandes cidades europeias.

Clique para conhecer os melhores hotéis e albergues de Bratislava.



O que comer e onde comer

Infelizmente não tive tempo para provar muito da comida local, pois fiz apenas uma refeição. Percebi que o mais tradicional de lá é Bryndzové halušky, que é o dumpling que se come muito na Polônia também, mas servido com queijo de ovelha. Como já tinha comido bastante por lá, resolvi provar uma coisa nova. Eu e minha esposa pegamos dois pratos e dividimos. Comemos o Plnemá zemiaková placa, que é uma panqueca de fígado de galinha e o Vyprážaný bravčový rezeň que é o tradicional Schnitzel de porco com batatas, muito popular em Viena. Já tinha comido por lá, mas gostei tanto que comi de novo. Também provamos umas limonadas diferentes. Bebemos uma que é uma mistura de suco de laranja, com suco de limão, pedaços de lima, limão e menta e outra que é suco de limão com pedaços de lima e gengibre. São bem refrescantes e gostosas.

Todas as refeições forem feitas no restaurante Verdict Bar & Restaurant, que fica no centro da cidade, próximo à estátua do homem trabalhando. Recomendo muito o restaurante, pois as comidas são muito bem servidas, saborosas e o atendimento é excelente. É possível escolher sentar na parte externa, que fica na rua ou no interior, que é climatizado.

Limonadas, panqueca de batatas recheada com fígado e Schnitzel de porco



Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

No banner abaixo, disponibilizamos um comparador de Seguros da Real Seguros, através dele, você pode comparar o custo e os itens cobertos de várias seguradoras diferentes. (Ou clique aqui para ler nosso post sobre seguro viagem)



Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem

O que conhecer

A cidade é bem pequena e você faz tudo andando e em pouco tempo. Não há muitos locais turísticos, mas você preenche todo o seu dia, por isso é bom controlar o tempo. Abaixo estão alguns dos pontos que considero imperdíveis.

Castelo da Bratislava

Localizado no alto da colina e as margens do rio Danúbio, o Castelo da Bratislava é o símbolo da cidade. Foi por um tempo à residência real, mas foi destruído após um incêndio no ano de 1811. Em 1956 foi iniciada a sua reconstrução, que só foi concluída no ano de 1968, mantendo o mesmo estilo. Atualmente o complexo do castelo é sede do Parlamento da Eslováquia, porém, em um prédio anexo e não no castelo. Possui uma linda vista do Danúbio e da cidade, mas infelizmente no dia que fui estava chovendo muito e não consegui ver muita coisa.

A primeira vista não é um dos mais belos castelos da Europa, mas abriga um museu interessante no seu interior, contando a sua história e a da Bratislava, um museu de história com diversos objetos, um museu com exposição de arte, lojas de souvenires e um restaurante.  Do lado de fora, possui um lindo jardim, muito bem cuidado. Além de pagar o ingresso, é necessário comprar uma permissão para fotografias.

Entrada principal para visitar o castelo

Edificação anexa onde funcionam escritórios

Vista dos jardins e bastião

Interior do castelo


Portão de São Miguel

É o único que restou dos quatro portões que permitiam acesso a cidade através das muralhas que a cercavam. No interior de sua torre, há um museu de armas com muitos itens, excelente para quem gosta de armas e itens medievais. Do alto de sua torre se tem uma vista linda da cidade. Há muitas opções de restaurantes e lojas na rua do portão.

Portão de São Miguel


Estátuas

Umas das principais atrações da Bratislava são as suas estátuas que estão espalhadas pela cidade. Ninguém sabe ao certo a origem ou o significado de muitas delas, mas o que mais ouvi é que foram colocadas apenas para o turismo.

As principais são o Cumil, que é um operário saindo de um bueiro, o Schöne Náci, que é uma homenagem a um homem elegante que andava pela cidade falando gracinhas e cantando as mulheres, o soldado do exército de Napoleão que fica apoiando os braços em um dos bancos da praça e o paparazzi, que fica na esquina com a máquina posicionada para tirar fotos dos turistas. Se a cidade estiver muito cheia, é capaz de ter fila para tirar foto com essas estátuas.

Como a cidade é bem pequena e não tem muito que fazer, não vou falar onde as estátuas estão localizadas. Para sua diversão, o seu passatempo pode ser ficar procurando estátuas pela cidade.

“Man at work” – Estátua do operário saindo do bueiro

Estátua do Schöne Náci


Dicas úteis

Se quiser ir a Bratislava a partir de Budapeste, não é recomendado um day trip, porque a viagem demora e o período lá seria muito curto;

A partir de Viena é recomendado um day trip e a melhor forma de ir é de ônibus. A estação de ônibus é longe e a caminhada até o centro é de 2 quilômetros. Já a parada de ônibus é no centro da cidade. Os tickets de ônibus são vendidos pelo motorista, por isso é recomendado comprar a volta só ao entrar no ônibus;

Os preços na Bratislava são muito menores que em Viena. Por isso, se precisar comprar qualquer coisa durante sua viagem, é recomendado comprar quando estiver na Bratislava;



Gostou do post? Compartilhe este post com seus amigos! Convide-os para uma bela Eurotrip!

Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)



Confira também os posts relacionados

Eurotrip - Primeira Vez na Europa - Nunca foi à Europa e quer primeiro conhecer as cidades do roteiro mais tradicional? Confira essas dicas!
Praga - Cidade mais famosa do Leste Europeu. Não pode faltar na sua Eurotrip.
Budapeste - À margem do Danúbio, Budapeste costuma uma das preferidas dos viajantes ao Leste Europeu.
Cracóvia - Além do mais famoso campo de concentração da Segunda Guerra, Auschwitz, há um monte de coisas interessantes para conhecer.
Viena - A linda cidade que respira música.
Paris - Essa é a cidade mais visitada do mundo. Se você ainda não foi. Vá!


Navegue um pouco por nosso índice que certamente você vai encontrar a cidade que procura ou alguma história divertida para relaxar ;)
Índice de Posts com Roteiros, várias cidades e muito mais



Mais algumas fotos:





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário