Facebook Scripts

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Eu fui à Copa do Mundo... E foi sensacional!

Olá amigos leitores!

Passei um bom tempo sem escrever, mas foi por um bom motivo: Eu estava imerso na Copa do Mundo, e vivendo-a intensamente.

Antes de a Copa começar, ocorreu uma imensa onda de pessimismo. As pessoas achavam que nada daria certo, que haveria caos aéreo, caos urbano, violência e uma série de outras coisas negativas. Talvez pela síndrome de vira-latismo que tomou conta do país, ou por acharem que não podíamos ou não merecíamos.

Bem... Eu, como bom viajante, resolvi conferir de perto a Copa do Mundo. Estive em 3 diferentes cidades, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro e alguns aeroportos. E adivinhem? Foi sensacional!! Conversei também com muitas pessoas de outros países, e a experiência para eles foi a melhor possível. Muitos falam que não haveria lugar melhor para a Copa.


Como vocês já devem ter visto na mídia, a Copa foi um sucesso, e quem ficou cheio de mimimi, acabou perdendo uma grande oportunidade de se divertir para não dar o braço a torcer.

Vamos aos meus relatos:



Salvador:

Consegui algumas folgas e saí de São Paulo rumo a Salvador na véspera da Copa, dia 11 de Junho. Fui ao aeroporto de Congonhas algumas horas mais cedo, com medo do tal "caos aéreo". Chegando lá me surpreendi. Viajante frequente desse aeroporto, nunca vi Congonhas tão tranquila e sem filas. Fiz conexão em Brasília, e fiquei encantado com o novo aeroporto. Ficou realmente lindo e funcional. Também não tive problemas. Chegando a Salvador, minha cidade natal, encontrei o aeroporto cheio de turistas estrangeiros. Tudo funcionou muito bem mais uma vez, e do avião até a saída do aeroporto levei menos de 10 minutos.

Fifa Fan Fest Salvador - Bahia - Copa do Mundo Brasil 2014 - Farol da Barra
Fan Fest em Salvador

Fan Fest Salvador - Bahia - Copa do Mundo Brasil 2014 - Farol da Barra
Assisti ao jogo de abertura entre Brasil e Croácia com amigos na Fan Fest, que aconteceu no Farol da Barra. Também não teve muvuca, foi tudo muito tranquilo e organizado. O clima era de confraternização entre os povos. As pessoas pareciam estar muito felizes por estarem ali. Fomos abastecidos com a velha misturinha de Vodka e Coca-cola e nos divertimos muito.



Na Fan Fest tinha tirolesa, cerveja e acarajé, e bonecos de Felipão e Neymar. Procurei sempre interagir com turistas e perguntar o que eles estavam achando, além de fazer brincadeiras e provocações de futebol, como o colombiano que eu dizia que estava com camisa do Borussia Dortmund e ele respondia dizendo que eu estava com camisa da Austrália.


Depois do jogo teve Trio Elétrico e muita gente festejando.


Fan Fest Salvador - Bahia - Copa do Mundo Brasil 2014 - Farol da Barra
No dia seguinte, eu fui assistir a um dos jogos mais emocionantes da Copa no estádio: Espanha X Holanda. E quem iria imaginar que a atual campeã ia tomar uma cacetada dessas? Fui ao jogo de táxi, e como fecharam uma área muito grande em torno da Fonte Nova (estádio de Salvador) e era dia de trabalho normal, estava bastante engarrafado.

Entrando na área isolada, o clima era maravilhoso. As pessoas estavam empolgadas para ver essa grande partida. Haviam muitos holandeses, espanhóis, brasileiros e outros turistas de diversos lugares.

Espanha X Holanda - Arena Fonte Nova Salvador - Bahia - Copa do Mundo Brasil 2014
Espanha X Holanda
Em campo a Holanda deu show, e na minha opinião marcou o gol mais bonito da copa. O peixinho de cobertura de Van Persie.


Três dias depois tive a oportunidade de assistir na Fonte Nova de novo a uma outra grande partida: Alemanha X Portugal. E a seleção que viria a ser campeã não teve pena. Deu 4 x 0 sem muita dificuldade. Nesse jogo fui sozinho, mas encontrei um tio e primos. Sentei do lado de um grupo de 3 amigos alemães, com quem conversei bastante durante o jogo. Eles comemoraram muito o resultado. Na saída saí brincando com as pessoas na rua que o Bahia de Munique tinha ganhado.


Arena Fonte Nova Salvador - Bahia - Copa do Mundo Brasil 2014
Alemanha X Portugal
Depois fui assistir aos outros jogos do dia novamente na Fan Fest. Era um dia de muitos jogos e tinha muita gente de muitos países. Uma grande festa! Foi um dos dias que mais bebi. Bebi no estádio e continuei bebendo na Fan Fest. Encontrei dois caras do Paquistão com uma grande bandeira do país. Comecei a brincar com eles dizendo que o Paquistão seria o campeão da Copa do Mundo (o Paquistão nem mesmo participou). Depois fiquei pulando e gritando Pakistan will be the champion!!! (Paquistão será o campeão). Várias pessoas gritando junto, e os paquistaneses ficaram muito felizes.

Esses primeiros dias em Salvador foram sensacionais. Mas era hora de voltar a São Paulo, era necessário trabalhar também né?

Fifa Fan Fest Salvador - Bahia - Copa do Mundo Brasil 2014 - Farol da Barra
Pakistan will be the champiiooooooon!

São Paulo:

Vila Madalena - São Paulo - Copa do Mundo Brasil 2014 - Festa
Com Luciano e Rodrigo
na Vila Madalena
Voltei para São Paulo no dia do jogo Brasil X México. Apesar de chegar de manhã em Guarulhos, tive muita dificuldade de chegar em casa devido ao grande engarrafamento que aconteceu na cidade. Perdi os primeiros 15 minutos do jogo. Mas o jogo em si acabou deixando a desejar mesmo.


Tentei muito comprar ingressos para os jogos de São Paulo, mas já estava esgotado há muito tempo.

Assisti a muitos jogos em bares, fan fests e fui muitas vezes ao grande carnaval que se instalou na Vila Madalena.

Fan Fest São Paulo - Copa do Mundo Brasil 2014 - Brasil X Chile
Fan Fest de São Paulo
Recebi o amigo Luciano, um brasileiro que mora nos EUA e que fez estágio na mesma equipe que eu na França. Coincidentemente assistimos a jogos da Copa de 2010 na França (não somos pé frio). Recebi também o amigo Rodrigo, um argentino que tem um outro amigo argentino em comum, mais um dos amigos feitos nos tempos de França.

Durante a semana eu assistia ao primeiro tempo dos jogos de 13h no restaurante do trabalho e algumas vezes fui à Fan Fest para assistir ao jogo da noite.

Nos fins de semana as festas eram insanas!

Tudo funcionou bem e as pessoas estavam muito animadas.

Fifa Fan Fest - São Paulo - Copa do Mundo Brasil 2014 - Brasil X Chile
Brasil X Chile
Um dos jogos mais emocionantes que já vi em minha vida foi justamente o empate com vitória na decisão por pênaltis contra o Chile, que assisti na Fan Fest de São Paulo. PQP, que jogo difícil! Aquela bola trave no final quase me mata do coração. A disputa por pênaltis também não foi fácil. No final do jogo uma galera que não se conhecia se abraçou e ficou pulando junto. Emoção para os jogadores e torcedores.

O Brasil passou com certa dificuldade por seus adversários e aos trancos e barrancos chegou à semifinal. E então veio a maior tragédia. O humilhante 7 x 1 contra a Alemanha. Felizmente não tive que trabalhar no dia seguinte, pois era feriado em São Paulo. Seria um dia de trabalho muito triste. Ainda assim fui à Fan Fest para assistir ao jogo. Tive que aguentar um monte de argentinos comemorando a ida à final e fazendo piadas com o 7 x 1. Mas também fiz amizade com alguns deles.

Rio de Janeiro:

Fan Fest Rio de Janeiro - Copacabana - Copa do Mundo Brasil 2014 - Brasil X Holanda
Com Gustavo e Cássio na Fan Fest
Por fim veio a final. Já havia comprado passagens para o Rio, para o último final de semana da copa há muito tempo, na esperança de festejar o título do Brasil em casa. Infelizmente a história nos pregou uma peça e tomou outro rumo, mas foi igualmente divertido.

Também tinha esperanças de conseguir comprar ingressos para a final no Maracanã, mas acho que no fim das contas, não ter conseguido foi até melhor!

No Rio encontrei os amigos Gustavo e Tasso, da época da faculdade, Cássio, um catarinense que conheci em Rennes na França, e também Eden, um americano também conhecido em Rennes.

Lapa - Rio de Janeiro - Copa do Mundo Brasil 2014 - Sábado à noite
Lapa com Eden, Gustavo e Saad
No sábado, assistimos à disputa do terceiro lugar na Fan Fest em Copacabana. O Brasil tomou outra surra, 3 x 0, desta vez da Holanda. Mas dessa vez menos dolorosa, e já não nos importávamos mais, só queríamos beber. Depois ficamos um pouco pelas ruas de Copacabana onde conhecemos um grupo de argentinos com os quais jogamos um pouco de futebol na calçada, onde também participaram um menino e uma menina de rua.

A festa continuou até tarde na Lapa, com muita música e bebida.

Copacabana - Rio de Janeiro - Copa do Mundo Brasil 2014 - Final - Argentina X Alemanha
Copacabana - Dia da final
No outro dia a grande final. Assistimos ao jogo do lado de fora da Fan Fest, na praia de Copacabana, pois já estava lotado lá dentro. Juntou cariocas e argentinos, dois grupos que adoram contar vantagens e provocar. O resultado foi o jogo inteiro de provocações dos dois lados, beirando uma briga. Felizmente a Argentina perdeu o jogo e nos livrou de ter que ouvir piadinhas durante 3 gerações. Os Brasileiros não deixaram barato e fizeram várias versões da música "Brasil diceme que se siente", e das gozações sobre o 7 x 1, da torcida argentina, com modificações nos versos como "Perder en la casa do papá", "O Pelé tem mais Copas que vocês", "O Cafu tem tantas Copas quanto vocês" (Essa foi sacanagem), "7 Copas sem ganhar" e "7 pesos 1 real".

Essa Copa deixou muitas saudades e uma grande vontade de assistir de perto a próxima. Foi um mês incrível! Fiquei feliz que tudo deu certo, e no final conseguimos deixar uma boa imagem no exterior.


Você já conhece nossa página Facebook? Curta e fique sempre atualizado sobre novos posts, dicas, fotos e coisas interessantes para quem gosta de viajar:



Veja mais algumas fotos da Copa:


Fonte Nova, Dique do Tororó e Orixás - Antes do jogo Espanha X Holanda - Copa do Mundo Brasil 2014 - Salvador
Fonte Nova, Dique do Tororó e Orixás - Antes do jogo Espanha X Holanda

Letreiro de Salvador, com as bandeiras dos países que jogaram lá na primeira fase - Fonte Nova - Salvador - Copa do Mundo Brasil 2014
Letreiro de Salvador, com as bandeiras dos países que jogaram lá na primeira fase

Depois do jogo Holanda 5 X 1 Espanha - Fonte Nova - Salvador - Copa do Mundo Brasil 2014
Depois do jogo Holanda 5 X 1 Espanha
Arcos da Lapa - Festa depois da final - Copa do Mundo Brasil 2014 - Rio de Janeiro
Arcos da Lapa - Festa depois da final
Festa na Lapa, depois da final - Rio de Janeiro - Copa do Mundo Brasil 2014
Festa na Lapa, depois da final

Festa na Lapa, foto com mexicano corintiano - Rio de Janeiro - Copa do Mundo Brasil 2014
Festa na Lapa, foto com mexicano corintiano

Ipanema



Ipanema


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário