Facebook Scripts

sábado, 22 de agosto de 2020

Salar de Uyuni - Expedição de 3 dias e 2 noites: Como ir, Quando ir e Mais Dicas

As expedições do Salar de Uyuni abrangem uma área gigante e desértica da Bolívia.

Além do Salar, que é a maior planície de sal do mundo, você irá passar por outros lugares fantásticos, com paisagens que vão se assemelhando cada vez mais ao Deserto do Atacama, à medida que se aproxima dele.

Inclusive, nossa expedição terminou exatamente na fronteira com o Chile, onde partimos para o Atacama, como parte deste roteiro de 19 dias que fizemos, por Peru, Bolívia e Chile. Você pode saber mais detalhes sobre esse roteiro clicando aqui.

Bandeiras no Salar de Uyuni - Bolívia
Bandeiras colocadas pelos viajantes no Salar de Uyuni


Antes de começar o nosso texto detalhado, apresentamos o nosso tradicional vídeo com um resumão sobre o Salar de Uyuni. Em seguida, os textos, separados por tópicos, apresentam mais detalhes.

Lembre-se: se gostar do vídeo, siga a gente no YouTube e veja os outros vídeos do canal =) (tem muitos outros vídeos sobre o Peru, Bolívia e Chile).


Quando ir

O Salar de Uyuni é bom para conhecer em qualquer época do ano, dependendo do gosto. Se você preferir encontrar o Salar com aquela água cobrindo toda a planície e dando aquele efeito de espelho, então vá para lá entre Novembro e Março, que é a época de chuvas. Se você preferir encontrar o Salar mais seco, com aquele chão branco com formas geométricas até perder de vista, então vá para lá entre Abril e Outubro, que é o período seco da região.

Nós visitamos o Salar em Junho.


Como chegar

Há algumas formas de se chegar ao Salar de Uyuni. Vamos destacar aqui a que fizemos, que foi a que consideramos mais segura, que foi de avião. A Bolívia é um país que tem grande parte das estradas em estado bem ruim, passando à beira de precipícios, além de muitos ônibus velhos.

Nós pegamos um voo de manhã cedinho pela empresa AmasZonas, saindo de La Paz para a cidade de Uyuni. O avião é daqueles pequenos, do tamanho de um ônibus, e movido a hélices, o que dá um pouco de medo, mas eu achei a viagem bem confortável e segura.

Nós deixamos o Salar por terra, no final da expedição, quando fomos até a cidade de San Pedro de Atacama, no Chile.

Interior do avião

Avião que viajamos


Cuidados com a altitude e o frio

O Salar de Uyuni tem clima de deserto. Faz calor durante o dia e muito frio de noite. É preciso se vestir em camadas, que você possa ir tirando facilmente durante o dia para se adaptar à temperatura do momento.

Lá também é muito alto e você pode ter alguma dificuldade para respirar. Se você for fazer um roteiro grande, pode tentar ir em outros lugares altos antes para chegar um pouco mais adaptado. Mascar folha de coca e beber chá de coca também ajudam na adaptação. Você também pode tomar um comprimido chamado Soroche Pills (um por dia, nos primeiros dias na altitude, logo antes de fazer os passeios, apenas enquanto não estiver aclimatado. Se você não sentir mais sintomas da altitude, não precisa tomar mais).


Expedições

A melhor forma de ir para o Salar de Uyuni é através de expedições, que duram de 3 a 4 dias.

A Expedição que fizemos foi em grupo, de 3 dias e 2 noites pela Quechua Connection, e custou 190 dólares, com hospedagem e alimentação, tudo incluído. Ela começou no Salar de Uyuni e terminou no Atacama. No primeiro dia é preciso pagar também 30 BOBs para entrar na Isla Incawasi, e no segundo dia 150 BOBs para entrar no Parque Nacional. A gente passou uns perrengues, do tipo no segundo dia não ter chuveiro na hospedagem e o único banho disponível ser o da piscina de águas termais, que nem iluminação tinha; de fazer bastante frio nos quartos (sem aquecedor); e de ter dificuldade para respirar em alguns momentos por causa da altitude. Mas tudo isso valeu muito a pena. As paisagens são incríveis, os guias são ótimos, e fizemos boas amizades!

Você consegue encontrar expedições mais confortáveis na internet, mas elas chegam a custar 3 a 5 vezes mais caro. Clique aqui para conhecer o site da Quechua Connection.

Um dos hotéis da expedição, com as 4x4 que nos levaram em segurança para todos os lugares

Quarto do hotel


Fotos e Vídeos em Perspectiva

Claro que a gente também parou no meio do deserto de sal para fazer aquelas fotos e vídeos em perspectiva que todo mundo adora.

Mas a gente escreveu um post exclusivo sobre isso aqui no blog, que você pode acessar clicando aqui.

Somos bons equilibristas de sapatos gigantes


Roteiro da Expedição

No primeiro dia visitamos o cemitério de trens, as fábricas de sal Colchani, minas de sal, o monumento em homenagem ao rali Dakar Bolívia, as bandeiras fincadas nas salinas (foto), andamos de bicicleta sobre o sal, tiramos as famosas fotos em perspectiva, Museu do Hotel de Sal, Isla Incawasi, Isla Pía Pía e Pôr-do-Sol sobre salinas.

No segundo dia visitamos o Vulcão Ollague, Lagos Altiplânicos, Deserto de Siloli, Árbol de Piedra, Lagoa Colorada, Gêiseres, e de noite, depois do jantar, tomamos banho nas Águas Termais de Polques.

No terceiro dia visitamos o Deserto de Dalí, Lago Verde e depois fizemos o transfer para San Pedro de Atacama, no Chile.

As imagens falam mais sobre esses lugares do que qualquer coisa que eu possa escrever:

Cemitério de trens

Monumento do Rali Dakar Bolívia

Essa é a zona onde paramos para almoçar. Nela estão as famosas bandeiras, o monumento Dakar Bolívia, e esse museu do Hotel de Sal

A expedição inclui um passeio de bicicleta muito legal

Isla Incawasi

Lagos Altiplânicos

Nossa bela imitação de flamingos

E os flamingos imitando a gente

Árbol de Piedra

Lagoa Colorada

Panorama da Lagoa Colorada

Gêiseres

Águas Termais de Polques

Lago Verde

Panorama do Lago Verde


Seguro Viagem

Numa viagem como essa é extremamente importante estar protegido contra eventuais acidentes, doenças e extravio de bagagem.

Eu sempre compro o Seguro Viagem pela Real Seguros que tem um comparador de Seguros bem bacana que ajuda a encontrar o mais barato e que melhor me atende.

Acessando pelo link abaixo, você recebe 10% de desconto na compra de qualquer seguro viagem:

Clique aqui para acessar o buscador da Real Seguro Viagem com 10% de desconto exclusivo para leitores do nosso Blog


Roupas adequadas

Numa viagem como essa é muito importante utilizar as roupas corretas. Muitos lugares da Bolívia têm muito vento e faz bastante frio. Você vai precisar de casacos corta-vento, sobrepele, gorro, luvas e outros itens importantes. Não esqueça também de ter um bom sapato para trilha. Outros itens que podem ser úteis são mochilas, cantil, etc. Alguns lugares que são muito bons para comprar esses tipos de itens são a AdidasAmericanas e o Submarino. Dá para comprar tudo pela internet e, em muitas situações, eles têm frete grátis.

Clique para acessar o site da AdidasAmericanas ou Submarino

Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)



Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Ideias de Fotos e Vídeos para Fazer no Salar de Uyuni
Roteiro de 19 dias por Peru, Bolívia e Chile
La Paz
Copacabana e Isla del Sol - Lago Titicaca
Puno
Cusco
Machu Picchu
Rainbow Mountain
Lima


Todos os Posts sobre a Bolívia
Todos os Posts com Vídeos
Veja o nosso índice de Posts

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário