Pôr do Sol na Casa da Pirâmide |
Espero que você tenha respondido cachoeiras, natureza, trilhas e alto astral, pois essas são as principais características dessa cidade maravilhosa.
É um lugar roots, para gente sem frescura. A cidade é pequena e na maioria dos lugares não tem luxo, tudo é muito simples e rústico. É um lugar para desfrutar a simplicidade, em contato com a natureza, comer aquela comidinha caseira e beber uma cervejinha num boteco, além de interagir com pessoas que estão felizes por estarem ali.
A cidade fica na parte mais ao Sul de Minas, num ponto bem alto e é cheia de Histórias e Lendas, que você vai conhecer algumas aqui.
Essa foi umas das cidades do maravilhoso Roteiro que fizemos por Minas Gerais. Você pode encontrar detalhes desse Roteiro, e aproveitar as ideias para montar o seu, no link: Roteiro - Os Encantos de Minas.
Como chegar
Se não vier de carro, é preciso pegar um ônibus até Três Corações e então um outro ônibus de Três Corações para São Thomé.
Outra opção, que foi a que usamos, foi através da empresa Mortimer. O dono da empresa se chama Rodrigo e ele mesmo nos levou lá, saindo de Ouro Preto (mas ele também faz de outras cidades). Ele é bastante atencioso e explica uma série de curiosidades sobre Minas Gerais. Quem desejar chegar lá por essa empresa pode contactá-lo diretamente pelo telefone/whatsapp (31) 9 9953-3169.
Onde ficar
Ficamos hospedados na pousada Maha Mantra. O lugar é simples e aconchegante, como São Thomé das Letras. O pessoal aqui é muito simpático e recebeu a gente muito bem.
A pousada fica no coração da cidade, na rua principal e pertinho da praça principal.
Clique aqui para ver mais detalhes sobre a Pousada Maha Mantra
Quarto da Pousada Maha Mantra |
Fachada da Pousada Maha Mantra |
Onde comer
Os restaurantes que mais gostamos foram Restaurante das Magas (picanha na pedra ótima), Restaurante da Sinhá (a quilo) e O Alquimista (comida mineira de primeira). Destaque para O Alquimista, onde o atendimento foi excelente e a comida maravilhosa. Imperdível!
Restaurante das Magas |
O Alquimista |
Onde sair à noite
São Thomé das Letras tem muitos botecos bacanas que você pode sair andando e escolher algum para entrar. Na Praça principal tem alguns bares e lugares para comer pizza.
Um lugar bacana para escutar rock e beber cerveja dentro de um Castelo de Pedra é o Alcazar Rock Bar.
Alcazar Rock Bar |
O que visitar
Dentro da cidade tem basicamente os seguintes lugares a explorar: Casa da Pirâmide, Mirante do Cruzeiro, Pedra da Bruxa e a Praça Principal com a sua antiga Igreja Matriz e a Gruta de São Thomé. Para os outros lugares é preferível ir de carro, de preferência com guia, para não passar perrengue, e ouvir todas as explicações.
O guia que contratamos foi o Gleison, que foi bem bacana. Caso queira entrar em contato com ele, por telefone ou whatsapp, o número é: 35 99920 8378.
Casa da Pirâmide
A Casa da Pirâmide é o principal ponto turístico de São Thomé das Letras. Ela é toda feita de pedra e fica num dos pontos mais altos da cidade. Um ponto perfeito para ver o Pôr do Sol e depois conseguir enxergar as estrelas como nunca seria possível numa cidade grande, com direito a estrelas cadentes e tudo. Várias pessoas se reúnem por lá todos os dias a partir das 17h.
Lembre-se de levar lanterna, para voltar deste passeio e de outros, à noite.
Casa da Pirâmide |
Pôr do Sol na Casa da Pirâmide |
Muitas pessoas se reúnem para ver o Pôr do Sol. Em feriados, fica lotado |
Vista da Casa da Pirâmide para o outro lado |
Mirante do Cruzeiro
Outro ponto bem bacana de onde se tem uma bela vista. É pertinho da Casa da Pirâmide, então o ideal é ir no Cruzeiro primeiro e aproveitar a subida e ir depois para a Casa da Pirâmide.
Início da subida para o Cruzeiro |
Vista do alto |
Cruzeiro |
No caminho, um convite para construir a sua própria pirâmide de pedra |
Pedra da Bruxa
Também fica numa parte alta. Do alto dela é possível ver boa parte da cidade além de um lindo pôr do Sol. Tem que ter muita imaginação para conseguir ver uma bruxa nessa pedra.
Pedra da Bruxa |
Praça Principal, Igreja Matriz e Gruta de São Thomé
A Praça Principal da cidade é bem bacana para passear.
Lá está a antiga Igreja Matriz, construída por volta de 1785, no mesmo local onde havia sido construída inicialmente uma pequena capela à época da fundação da cidade. O estilo arquitetônico é barroco com elementos rococó. O destaque vai para sua nave central, cujo afresco retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos, com São Tomé ajoelhado a seus pés, obra do artista Joaquim José da Natividade.
A Gruta de São Thomé, localizada ao lado da Igreja Matriz, deu origem à História da cidade. Foi neste local que o escravo João Antão se escondeu de seu amo, João Francisco Junqueira, o proprietário da Fazenda Campo Alegre em Minas, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Desde antigamente os fazendeiros e moradores da região encontraram as pinturas rupestres nas cavernas e grutas, parecidas com estranhas "letras" possivelmente feitas por índios da região. Hoje grupos de estudos esotéricos especulam sobre a origem das inscrições, buscando hipóteses sobre a origem. Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.
Praça principal |
Igreja Matriz |
Teto da nave da igreja |
Imagem de São Thomé dentro da gruta |
Inscrições no interior da gruta |
Entrada da gruta |
Placa na entrada da gruta |
Cachoeira do Vale das Borboletas
O caminho para lá é um dos mais próximos de São Thomé das Letras e dá para fazer andando, mas com ressalvas. Sabe como é "logo ali" de mineiro, né? A ida é tranquila, mas a volta é uma subida de uns 3km, debaixo do Sol quente.
Na saída tem um bar com um dono muito simpático, dono da propriedade. Vale a pena para ali para tomar uma cerveja depois da cachoeira. Se você não estiver de carro, esse é um bom ponto para esperar alguém aparecer e pedir carona também.
Cachoeira do Vale das Borboletas |
Ladeira do Amendoim
Um lugar que desafia a física? A Ladeira do Amendoim é tão curiosa que já teve até reportagem da Rede Globo sobre ela.
Lá carros sobem no ponto morto, e quando você corre, também sente o peso puxando para cima da ladeira.
Alguns dizem que ali é um ponto magnético da Terra e por isso a gravidade é invertida, outros (eu incluso) acreditam que é uma ilusão de ótica muito bem feita.
Veja o vídeo e tire suas próprias conclusões:
A minha hipótese é que a confusão acontece por causa dos ângulos das margens da ladeira, que não são paralelos. Note que a margem vai abrindo para o fundo, dando a sensação de perspetiva que a ladeira está subindo. Mas de fato, é algo bem curioso e que vale a pena ser visto.
Cachoeiras
As cachoeiras que fomos, na ordem foram: Cachoeira Eubiose, Cachoeira do Flávio, Cachoeira Véu de Noiva e Cachoeira do Paraíso. A única paga é a Eubiose, que custa 5 reais e a que mais gostamos para tomar banho foi a do Flávio, a água é um pouco menos fria (embora ainda gelada), a água é rasa e o acesso à queda d'água é super tranquilo, sendo boa também para crianças. Dá para fazer todas essas no mesmo dia, num roteiro combinado com guia.
Tem também cachoeiras como a Antares, a maior de todas, e outras, que também valem a pena, além de grutas e trilhas bem bacanas.
Cachoeira Eubiose, Cachoeira do Flávio, Cachoeira Véu de Noiva e Cachoeira do Paraíso |
Lendas de São Thomé das Letras
A cidade de São Tomé das Letras possui muitos mistérios que ainda hoje atraem pessoas de todos os lugares. Além da Gruta de São Thomé e da Ladeira do Amendoim, já mencionados, há também mais alguns:
Gruta do Carimbado
Reza a lenda que a gruta tem ligação subterrânea com Machu Picchu, no Peru, separadas por milhares de quilômetros. A gruta possui um extenso e estreito corredor todo revestido por parede de argila. Em alguns locais é estreita o que faz com o visitante se suje. O nome vem daí: Gruta do carimbado. Ninguém conseguiu comprovar a suposta ligação com Machu Picchu, pois até agora só conseguiram avançar até cerca de 15km do início da gruta. Machu Picchu está a mais de 4000 km de São Thomé.
São Tomé das Letras e a visita de OVNIS
Visitantes inusitados são presença garantida dentro desta cidade mística. Várias aparições de OVNIs e contatos, inclusive com seres de outros mundos, teriam sido feitos por estudiosos e esotéricos, que buscam na paisagem da montanha o cenário perfeito para essas manifestações esotéricas. Para o místico Luiz Noronha, que estuda o misticismo da região e mora em São Thomé, o pico das aparições se deu em 1982 e 1986. Ele mesmo relata um em livro o contato com extraterrestres. Muitos grupos esotéricos têm sede em São Thomé das Letras, compartilhando a crença de que a cidade tem uma energia especial. Para muitos São Thomé é um dos sete chacras (pontos de entrada e saída de energia) do planeta, que atualmente estão vibrando em 8 cidades do sul de Minas.
A História do Garraduende que ganhou vida
Dizem que São Thomé das Letras é visitado frequentemente por duendes.
Um garraduende é um duende dentro de uma garrafa. Um dos souvenires mais famosos em São Thomé das Letras é justamente o Garraduente.
Uma das viajantes, Jéssica, comprou um desses garraduendes em São Thomé e o levou para sua casa. Conta ela que o duende teria começado a brincar com ela, se mexendo e pedindo para ela abrir a garrafa. A História contada por ela ficou famosa nas redes sociais, e você pode ver o relato completo dela neste link: Garraduende: o duende na garrafa de São Thomé das Letras.
Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)
Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube
Posts relacionados
Roteiro de Viagem - Os Encantos de Minas - Um lindo Roteiro por várias cidades de Minas Gerais.
Tiradentes - Cidade histórica de Minas onde possivelmente começou a Conjuração Mineira.
Inhotim - O maior museu a céu aberto do Mundo fica pertinho de BH.
Belo Horizonte - A organizada e planejada capital de Minas Gerais tem um povo acolhedor e ótima culinária.
Conhecendo Mariana com o Trem da Vale - Um passeio muito legal para fazer a partir de Ouro Preto.
Ouro Preto - Ela foi a cidade mais importante do Brasil durante o Ciclo do Ouro e tem um monte de História para contar.
Campos do Jordão - Quer dar uma esticadinha no passeio por Minas? Campos do Jordão fica no Estado de SP, pertinho do Sul de Minas.
Gramado e Canela - Cidades do Rio Grande do Sul que mais parecem estar na Europa.
Veja todos os Posts Sobre o Brasil
Veja todos os Posts com Vídeos
Veja o nosso índice de Posts
Olá amigos! Muito obrigado por colocar nosso post sobre os Garraduendes como referência! Mas, nossa empresa mudou de nome e de domínio também, consequentemente o post também foi alterado no nosso site. Agora é: https://www.mundosombrio.com.br/garraduende/... Se pudessem trocar o link da referência nos ajudaria muito! Ah... e seu post é muito bacana. Vou colocar a referência de vocês lá também e, quem sabe, dar uma voltinha em São Thomé das Letras! Abraços Sombrios do Mundo Sombrio!
ResponderExcluirOlá, Luca!
ExcluirLink corrigido!
Abraço!
Antônio... Parabéns pelo trabalho e muito obrigado mesmo! Abraços!
ExcluirOie boa tarde pousadas me indicaria?
ResponderExcluirOlá...preciso de guia para ir às cachoeiras e aos passeios? Qual valor e contato?
ResponderExcluirBem bacana sua viagem. Em São Thomé das Letras há muito o que fazer, incluindo a visitação nas cachoeiras. Meu nome é Adi Barbosa e venho compartilhar a publicação em que apresento as 12 cachoeiras da cidade de São Thomé das Letras : https://saothomedasletras.net/sao-thome-das-letras-cachoeiras-12-cachoeiras-incriveis/ - Se você ainda não conhece a cidade, então precisa ver o que te espera no parque municipal: https://saothomedasletras.net/parque-municipal-antonio-rosa-em-sao-thome-das-letras/ - Também compartilho um post sobre o que fazer: https://saothomedasletras.net/o-que-fazer-em-sao-thome-das-letras/ Agradeço a gentileza, estou à disposição para parceria e que todos sejam bem-vindos. Obrigado!
ResponderExcluir