Facebook Scripts

domingo, 8 de abril de 2018

Roteiro de 1 dia por Tiradentes - Minas Gerais

Tiradentes é aquela cidade pacata que você vai se apaixonar.

Ela fica aos pés da Serra São José, integra o circuito Estrada Real, e preserva muito bem a sua História. No centro da cidade, todas as construções mantêm o estilo colonial do Século XVIII, e são muito bem conservadas, o que a torna uma das cidades mais charmosas e elegantes do Brasil.


A cidade, que já se chamou "Arraial Velho de Santo Antônio", e depois "Vila de São José do Rio das Mortes" acabou ganhando esse nome em 1889 em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que nascera numa fazenda da região.

A Inconfidência (ou Conjuração) Mineira, foi um movimento emancipacionista, liderado pela elite financeira e intelectual de Minas Gerais, surgido em reação aos impostos abusivos cobrados pela coroa portuguesa sobre o ouro extraído, e inspirado pelas ideias iluministas que circulavam pela Europa, a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. Dizem que os conspiradores brasileiros trocavam correspondências com os revolucionários franceses e americanos que influenciaram diretamente as suas ideias.

A cidade, hoje chamada de Tiradentes, foi possivelmente a segunda mais importante do movimento (atrás de Ouro Preto). Nela viveram personagens importantes, como o Padre Toledo, Alvarenga Peixoto, sua esposa, Bárbara Heliodora e o próprio Tiradentes.

Diferentemente de Ouro Preto, é uma cidade bem pequena, com cerca de 8 mil habitantes, e pouco a visitar. Após visitar os principais pontos, você pode se deliciar caminhando sem pressa pelas agradáveis ruas do centro, descobrindo e desfrutando cada cantinho da cidade. Em pouco tempo você já conhecerá as principais ruas e se sentirá um nativo.

A cidade, apesar de minúscula, também surpreende pela sua gastronomia de alto nível. Há muitos restaurantes sofisticados e, mesmo os simples, oferecem comida de ótima qualidade.

O Roteiro sugerido neste post pode ser explorado em 1 dia inteiro, ou 2 dias, se preferir fazer com mais calma. Você também pode acrescentar um dia se quiser fazer o passeio de maria fumaça a São João Del Rey. De qualquer forma, recomendo dormir pelo menos 2 noites, para que se tenha 1 dia completo garantido. O dia de chegada e o de partida, costumam ser pouco aproveitados.

Igreja Matriz de Santo Antônio - Tiradentes - Minas Gerais - Segunda igreja com mais ouro do Brasil
Igreja Matriz de Santo Antônio, principal ponto turístico de Tiradentes


Como chegar

Para chegar em Tiradentes: Se não for de carro, é preciso pegar um ônibus até São João del Rey (saindo de BH custa cerca de 60 reais, pela viação Sandra) e então um ônibus, que é tipo um ônibus urbano mesmo, até Tiradentes, com várias saídas ao dia, e custa 4,50.



Onde ficar

Nós adoramos a pousada onde ficamos, a Pousada Bárbara Bela. Os donos, seu Aroldo e dona Cibele são super simpáticos e os funcionários muito atenciosos e prestativos.

A pousada é toda no estilo colonial, daqueles antigos casarões históricos. Tudo é impecável.

O nome da pousada é em homenagem à heroína da inconfidência mineira, Bárbara Heliodora, esposa de outro grande personagem da inconfidência, Alvarenga Peixoto.

Clique aqui para saber mais sobre a Pousada Bárbara Bela

Quarto da Pousada

Sala de estar

A área externa é enorme, linda e tem piscina, sinuca e muito mais


Onde comer

Para comer uma comida mineira, saborosa e com um preço justo, recomendo o Tempero da Roça e o Sabor de Minas, que ficam pertinho do Largo das Forras.

Para uma refeição mais sofisticada (e também mais cara), com um bom vinho acompanhando, principalmente à noite, recomendo o Pacco e Bacco e o Traga Luz, na rua Direita, e o Restaurante Atrás da Matriz, que, como o nome diz, fica atrás da Igreja da Matriz.

Para uma sobremesa ou lanchinho da tarde, me recomendaram muito o clássico Chico Doceiro. Quando eu fui estava fechado, então não posso opinar, mas fica registrada a dica que não consegui aproveitar.



O que visitar

Abaixo, há um mapa interativo com os locais sugeridos para visitar (você pode dar zoom e clicar nos itens marcados), com os itens sugeridos para visita em vermelho. Em seguida, informações mais detalhadas sobre cada local. No mapa também estão marcados o hotel onde ficamos e sugestões de lugares para comer, com os seus ícones correspondentes.




Antes de ver mais detalhes sobre cada lugar, o vídeo abaixo dá uma visão geral de uma importante parte de Tiradentes, com uma bela vista. O vídeo mostra um pouquinho da cidade e da História de Tiradentes, começando pelo Museu Casa Padre Toledo, até a Rua da Câmara, onde está a Igreja Matriz de Santo Antônio, a segunda com mais ouro no Brasil.




Museu Casa Padre Toledo

O museu era um grande solar onde viveu o Padre Toledo, um dos mais importantes nomes da Inconfidência Mineira. Dizem que foi nesta casa que nasceu a famosa conjuração, numa noite em que o padre se encontrou com Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora e então plantaram a semente do que viria a se tornar um dos maiores movimentos da História do Brasil.

Embora conte também um pouco da História da inconfidência e do Padre Toledo, a grande atração do museu é a arquitetura colonial. Percorrendo os cômodos da casa, você verá os forros dos tetos com pinturas magníficas, como na sala os cinco sentidos, onde cada desenho representa um sentido diferente, ou na sala dos espelhos, onde espelhos são estrategicamente colocados para observar o teto com mais facilidade, gerando um lindo efeito.

Entrada do Museu

Sala dos espelhos

Sala dos 5 sentidos

Um pouco da história da casa e do início da inconfidência

Vista do solar para a praça onde está a única estátua de Tiradentes como militar


Estátua do Alferes Tiradentes

Em frente ao Museu Casa Padre Toledo está a única estátua de Tiradentes como militar no Brasil.





Igreja São João Evangelista

Ainda nesta praça da Rua Padre Toledo, ao lado do Museu Padre Toledo, está a Igreja São João Evangelista dos homens pardos. O museu era a casa paroquial desta igreja. Na época, os pardos sofriam preconceito tanto dos negros quanto dos brancos, o que os tornava, de certa forma, à margem dos dois grupos. É uma das igrejas mais simples da cidade.

Igreja São João Evangelista


Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Foi erguida pela irmandade dos homens pretos. A Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, é bem mais elaborada e rica que a Igreja São João Evangelista. No interior da igreja há várias imagens de santos negros. O corpo do pintor do forro da nave, Manoel Victor de Jesus, está enterrado na igreja. Foi a única igreja que deixaram tirar foto do interior.

Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Altar da Igreja, com detalhes em ouro

Teto da igreja


Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio é o principal ponto turístico de Tiradentes. A igreja demorou mais de 100 anos para ser construída por completo e é a segunda que possui mais ouro no Brasil, atrás apenas da Igreja de São Francisco, em Salvador. Ela foi construída no estilo barroco, com um altar que lembra Buda sobre um templo chinês e dragões (influência de Macau, também colônia portuguesa à época) e uma fachada estilo Rococó projetada pelo mestre Aleijadinho e esculpida por um de seus discípulos.

No interior dela também está um belo órgão importado da cidade do Porto em 1788. Ele é um dos 15 órgãos mais importantes do mundo e é tocado todas as sextas-feiras, às 19h30, se não houver casamento na igreja. Se você tiver sorte, também pode assistir a uma das não muito frequentes apresentações de coral barroco na igreja.

Ela fica no topo da Rua da Câmara, num dos pontos mais altos da cidade, de onde se tem uma bela vista, e também um lindo relógio solar, na parte externa.

Para entrar, paga-se 5 reais. Normalmente, alguns guias ficam disponíveis para explicar os detalhes do interior da igreja, por um preço a negociar. Não é permitido fotografar dentro da igreja.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Relógio Solar


Rua da Câmara, Câmara Municipal e Estátua de Tiradentes

A Rua da Câmara começa onde com a Igreja Matriz de Santo Antônio, que abriga o seu topo. Descendo a rua, do lado esquerdo, com uma grande varanda, está a Câmara Municipal e seguindo um pouco mais adiante está a Praça da Rua da Câmara, que possui uma estátua de Tiradentes barbudo, embora historiadores afirmem que Tiradentes nunca teve a barba comprida. Virando à esquerda, está o Museu Litúrgico.

Rua da Câmara. O casarão com varanda, do lado esquerdo, é a Câmara Municipal

Estátua de Tiradentes


Museu da Liturgia

O Museu é o único dedicado ao tema na América Latina. Com mais de 420 peças sacras dos séculos XVIII a XX em seu acervo, completamente restauradas, ele também conta com instalações audiovisuais, terminais multimídia e programa educativo. A entrada custa 10 reais.

Museu da Liturgia


Museu de Santana

O Museu de Santana é dedicado a Ana, mãe de Maria e avó de Jesus. Ele fica numa antiga cadeia da cidade, com grades originais e possui um monte de imagens relativas a essa mulher que teve tanta importância na formação de Maria. A entrada custa 5 reais.

Entrada do Museu, antiga cadeia da cidade

Solitária, masmorra, ou calabouço da antiga cadeia

Diversas imagens retratando Santana com Maria

Uma das muitas imagens que retrata Santana com Maria


Chafariz de São José

O chafariz é considerado por muitos o mais bonito do Brasil e foi construído em 1749 para levar água potável à população da então Vila de São José del Rey.

Do lado esquerdo há um espaço para os animais beberem água e descansarem. No meio, de onde sai água por três orifícios, é a água para consumo humano (há um "engana burro" que impede a entrada de animais). Do lado direito uma saída de água para lavagem de roupas e muitos bancos para que as lavadeiras pudessem colocar o papo em dia enquanto esperavam a sua vez.

A água é trazida através de um pequeno canal, um pouco rudimentar, tudo feito em pedra sabão.

Chafariz de São José

Detalhe das saídas de água

Canal de pedra sabão, por onde a água chega ao chafariz


Trem Maria Fumaça para São João del Rey

Se você tiver tempo, pode fazer um passeio de maria fumaça para a cidade vizinha, São João del Rey. Os trens fazem os trajetos apenas nas sextas, sábados, domingos e feriados.




Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Roteiro de Viagem - Os Encantos de Minas - Um lindo Roteiro por várias cidades de Minas Gerais.
Inhotim - O maior museu a céu aberto do Mundo fica pertinho de BH.
Belo Horizonte - A organizada e planejada capital de Minas Gerais tem um povo acolhedor e ótima culinária.
Ouro Preto - Ela foi a cidade mais importante do Brasil durante o Ciclo do Ouro e tem um monte de História para contar.
Conhecendo Mariana com o Trem da Vale - Um passeio muito legal para fazer a partir de Ouro Preto.
São Thomé das Letras - Para quem gosta de natureza, cachoeiras e lendas.
Campos do Jordão - Quer dar uma esticadinha no passeio por Minas? Campos do Jordão fica no Estado de SP, pertinho do Sul de Minas.
Gramado e Canela - Cidades do Rio Grande do Sul que mais parecem estar na Europa.


Veja todos os Posts Sobre o Brasil
Veja todos os Posts com Vídeos
Veja o nosso índice de Posts


Mais algumas fotos:




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário