Facebook Scripts

domingo, 13 de maio de 2018

Roteiro São Thomé das Letras - Minas Gerais

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você ouve falar de São Thomé das Letras?

Pôr do Sol na Casa da Pirâmide - São Thomé das Letras, Minas Gerais
Pôr do Sol na Casa da Pirâmide



Espero que você tenha respondido cachoeiras, natureza, trilhas e alto astral, pois essas são as principais características dessa cidade maravilhosa.

É um lugar roots, para gente sem frescura. A cidade é pequena e na maioria dos lugares não tem luxo, tudo é muito simples e rústico. É um lugar para desfrutar a simplicidade, em contato com a natureza, comer aquela comidinha caseira e beber uma cervejinha num boteco, além de interagir com pessoas que estão felizes por estarem ali.

A cidade fica na parte mais ao Sul de Minas, num ponto bem alto e é cheia de Histórias e Lendas, que você vai conhecer algumas aqui.

Essa foi umas das cidades do maravilhoso Roteiro que fizemos por Minas Gerais. Você pode encontrar detalhes desse Roteiro, e aproveitar as ideias para montar o seu, no link: Roteiro - Os Encantos de Minas.


Como chegar

Se não vier de carro, é preciso pegar um ônibus até Três Corações e então um outro ônibus de Três Corações para São Thomé.

Outra opção, que foi a que usamos, foi através da empresa Mortimer. O dono da empresa se chama Rodrigo e ele mesmo nos levou lá, saindo de Ouro Preto (mas ele também faz de outras cidades). Ele é bastante atencioso e explica uma série de curiosidades sobre Minas Gerais. Quem desejar chegar lá por essa empresa pode contactá-lo diretamente pelo telefone/whatsapp (31) 9 9953-3169.



Onde ficar

Ficamos hospedados na pousada Maha Mantra. O lugar é simples e aconchegante, como São Thomé das Letras. O pessoal aqui é muito simpático e recebeu a gente muito bem.

A pousada fica no coração da cidade, na rua principal e pertinho da praça principal.

Clique aqui para ver mais detalhes sobre a Pousada Maha Mantra


Quarto da Pousada Maha Mantra

Fachada da Pousada Maha Mantra


Onde comer

Os restaurantes que mais gostamos foram Restaurante das Magas (picanha na pedra ótima), Restaurante da Sinhá (a quilo) e O Alquimista (comida mineira de primeira). Destaque para O Alquimista, onde o atendimento foi excelente e a comida maravilhosa. Imperdível!

Restaurante das Magas

O Alquimista

Onde sair à noite

São Thomé das Letras tem muitos botecos bacanas que você pode sair andando e escolher algum para entrar. Na Praça principal tem alguns bares e lugares para comer pizza.

Um lugar bacana para escutar rock e beber cerveja dentro de um Castelo de Pedra é o Alcazar Rock Bar.

Alcazar Rock Bar


O que visitar

Dentro da cidade tem basicamente os seguintes lugares a explorar: Casa da Pirâmide, Mirante do Cruzeiro, Pedra da Bruxa e a Praça Principal com a sua antiga Igreja Matriz e a Gruta de São Thomé. Para os outros lugares é preferível ir de carro, de preferência com guia, para não passar perrengue, e ouvir todas as explicações.

O guia que contratamos foi o Gleison, que foi bem bacana. Caso queira entrar em contato com ele, por telefone ou whatsapp, o número é: 35 99920 8378.

Casa da Pirâmide

A Casa da Pirâmide é o principal ponto turístico de São Thomé das Letras. Ela é toda feita de pedra e fica num dos pontos mais altos da cidade. Um ponto perfeito para ver o Pôr do Sol e depois conseguir enxergar as estrelas como nunca seria possível numa cidade grande, com direito a estrelas cadentes e tudo. Várias pessoas se reúnem por lá todos os dias a partir das 17h.

Lembre-se de levar lanterna, para voltar deste passeio e de outros, à noite.

Casa da Pirâmide

Pôr do Sol na Casa da Pirâmide

Muitas pessoas se reúnem para ver o Pôr do Sol. Em feriados, fica lotado
Vista da Casa da Pirâmide para o outro lado

Mirante do Cruzeiro

Outro ponto bem bacana de onde se tem uma bela vista. É pertinho da Casa da Pirâmide, então o ideal é ir no Cruzeiro primeiro e aproveitar a subida e ir depois para a Casa da Pirâmide.

Início da subida para o Cruzeiro

Vista do alto

Cruzeiro

No caminho, um convite para construir a sua própria pirâmide de pedra

Pedra da Bruxa

Também fica numa parte alta. Do alto dela é possível ver boa parte da cidade além de um lindo pôr do Sol. Tem que ter muita imaginação para conseguir ver uma bruxa nessa pedra.

Pedra da Bruxa

Praça Principal, Igreja Matriz e Gruta de São Thomé

A Praça Principal da cidade é bem bacana para passear.

Lá está a antiga Igreja Matriz, construída por volta de 1785, no mesmo local onde havia sido construída inicialmente uma pequena capela à época da fundação da cidade. O estilo arquitetônico é barroco com elementos rococó. O destaque vai para sua nave central, cujo afresco retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos, com São Tomé ajoelhado a seus pés, obra do artista Joaquim José da Natividade.

A Gruta de São Thomé, localizada ao lado da Igreja Matriz, deu origem à História da cidade. Foi neste local que o escravo João Antão se escondeu de seu amo, João Francisco Junqueira, o proprietário da Fazenda Campo Alegre em Minas, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Desde antigamente os fazendeiros e moradores da região encontraram as pinturas rupestres nas cavernas e grutas, parecidas com estranhas "letras" possivelmente feitas por índios da região. Hoje grupos de estudos esotéricos especulam sobre a origem das inscrições, buscando hipóteses sobre a origem. Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.

Praça principal 
Igreja Matriz


Teto da nave da igreja

Imagem de São Thomé dentro da gruta

Inscrições no interior da gruta

Entrada da gruta

Placa na entrada da gruta


Cachoeira do Vale das Borboletas

O caminho para lá é um dos mais próximos de São Thomé das Letras e dá para fazer andando, mas com ressalvas. Sabe como é "logo ali" de mineiro, né? A ida é tranquila, mas a volta é uma subida de uns 3km, debaixo do Sol quente.

Na saída tem um bar com um dono muito simpático, dono da propriedade. Vale a pena para ali para tomar uma cerveja depois da cachoeira. Se você não estiver de carro, esse é um bom ponto para esperar alguém aparecer e pedir carona também.

Cachoeira do Vale das Borboletas

Ladeira do Amendoim

Um lugar que desafia a física? A Ladeira do Amendoim é tão curiosa que já teve até reportagem da Rede Globo sobre ela.

Lá carros sobem no ponto morto, e quando você corre, também sente o peso puxando para cima da ladeira.

Alguns dizem que ali é um ponto magnético da Terra e por isso a gravidade é invertida, outros (eu incluso) acreditam que é uma ilusão de ótica muito bem feita.

Veja o vídeo e tire suas próprias conclusões:



A minha hipótese é que a confusão acontece por causa dos ângulos das margens da ladeira, que não são paralelos. Note que a margem vai abrindo para o fundo, dando a sensação de perspetiva que a ladeira está subindo. Mas de fato, é algo bem curioso e que vale a pena ser visto.

Cachoeiras

As cachoeiras que fomos, na ordem foram: Cachoeira Eubiose, Cachoeira do Flávio, Cachoeira Véu de Noiva e Cachoeira do Paraíso. A única paga é a Eubiose, que custa 5 reais e a que mais gostamos para tomar banho foi a do Flávio, a água é um pouco menos fria (embora ainda gelada), a água é rasa e o acesso à queda d'água é super tranquilo, sendo boa também para crianças. Dá para fazer todas essas no mesmo dia, num roteiro combinado com guia.

Tem também cachoeiras como a Antares, a maior de todas, e outras, que também valem a pena, além de grutas e trilhas bem bacanas.

Cachoeira Eubiose, Cachoeira do Flávio, Cachoeira Véu de Noiva e Cachoeira do Paraíso

Lendas de São Thomé das Letras

A cidade de São Tomé das Letras possui muitos mistérios que ainda hoje atraem pessoas de todos os lugares. Além da Gruta de São Thomé e da Ladeira do Amendoim, já mencionados, há também mais alguns:

Gruta do Carimbado

Reza a lenda que a gruta tem ligação subterrânea com Machu Picchu, no Peru, separadas por milhares de quilômetros. A gruta possui um extenso e estreito corredor todo revestido por parede de argila. Em alguns locais é estreita o que faz com o visitante se suje. O nome vem daí: Gruta do carimbado. Ninguém conseguiu comprovar a suposta ligação com Machu Picchu, pois até agora só conseguiram avançar até cerca de 15km do início da gruta. Machu Picchu está a mais de 4000 km de São Thomé.

São Tomé das Letras e a visita de OVNIS

Visitantes inusitados são presença garantida dentro desta cidade mística. Várias aparições de OVNIs e contatos, inclusive com seres de outros mundos, teriam sido feitos por estudiosos e esotéricos, que buscam na paisagem da montanha o cenário perfeito para essas manifestações esotéricas. Para o místico Luiz Noronha, que estuda o misticismo da região e mora em São Thomé, o pico das aparições se deu em 1982 e 1986. Ele mesmo relata um em livro o contato com extraterrestres. Muitos grupos esotéricos têm sede em São Thomé das Letras, compartilhando a crença de que a cidade tem uma energia especial. Para muitos São Thomé é um dos sete chacras (pontos de entrada e saída de energia) do planeta, que atualmente estão vibrando em 8 cidades do sul de Minas.

A História do Garraduende que ganhou vida

Dizem que São Thomé das Letras é visitado frequentemente por duendes.

Um garraduende é um duende dentro de uma garrafa. Um dos souvenires mais famosos em São Thomé das Letras é justamente o Garraduente.

Uma das viajantes, Jéssica, comprou um desses garraduendes em São Thomé e o levou para sua casa. Conta ela que o duende teria começado a brincar com ela, se mexendo e pedindo para ela abrir a garrafa. A História contada por ela ficou famosa nas redes sociais, e você pode ver o relato completo dela neste link: Garraduende: o duende na garrafa de São Thomé das Letras.



Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Roteiro de Viagem - Os Encantos de Minas - Um lindo Roteiro por várias cidades de Minas Gerais.
Tiradentes - Cidade histórica de Minas onde possivelmente começou a Conjuração Mineira.
Inhotim - O maior museu a céu aberto do Mundo fica pertinho de BH.
Belo Horizonte - A organizada e planejada capital de Minas Gerais tem um povo acolhedor e ótima culinária.
Conhecendo Mariana com o Trem da Vale - Um passeio muito legal para fazer a partir de Ouro Preto.
Ouro Preto - Ela foi a cidade mais importante do Brasil durante o Ciclo do Ouro e tem um monte de História para contar.
Campos do Jordão - Quer dar uma esticadinha no passeio por Minas? Campos do Jordão fica no Estado de SP, pertinho do Sul de Minas.
Gramado e Canela - Cidades do Rio Grande do Sul que mais parecem estar na Europa.


Veja todos os Posts Sobre o Brasil
Veja todos os Posts com Vídeos
Veja o nosso índice de Posts

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olá amigos! Muito obrigado por colocar nosso post sobre os Garraduendes como referência! Mas, nossa empresa mudou de nome e de domínio também, consequentemente o post também foi alterado no nosso site. Agora é: https://www.mundosombrio.com.br/garraduende/... Se pudessem trocar o link da referência nos ajudaria muito! Ah... e seu post é muito bacana. Vou colocar a referência de vocês lá também e, quem sabe, dar uma voltinha em São Thomé das Letras! Abraços Sombrios do Mundo Sombrio!

    ResponderExcluir
  2. Oie boa tarde pousadas me indicaria?

    ResponderExcluir
  3. Olá...preciso de guia para ir às cachoeiras e aos passeios? Qual valor e contato?

    ResponderExcluir
  4. Bem bacana sua viagem. Em São Thomé das Letras há muito o que fazer, incluindo a visitação nas cachoeiras. Meu nome é Adi Barbosa e venho compartilhar a publicação em que apresento as 12 cachoeiras da cidade de São Thomé das Letras : https://saothomedasletras.net/sao-thome-das-letras-cachoeiras-12-cachoeiras-incriveis/ - Se você ainda não conhece a cidade, então precisa ver o que te espera no parque municipal: https://saothomedasletras.net/parque-municipal-antonio-rosa-em-sao-thome-das-letras/ - Também compartilho um post sobre o que fazer: https://saothomedasletras.net/o-que-fazer-em-sao-thome-das-letras/ Agradeço a gentileza, estou à disposição para parceria e que todos sejam bem-vindos. Obrigado!

    ResponderExcluir