Facebook Scripts

segunda-feira, 26 de março de 2018

Roteiro de 2 dias por Belo Horizonte - Minas Gerais

Todo mundo ouve falar sobre como o povo mineiro é acolhedor. Ao chegar em Belo Horizonte, você vai poder confirmar isso e perceber que, mesmo com a correria e a frieza resultante de uma grande cidade, a maioria dos mineiros são simpáticos e sorridentes.

Pode-se dizer que BH é uma cidade extremamente jovem. Ela foi fundada em 1897, para ser a nova capital de Minas Gerais, substituindo Ouro Preto. A cidade é bastante planejada, organizada e arborizada e, em alguns lugares da cidade, sua arquitetura tem forte influência do movimento modernista e traços do genial arquiteto Oscar Niemeyer.

Para quem gosta de tour gastronômico, é um lugar incrível. A cidade é repleta de restaurantes e botecos. Mineiros são simples e não têm frescura: na maioria dos bares, dá para ir de bermuda, camiseta e até chinelo! A cidade faz a gente se sentir em casa em pouco tempo.

Neste post, você vai encontrar dicas do que conhecer em 2 dias inteiros em Belo Horizonte. Para ter dois dias realmente completos, recomendo ficar 3 noites por lá, já que o dia de chegada e de partida são sempre corridos. Esse tempo é suficiente para conhecer Belo Horizonte, mas você pode ficar mais tempo se quiser fazer um bate e volta para Inhotim por exemplo, apesar de que, lá é tão grande, que o ideal mesmo é você dormir uns 2 ou 3 dias em Brumadinho se quiser conhecer bem.


Capela Curial de São Francisco de Assis, na Lagoa da Pampulha - Belo Horizonte - Minas Gerais - Roteiro de 2 dias
Igreja de São Francisco de Assis, na Lagoa da Pampulha


Onde ficar

Nós ficamos no eSuites Savassi Toscanini e adoramos. O hotel fica no coração da cidade, no bairro da Savassi, o melhor bairro para se hospedar em Belo Horizonte, pertinho de tudo. O quarto e o hotel são lindos e o atendimento é ótimo. Lá ainda tem um café da manhã delicioso, sauna, spa, academia equipada, estacionamento e até serviço de cabeleireiro e manicure. O hotel não é caro, o que torna o custo-benefício muito bom!

Clique aqui para conhecer o eSuites Savassi Toscanini


Quarto do Hotel eSuites Savassi Toscanini - Belo Horizonte
Quarto do Hotel eSuites Savassi Toscanini

Hotel eSuites Savassi Toscanini

Café da Manhã do Hotel


O quê e onde comer

A culinária mineira é umas das melhores e mais originais do Brasil. A comida, além de saborosa, é bastante gordurosa e calórica, e é justamente por isso que é uma delícia!

Em Minas você não pode deixar de provar tutu, feijão tropeiro, frango com quiabo, galinha ao molho pardo, couve refogada, queijos, doce de leite, goiabada e cachaças especiais, entre outras coisas.

Os dois restaurantes que mais gostamos em Belo Horizonte foram o Xapuri e o Glouton, com propostas bem diferentes um do outro.

O Xapuri oferece comida mineira, com aquele sabor de comida de fazenda e em grandes quantidades. Um clássico indispensável de BH. Você pode ir lá quando for visitar a Lagoa da Pampulha. Fica pertinho.

O Glouton é mais chique. A proposta é mesclar comida mineira com influência francesa. O resultado são pratos deliciosos.

Entrada do Xapuri

Pato Pablito. Uma deliciosa coxa de pato num ninho de macarrão. Acompanhado de um tutu delicioso.

O Glouton é excelente para ir à noite, acompanhado de um vinho.


Onde sair

Os melhores bairros para sair em Belo Horizonte são a Savassi e Lourdes, que são vizinhos.

Os bares e botecos que mais recomendo são: Armazém Medeiros, Tizé, Café Cultura Bar e Salumeria Centrale.

Além disso, a Praça da Savassi (Diogo Vasconcelos) tem 4 ruazinhas bem aconchegantes para pedestres, repletas de bares e com música ao vivo. A mais legal é a que liga o centro da praça à Rua Paraíba.

Abaixo um pequeno vídeo andando por essa rua, com muitos bares e samba.




O que visitar

Os locais estão mais ou menos agrupados por proximidade, indicando lugares que podem ser conhecidos no mesmo dia e na ordem recomendada. Nossa sugestão é que você agrupe seus passeios por dia. Após os resumos, há um mapa interativo com os locais sugeridos para visitar (você pode dar zoom e clicar nos itens marcados), com uma cor para cada dia. Em seguida, informações mais detalhadas sobre cada local. No mapa também estão marcadas as sugestões que nós demos de lugares para sair (marcados com uma estrela), o hotel onde ficamos e lugares para comer, com os seus ícones correspondentes.

Região Central (Vermelho) - Praça do Papa, Mercado Central, Praça da Liberdade, Centro Cultural Banco do Brasil, Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal e o Espaço do Conhecimento UFMG.

Lagoa da Pampulha (Verde) - Igreja de São Francisco de Assis, Mirante Niemeyer e o Mirante Bandeirantes, Casa Kubitschek - JK, Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile e Mineirão.




Praça do Papa

O nome oficial da praça é Governador Israel Pinheiro, sendo mais conhecida por Praça do Papa graças à celebração ali feita pelo Papa João Paulo II, a primeira de um Papa na cidade. Após a visita, foi construído um monumento católico no local. Lá tem um mirante que dá para ver a cidade toda.

Praça do Papa

Mercado Central

Um lugar para se esbaldar. Lugar bacana para provar várias comidas diferentes e levar para casa lembranças e comidas de todos os tipos: queijos, doces de leites, cachaças, temperos especiais e muito mais.

Um pouco do que você encontra no Mercado Central

Praça da Liberdade

A bonita e aconchegante Praça da Liberdade foi, por muitos anos, o centro político do estado. A sede do governo do estado funcionava no Palácio da Liberdade, e os demais prédios abrigavam as secretarias estaduais.

Hoje em dia, nos belos prédios funcionam museus e espaços culturais, como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Espaço do Conhecimento etc. além de edifício residencial projetado por Niemeyer que lembra muito uma versão reduzida do edifício Copan em São Paulo.

Lugar indispensável para conhecer em BH.

Praça da Liberdade

Palácio da Liberdade

Centro Cultural Banco do Brasil

A unidade, a quarta no país, funciona no antigo prédio da Secretaria do Interior Estado e possui teatro com 300 lugares, seis salas de exposição, cafeteria, sala de programa educativo, sala multimídia, loja de produtos culturais e área administrativa.

Centro Cultural Banco do Brasil e Edifício Niemeyer ao fundo

Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

O edifício da antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas hoje abriga exposições e mostras, ateliê vitrine de restauração de acervos documentais e tridimensionais protegidos, núcleo de técnicas construtivas tradicionais entre outros.

Memorial Minas Gerais Vale

O Museu Memorial Minas Gerais Vale é um museu artístico e cultural dedicado às tradições do povo mineiro que funciona no antigo prédio da Secretaria da Fazenda.

Memorial Minas Gerais Vale

Museu das Minas e do Metal

Está ambientado em dois segmentos: o Museu das Minas, no primeiro e segundo pavimentos; e o Museu do Metal, no segundo e terceiro pavimentos.

Museu das Minas e do Metal

Espaço do Conhecimento UFMG

Planetário e terraço astronômico com telescópios, além de fachada digital e exposições sobre a humanidade.



Igreja de São Francisco de Assis

Também conhecida como Igreja da Pampulha, ela talvez seja o maior ponto turístico da Lagoa da Pampulha e mesmo de Belo Horizonte. A bela e moderna igreja foi projetada por Oscar Niemeyer a pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek. A igreja era uma das muitas construções que tinham o intuito de criar um bairro aristocrata ao redor da Lagoa da Pampulha, com uma arquitetura seguindo a tendência modernista da época (década de 1940). Ela faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que se complementa com o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile da Pampulha e o Iate Clube.

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis


Mirante Niemeyer e Mirante Bandeirantes

Indo caminhando em volta da lagoa em direção à casa Kubitschek você encontrará esses dois mirantes com uma bela visão para a Lagoa da Pampulha.

Vista do Mirante Niemeyer: a Lagoa da Pampulha com a igreja e o Mineirão ao fundo
O monumento do Mirante Bandeirantes representa JK, Niemeyer, Portinari e Burle Marx projetando a Pampulha

Casa Kubitschek - JK

A casa foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre 1940 e 1943 e serviu de residência de final de semana para Juscelino Kubitschek e hoje funciona como um museu que conta a história do projeto da Pampulha, além de abrigar alguns móveis de JK daquela época.

Casa Kubitschek

Um dos muitos painéis contanto a história do projeto

Museu de Arte da Pampulha

O museu tem foco em arte contemporânea e é mais um dos edifícios projetados por Niemeyer para a Lagoa da Pampulha. No edifício antes funcionava o Cassino da Pampulha. Não recomendo ir andando para lá a partir de outros pontos da Pampulha. Além de muito longe, eu achei o caminho meio perigoso.

Museu de Arte da Pampulha

Casa do Baile

A Casa do Baile está situada numa pequena ilha artificial ligada por uma pequena ponte de concreto à orla da Lagoa da Pampulha. Com a finalidade de criar ali um centro de reuniões populares, a Prefeitura fez o edifício do Baile, com duas finalidades: a de valorização artística da Pampulha e a função social, como diversão para o povo. A Casa recebe exposições temporárias e divulga publicações, desenvolve seminários, encontros e outros eventos relacionados às áreas pertinentes ao lugar. Também não recomendo chegar lá a pé, pelo mesmo motivo do Museu de Arte.


Mineirão

O estádio é um dos maiores do Brasil e ficou ainda mais famoso após o episódio "mineiraço", onde o Brasil perdeu de 7 x 1 para a Alemanha pela semifinal da Copa do Mundo de 2014. Além do estádio, ele também abriga o Museu Brasileiro do Futebol.



Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Roteiro de Viagem - Os Encantos de Minas - Um lindo Roteiro por várias cidades de Minas Gerais.
Inhotim - O maior museu a céu aberto do Mundo fica pertinho de BH.
Tiradentes - Cidade histórica de Minas onde possivelmente começou a Conjuração Mineira.
Ouro Preto - Ela foi a cidade mais importante do Brasil durante o Ciclo do Ouro e tem um monte de História para contar.
Conhecendo Mariana com o Trem da Vale - Um passeio muito legal para fazer a partir de Ouro Preto.
São Thomé das Letras - Para quem gosta de natureza, cachoeiras e lendas.
Campos do Jordão - Quer dar uma esticadinha no passeio por Minas? Campos do Jordão fica no Estado de SP, pertinho do Sul de Minas.
Gramado e Canela - Cidades do Rio Grande do Sul que mais parecem estar na Europa.


Veja todos os Posts Sobre o Brasil
Veja todos os Posts com Vídeos
Veja o nosso índice de Posts

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário