Facebook Scripts

domingo, 18 de março de 2018

Roteiro de Viagem - Cuba

Hoje nós trazemos duas sugestões de Roteiro de Viagem numa só, com a novidade do mapa interativo para facilitar a sua vida.



O primeiro Roteiro, em Azul, é para cerca de 11 dias. Esse foi o Roteiro que fizemos, com deslocamentos de táxi ou de ônibus, dependendo do trecho.

O segundo Roteiro, em Vermelho, é para 20 dias ou mais, e foi pensado para fazer todo de ônibus, por isso precisa ser na ordem indicada, já que a rede de ônibus em Cuba não é tão vasta assim.

Como bônus, também dá para acrescentar Cayo Largo em qualquer um dos roteiros. Para ir para lá só é possível de avião, partindo de Havana ou de Varadero. Cayo Largo é um paraíso muito bem preservado com aquela água transparente e cristalina do Caribe.


O mapa abaixo é interativo e você pode visualizar detalhes clicando nos objetos e também ocultar os deslocamentos ou um dos roteiros para destacar o outro (as opções aparecem clicando no canto superior esquerdo). Clicando nas cidades do mapa você tem links para ver mais detalhes sobre elas.




Os dois roteiros começam e terminam por Havana, pois é o ponto de chegada mais barato para você chegar de avião em Cuba. Reserve uma noite em Havana na volta, para evitar imprevistos e ter que chegar de outra cidade e ir direto para o Aeroporto.

Abaixo mais detalhes dos Roteiros, com a indicação de quantidade de dias para passar em cada um e mais algumas informações, além dos links para os posts com os detalhes do que fazer em cada cidade.


Detalhes do Roteiro Azul

Havana (4 dias + 1 na volta)
Cayo Santa Maria (3 dias)
Remédios (1 hora)
Santa Clara (2 horas)
Varadero (3 dias)

Esse foi o Roteiro que fizemos. O trecho de Havana a Cayo Santa Maria foi de táxi e custou 280 CUC. O trecho de Cayo Santa Maria a Varadero, também foi de táxi e nos custou 170 CUC, com paradas para conhecer Remédios, uma das mais antigas de Cuba, e Santa Clara, cidade de importância histórica para a revolução e há um ótimo memorial com os restos de Che Guevara, entre outras coisas. Também almoçamos em Santa Clara. Não há necessidade de reservar o táxi com muitos dias de antecedência. O ideal é combinar no dia anterior, ou no máximo dois dias antes. Sempre tem muitos táxis disponíveis em Cuba e você pode negociar diretamente com eles. Essa forma é mais cara, mas é mais flexível.

De Varadero para Havana fomos de ônibus da empresa Viazul, que custou 10 dólares.

Custos: O total que cada um gastou na viagem foi cerca de 6.000 Reais, incluindo passagens, hospedagens e deslocamentos. O voo foi da Copa Airlines de São Paulo para Havana, com conexão no Panamá e custou cerca de 2.400 Reais.

Para o deslocamento de avião, do Brasil para lá, tem um buscador que eu gosto muito é o SkyScanner. Sem dúvidas é o buscador onde se encontram as passagens mais baratas e quase sempre são mais baratas até do que o próprio site da companhia aérea. (Link da Skyscanner).


Detalhes do Roteiro Vermelho

Havana (5 dias + 1 na volta)
Santiago de Cuba (4 dias)
Trinidad (2 dias)
Cayo Santa Maria (3 dias)
Trinidad (2 dias)
Varadero (3 dias)

Essa é uma sugestão de Roteiro que dura mais tempo e gasta pouco com transporte. Todos os trechos são feitos com a empresa de ônibus Viazul e cada passagem custa a partir de 10 dólares. Alguns trechos não estão disponíveis em baixa temporada.

Clique aqui para acessar o site da empresa Viazul



Bônus - Cayo Largo

Se você estiver com mais tempo pode conhecer também o paraíso Cayo Largo. É provavelmente o lugar mais bonito e preservado deste roteiro, mas é também mais caro e mais difícil de chegar. Você precisa ir de avião a partir de Havana ou Varadero. Se você não quiser tomar a decisão de ir para lá ou não com antecedência, não tem problema, você pode fazer isso diretamente em Havana ou Varadero. Só lembre de reservar mais dias para uma dessas duas cidades. 3 ou 4 dias em Cayo Largo são suficientes.


O que é obrigatório

Para ir para Cuba é obrigatório Visto e Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

Quanto ao visto você tem duas opções: 1) Fazer todos os trâmites pela embaixada, enfrentando burocracia e possivelmente viagens, caso a sua cidade não tenha uma embaixada cubana ou 2) Comprar um outro tipo de visto que só vale para uma viagem (você tem que devolvê-lo na volta), que custa 20 dólares e você pode comprar pela companhia aérea. Pela companhia que fomos, a Copa Airlines, você compra esse visto na conexão que ele faz no Panamá. Em outras companhias, entre em contato com eles para saber.

Cuba também exige a Vacina contra a Febre Amarela, e você precisa demonstrar através de um Certificado Internacional, que no Brasil é emitido pela Anvisa. Clique aqui para ver mais informações no Portal da Anvisa.



Tomadas

Vi algumas pessoas perguntando sobre as tomadas em Cuba. É uma bagunça, é como o Brasil antes da padronização. Tem tomada de todo tipo. Na dúvida leve um adaptador universal. Quanto à voltagem, em Havana costuma ser 110v, mas em grandes hotéis e resorts pode ser 220v. Enfim, também depende de onde você vai ficar, se puder levar equipamentos bivolt é melhor.


Quando ir

A latitude de Havana é praticamente a mesma que o Rio de Janeiro, só que para o Norte. Ao ir para Cuba você precisa saber sobre a temporada de furacões, que costuma ocorrer em Agosto, Setembro e Outubro. Então evite esses meses. Além disso, o inverno por lá é no início do ano. Não faz tanto frio assim, é mais ou menos como o Rio de Janeiro, mas se você for visitar praias e quiser entrar na água sem muito sofrimento, talvez seja melhor evitar os meses mais frios, Janeiro e Fevereiro.


Seguro Viagem

Numa viagem como essa é extremamente importante estar protegido contra eventuais acidentes, doenças e extravio de bagagem.

Quando eu fui para Cuba comprei o meu Seguro usando o Buscador da Real Seguro Viagem que tem um comparador de Seguros bem bacana que ajuda a encontrar o mais barato e tem cobertura para toda a América Central. O princípio é mais ou menos o mesmo de buscadores inteligentes de passagens. Você entra com o período e o destino e ele te retorna uma série de opções de diferentes Seguros Viagem, emitidos por diversas companhias. (Leia mais sobre seguros aqui).

Clique aqui para acessar o buscador da Real Seguro Viagem





Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Havana - Não dá para visitar Cuba sem passar pela sua peculiar capital.
Onde comer em Havana - Alguns dos melhores restaurantes para comer bem em Havana.
Cuba é mesmo como dizem? - Um pouco da realidade de Cuba e de como vivem os cubanos.
Como usar internet em Cuba - Usar a internet por lá é um pouco diferente do resto do Mundo.
Cayo Santa Maria - O mar mais bonito que já vi!
Varadero - A praia do mar multicores.
Buenos Aires - Post sobre a capital da Argentina, terra de Che Guevara.
Cuidado com Brasileiros - Veja essas dicas para não passar por esses perrengues

Veja todos os Posts Sobre Cuba
Veja o nosso índice de Posts

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário