Facebook Scripts

adSense

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Cayo Santa Maria - Cuba

Cayo Santa Maria é uma ilha paradisíaca de Cuba. Eu posso dizer, sem nenhum medo de errar, que foi o mar mais bonito que já vi até hoje.

A ilha foi conectada ao resto de Cuba através de um imenso aterro de quase 50 km, por onde passa uma estrada, que por vezes se torna ponte. Com o aterro, a ilha praticamente se tornou uma península.

O lugar é bastante preservado. Lá você vai encontrar apenas grandes resorts, o que destoa do resto de Cuba. Os resorts em Cuba são bem mais baratos que em outros lugares do mundo e a maioria é muito boa.

É daqueles lugares para você desfrutar tranquilamente, curtir praia, festa e beber e comer o dia todo. Para quê melhor?

Praia de Cayo Santa Maria - Cuba - Uma das mais bonitas do mundo
Praia de Cayo Santa Maria


Quando ir

A latitude de Cayo Santa María é praticamente a mesma que o Rio de Janeiro, só que para o Norte. Ao ir para Cuba você precisa saber sobre a temporada de furacões, que costuma ocorrer em Agosto, Setembro e Outubro. Então evite esses meses. Além disso, o inverno por lá é no início do ano. Não faz tanto frio assim, é mais ou menos como o Rio de Janeiro, mas se você quiser entrar na água sem muito sofrimento, talvez seja melhor evitar os meses mais frios, Janeiro e Fevereiro.

Eu fui para Cuba em Dezembro de 2017 e, em Setembro, o furacão Irma passou por lá, destruindo, principalmente, os Cayos. Cayo Santa Maria foi um dos lugares mais afetados, pela sua posição geográfica, bem na rota do furacão e no meio do mar. Todos os Resorts foram evacuados e o furacão arrancou inclusive trechos da estrada e pontes que ligam Cayo Santa Maria ao resto de Cuba. Quando eu cheguei ainda havia algumas árvores caídas e gente reparando algumas coisas. Como o turismo é principal fonte de renda de Cuba, o Governo mobilizou muitas frentes e, em pouquíssimo tempo, reconstruiu a estrada e as pontes, de modo que em Novembro os resorts reabriram e voltaram a receber turistas.


Como chegar

Para chegar em Cayo Santa María, as duas melhores opções são:

1) De táxi, a partir de qualquer cidade - Basta combinar na cidade anterior com um taxista, daqueles de táxis amarelos, que são carros novos e mais seguros. De Havana para Cayo Santa María, nós fomos de táxi, e custou 280 CUC. De Varadero para Cayo sai por cerca de 150 CUC. Não há necessidade de reservar com muitos dias de antecedência. O ideal é combinar no dia anterior, ou no máximo dois dias antes. Sempre tem muitos táxis disponíveis em Cuba e você pode negociar diretamente com eles. Essa forma é mais cara, mas é mais flexível.

2) De ônibus da empresa Viazul - O ônibus é bem barato, custa 10 dólares, mas só há rotas pra Cayo Santa Maria a partir de Trinidad, somente uma vez ao dia, o que te obriga a dormir em Trinidad pelo menos uma noite na ida e uma na volta. Essas rotas não estão disponíveis durante o inverno.

Clique aqui para acessar o site da empresa Viazul


O que é obrigatório

Para ir para Cuba é obrigatório Visto e Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

Quanto ao visto você tem duas opções: 1) Fazer todos os trâmites pela embaixada, enfrentando burocracia e possivelmente viagens, caso a sua cidade não tenha uma embaixada cubana ou 2) Comprar um outro tipo de visto que só vale para uma viagem (você tem que devolvê-lo na volta), que custa 20 dólares e você pode comprar pela companhia aérea. Pela companhia que fomos, a Copa Airlines, você compra esse visto na conexão que ele faz no Panamá. Em outras companhias, entre em contato com eles para saber.

Cuba também exige a Vacina contra a Febre Amarela, e você precisa demonstrar através de um Certificado Internacional, que no Brasil é emitido pela Anvisa. Clique aqui para ver mais informações no Portal da Anvisa.


Tomadas e mosquitos

Vi algumas pessoas perguntando sobre as tomadas em Cuba. É uma bagunça, é como o Brasil antes da padronização. Tem tomada de todo tipo. Na dúvida leve um adaptador universal. Quanto à voltagem, em Havana costuma ser 110v, mas em grandes hotéis e resorts pode ser 220v. Enfim, também depende de onde você vai ficar, se puder levar equipamentos bivolt é melhor.

Cayo Santa Maria tem muitos mosquitos na praia, daqueles bem pequenos e chatos. Se você for alérgico, como eu, vai ficar cheio de calombos. Não faça como eu, leve repelente para curtir a praia numa boa =)


Seguro Viagem

Numa viagem como essa é extremamente importante estar protegido contra eventuais acidentes, doenças e extravio de bagagem.

Quando eu fui para Cuba comprei o meu Seguro pela Real Seguros que tem um comparador de Seguros bem bacana que ajuda a encontrar o mais barato e tem cobertura para toda a América Central.

Esse banner abaixo contém o comparador de Seguros da Real Seguros:



Onde ficar

O Resort que ficamos, Valentin Perla Blanca, foi maravilhoso e com um ótimo custo-benefício.

Os quartos são muito confortáveis e a estrutura do Resort é ótima. Tem animadores na piscina o dia todo, shows, discoteca, passeio de catamarã, esportes e muito mais. Tem até aulas de Espanhol!

A única opção disponível é All Inclusive, o que vai te fazer comer e beber muito o dia inteiro.

Os restaurantes A La Carte, disponíveis apenas para o jantar, são muito melhores que os buffets, mas têm vagas bem limitadas, então, assim que chegar já reserve para todos os dias que puder.

O Resort é só para adultos, o que garante uma tranquilidade maior para quem vai, já que não tem crianças correndo, gritando ou pulando na piscina.

Clique aqui para conhecer o Valentin Perla Blanca

Valentin Perla Blanca - Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Entrada do Resort

Valentin Perla Blanca - Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Eles te levam para o seu prédio em carrinhos de golfe

Valentin Perla Blanca - Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Há diversos prédios como esse com vários quartos

Valentin Perla Blanca - Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Um dos quartos do Resort

Valentin Perla Blanca - Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Catamarãs disponíveis sem pagar nada a mais por isso

Valentin Perla Blanca - Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Um dos muitos bares de drinks inclusos na praia

Quiosque do Valentin Perla Blanca na praia - Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Quiosque do Valentin Perla Blanca na praia

Valentin Perla Blanca - Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Piscina do Resort

Valentin Perla Blanca - Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Restaurantes Espanhol, um dos restaurantes A La Carte


Como usar internet em Cayo Santa María

Em todos os Resorts é preciso se dirigir à area comum para usar o Wifi, os cartões de internet normalmente são vendidos na recepção. Para saber os detalhes, clique para ler o nosso artigo principal:

Como usar internet em Cuba


O que fazer em Cayo Santa Maria

Não tem muito segredo. É o tipo de viagem que você vai para não fazer nada mesmo, só curtir o paraíso e relaxar na praia ou na piscina. Os Resorts em geral têm bastante animação e você não precisa sair de lá para quase nada.

À noite tem umas festas maiores na Praça principal, que gente de todos os Resorts vão. A Recepção do seu Resort vai saber te dizer os detalhes da festa do dia. Essas festas são pagas. Normalmente também há shows e discotecas gratuitos dentro dos Resorts, então tem que ver se vale a pena ir nas da praça.


Veja abaixo um vídeo da apaixonante praia de Cayo Santa Maria com passeio de catamarã no final:



Veja mais fotos deste paraíso no final do post


Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Roteiro de Viagem por Cuba - Duas sugestões de Roteiros, para explorar o país em 11 ou 20 dias.
Havana - Não dá para visitar Cuba sem passar pela sua peculiar capital.
Varadero - A praia do mar multicores.
Onde comer em Havana - Alguns dos melhores restaurantes para comer bem em Havana.
Cuba é mesmo como dizem? - Um pouco da realidade de Cuba e de como vivem os cubanos.
Como usar internet em Cuba - Usar a internet por lá é um pouco diferente do resto do Mundo.
Buenos Aires - Post sobre a capital da Argentina, terra de Che Guevara.
Cuidado com Brasileiros - Veja essas dicas para não passar por esses perrengues
Nice - O mar que eu considerava o mais bonito, até conhecer Cayo Santa Maria. A cidade é também incrível.

Veja todos os Posts Sobre Cuba
Veja todos os Posts com Vídeos
Veja o nosso índice de Posts


Cayo Santa Maria - Cuba
Olha a cor dessa água!


Praia de Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Mesmo num dia nublado, o visual é incrível!


A água transparente em Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
A água é muito transparente

Visual incrível em Cayo Santa Maria - Cuba - Caribe
Visual incrível

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário