Facebook Scripts

domingo, 18 de outubro de 2020

Deserto do Atacama - Chile - O que fazer e mais dicas

O deserto do Atacama é um lugar surreal de tão bonito. Suas variadas paisagens devem ser degustadas com calma, como quem bebe um bom vinho chileno.

San Pedro de Atacama é o melhor lugar para se hospedar e explorar o imenso deserto. A cidade tem uma ótima estrutura para o turismo e fica próxima da maioria dos passeios. Aliás, os passeios pela região são incríveis, e muitas empresas oferecem almoços e lanches no meio do deserto, sempre acompanhados de um bom vinho.

O ideal é passar pelo menos 3 dias completos, mas se você quiser passar mais tempo, não vão faltar atividades maravilhosas.

Esta viagem que fizemos fez parte de um Roteiro de 19 dias que fizemos por Peru, Bolívia e Chile. Você pode saber mais detalhes sobre esse roteiro clicando aqui.

Lagoa Miscanti - Do passeio das Lagunas Altiplanicas

Antes de começar o nosso texto detalhado, apresentamos o nosso tradicional vídeo com um resumão sobre o Deserto do Atacama. Em seguida, os textos, separados por tópicos, apresentam mais detalhes.

Lembre-se: se gostar do vídeo, siga a gente no YouTube e veja os outros vídeos do canal =) (tem muitos outros vídeos sobre o Peru, Bolívia e Chile).


Quando ir

O Deserto do Atacama é bom durante quase todo o ano.

Se você quer evitar chuvas (sim, no deserto chove. Pouco, mas chove), evite o mês de Fevereiro. Entre Junho e Agosto o tempo é mais frio, e você pode ver neve no topo das montanhas, o que deixa o visual ainda mais bonito.

Se você tem interesse nos passeios astronômicos, prefira os períodos de Lua Nova. É quando dá para ver melhor as estrelas, já que a forte luz da Lua impede que você veja os detalhes das milhões de estrelas que aparecem no céu.


Como chegar

Se você fizer um Roteiro vindo do norte, como nós fizemos, há muitas expedições pelo Salar de Uyuni que terminam em San Pedro de Atacama.

Se sua viagem é apenas para o Chile, você pode pegar um voo para a cidade de Calama e de lá pegar um transfer até a cidade de San Pedro de Atacama.


Onde se hospedar

Vocês já se pegaram pensando como é a vida em um deserto? A verdade é que, como diz o ditado, "ela pode até ser silenciosa, mas não precisa ser seca." Quando viajamos para lugares exóticos, buscamos ao máximo vivenciar um pouco da experiência da vida local. Por isso é que, logo de cara, nos encantamos com a proposta trazida pelo Terrantai Lodge, que é uma casa histórica do século XIX, preservada e transformada em um lugar de descanso e atividades temáticas, localizado no centro histórico de San Pedro de Atacama, tendo como prioridade a preservação de seu patrimônio cultural. A arquitetura é linda e seus tijolos são de adobe. Foi reconhecida como monumento nacional do Chile e, ​​por ser construída em torno da igreja de San Pedro de Atacama, foi declarada como "Setor Histórico" pelo governo chileno.

Localizada numa charmosa rua de pedestres e com vista para a igreja colonial, o Terrantai é cercado de lojas de artesanato local, restaurantes e cafés.

Com uma filosofia de sustentabilidade aguçada, o espaço utiliza a energia natural para ajudar a preservar a natureza. O deserto de Atacama tem altos níveis de radiação solar (luz e calor fornecido pelo Sol), que são convertidos em energia. A água utilizada no hotel e na aconchegante piscina é aquecida por painéis solares e conservadas em recipientes de preservação de calor especial.

Eles são super atenciosos. Basta dizer que quando contamos que teríamos um passeio que saía às 4h30 da manhã eles se dispuseram a preparar o nosso café da manhã mais cedo, mesmo sendo mais cedo que o horário normal. E estava tudo delicioso.

Além disso eles têm todos os dias as noites de queijos e vinhos, das 19h às 21h, sem custos para os hóspedes. Eles oferecem queijos deliciosos e maravilhosos vinhos chilenos orgânicos. Tudo de alta qualidade.

Das 16h às 18h também tem o horário do chá, onde você pode tomar um chá ou café enquanto come um lanchinho gostoso. Também sem custos.

Experiência melhor não há para sentirmos o gostinho da rica cultura Atacamenha.

Clique aqui para consultar reservas no Terrantai Lodge






Onde comer

Muitos dos passeios oferecem refeições como almoço e lanches, mas fora desses momentos você precisará buscar restaurantes. San Pedro de Atacama tem alguns restaurantes muito bons, com comida típica e tempero local.

O restaurante Baltinache é bem gourmet e delicioso, mas também um pouco mais caro que os demais.

O Adobe é outro excelente restaurante, com ótimas comidas típicas e quantidade um pouco maior.

Não provamos outros restaurantes por causa das refeições inclusas nos passeios.

Restaurante Baltinache

Entrada do Restaurante Baltinache

Sopa do Restaurante Baltinache

Sobremesa do Restaurante Baltinache

Almoço no Restaurante Adobe

Almoço no Restaurante Adobe

A Lenda do triângulo amoroso dos vulcões

Em todos os passeios você vai escutar bastante sobre a lenda do triângulo amoroso dos vulcões Licancabur, Quimal e Juriques. Licancabur é um imponente vulcão de formato pontudo, que pode ser visto de boa parte do deserto. Ao seu lado está o seu irmão sem cabeça, Juriques.

Reza a lenda que, entre eles, estava outro vulcão. Uma dama chamada Quimal. Ela e Licancabur eram completamente apaixonados um pelo outro.

Juriques também amava Quimal, e morria de ciúmes do irmão. Um dia, enfurecido por Licancabur ser o vulcão favorito do povo e também de seu pai, Lascar, e ainda ter o amor  correspondido de Quimal, Juriques tenta possuir Quimal à força.

Licancabur, furioso, começa então uma briga épica com seu irmão, desordenando todo o equilíbrio da região.

Lascar, pai dos dois, ao saber da briga, afasta Quimal e corta a cabeça de Juriques como punição pela traição.

Uma vez por ano, no solstício de inverno, a sombra de Quimal toca Licancabur, mostrando que a união entre os dois será eterna.

Licancabur e Juriques

Quimal

Lascar (esquerda)


Principais passeios

Todos os passeios que fizemos foram com a Ayllu Atacama (@aylluatacama no Instagram). A Ayllu é um pouco mais cara que outras agências, mas no final vale a pena. Além da qualidade ser excelente, todos os passeios oferecem pelo menos uma refeição (às vezes 2), seja almoço, café da manhã, lanche, coquetel... Sempre com vinho chileno do bom! Isso te faz não precisar comer fora e economizar por outro lado.

Abaixo contaremos um poucos sobre os principais passeios.


Lagunas Altiplanicas

Passeio clássico e possivelmente o que tem visual mais bonito. O passeio sai cedinho. Depois de viajar cerca de 1h de carro, paramos no meio do deserto para um delicioso café da manhã. Visitamos as Lagoas Miscanti e Miñiques, além de uma área do Salar de Atacama e da Lagoa Chaxa, e uma parada na estrada onde passa o Trópico de Capricórnio.

Lagoa Chaxa

Lagoa Chaxa

No caminho, temos vistas como esta

Lagoa Miscanti

Lagoa Miscanti

Lagoa Miñiques

Lagoa Miñiques

Parada para fotos no meio da estrada

Parada para fotos no meio da estrada

Trópico de Capricórnio

Estrada no Trópico de Capricórnio

Valle de la Luna, Valle de la Muerte e Piedra del Coyote

Os dois primeiros têm impressionantes paisagens que parecem crateras lunares, com formações de sal, gesso e argila, modeladas pelas raras chuvas. No final vemos o pôr do sol degustando petiscos e vinho. O mais impressionante desse lugar está do outro lado do pôr do sol. A Cordilheira dos Andes, o céu e as nuvens vão mudando de cor em poucos minutos, gerando um espetáculo indescritível.

Valle de La Luna

Valle de la Muerte

Panorâmica do lado oposto ao Pôr do Sol na Pedra del Coyote

Observe como as cores do céu vão mudando

Tudo acontece em questão de minutos

Lagunas Escondidas de Baltinache

Neste passeio você visita algumas lagoas espetaculares. Algumas próprias para banho, outras não, devido a componentes tóxicos naturalmente presentes.

Numa das lagoas próprias para banho, a concentração de sal é tão alta, que você não consegue afundar mesmo que queira. Uma experiência muito interessante.

Depois do almoço, nós visitamos um antigo ônibus abandonado que servia os funcionários de uma mina de sal, que faliu. O ônibus acabou virando um ponto turístico.










Próximo ao ônibus abandonado é possível ver paisagens como essa


Motorista e Passageira. Quando o ônibus tá cheio, tem que ir em cima.

Passageiros desse ônibus que não chega nunca

O ônibus

Gêisers del Tatio

Os gêiseres ficam numa grande área geotérmica, entre as 3 maiores do mundo.

O passeio sai bem cedinho, pois o que causa maior efeito visual é a diferença de temperatura, do ar com as águas ferventes que saem dos buracos. Lá também tem uma piscina de águas termais maravilhosa.

Depois de visitar os gêiseres, tomamos um café da manhã e fomos visitar o povoado de Machuca, onde é possível comer espetinho de lhama.

Nos gêiseres você pode fazer muitas fotos interagindo com o cenário

Ops, escapou

Gêiseres del Tatio

Gêiseres del Tatio

Comi uma pimenta...

Piscina de águas termais

Piscina de águas termais

Visual do passeio

Visual do passeio, com muitas vicuñas (primas da lhama)


Espetinho de lhama

Vista do Povoado de Machuca

Local de criação de lhamas

Tour Astronômico

Um passeio fantástico que quem gosta de astronomia, assim como eu, deveria fazer é o tour astronômico no meio da madrugada. Tentamos marcar duas vezes, mas nosso passeio foi cancelado nas duas, porque tivemos o raro azar de pegar tempo nublado no deserto, o que prejudica a visibilidade das estrelas. Lembre-se que também não fazem os passeios na Lua Cheia.


Seguro Viagem

Numa viagem como essa é extremamente importante estar protegido contra eventuais acidentes, doenças e extravio de bagagem.

Eu sempre compro o Seguro Viagem pela Real Seguros que tem um comparador de Seguros bem bacana que ajuda a encontrar o mais barato e que melhor me atende.

Acessando pelo link abaixo, você recebe 10% de desconto na compra de qualquer seguro viagem:

Clique aqui para acessar o buscador da Real Seguro Viagem com 10% de desconto exclusivo para leitores do nosso Blog


Roupas adequadas

Numa viagem como essa é muito importante utilizar as roupas corretas. No Deserto tem muito vento e faz bastante frio. Você vai precisar de casacos corta-vento, sobrepele, gorro, luvas e outros itens importantes. Não esqueça também de ter um bom sapato para trilha. Outros itens que podem ser úteis são mochilas, cantil, etc. Alguns lugares que são muito bons para comprar esses tipos de itens são a AdidasAmericanas e o Submarino. Dá para comprar tudo pela internet e, em muitas situações, eles têm frete grátis.

Clique para acessar o site da AdidasAmericanas ou Submarino

Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)



Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Salar de Uyuni
Ideias de Fotos e Vídeos para Fazer no Salar de Uyuni
Roteiro de 19 dias por Peru, Bolívia e Chile
La Paz
Copacabana e Isla del Sol - Lago Titicaca
Puno
Cusco
Machu Picchu
Rainbow Mountain
Lima


Todos os Posts sobre o Chile
Todos os Posts com Vídeos
Veja o nosso índice de Posts

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário