Facebook Scripts

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Atenas - Grécia

Alfas, betas e gamas por todos os lados... Meu Zeus! Seriam todos os gregos matemáticos? Em Atenas, é necessário toda vez resolver uma integral para saber onde está ou para onde ir, ou então se deixar levar por essa incrível, acolhedora e histórica cidade.

Neste post você vai conhecer um pouco mais sobre esse lugar que tem tantos motivos para te encantar. Se você gosta de história, comida boa e saudável, e muita animação, você tem que conhecer a Grécia.


Vista do alto da acrópole com a bandeira da Grécia - Atenas
Vista do alto da acrópole com a bandeira da Grécia, uma das mais bonitas

Atenas foi o ponto de partida para a minha Eurotrip de verão de 2012, que fiz com amigos. Lá fomos muito bem recebidos por mais duas amigas que também nos hospedaram, Kyriaki e Demie Moore (sim, Demi Moore mesmo, porém, a grega).


Você pode encontrar ótimos albergues e hotéis com os melhores preços através da parceria do Booking com A Riqueza de Viajar, Clicando aqui para ver os hotéis e albergues de Atenas, ou buscando no quadro abaixo:

Booking.com


A noite do primeiro dia já foi muito louca. Depois de comermos na casa delas, saímos para um bar onde bebemos muito, depois uma festa numa boate e por fim fomos ver um show de música típica grega. Eu não lembro direito desse dia, mas foi bem legal ahahhaha.

Bar em Atenas - Grécia
Início das festas, quando ainda estávamos sóbrios e comportados

Boate em Atenas - Grécia
Meio da festa, já um pouco bêbados, tocando guitarras imaginárias, mas ainda de pé.

Veja também um mini vídeo com uma festa típica grega:



Conversando com as pessoas pela Grécia, você vai perceber que eles são tão alegres e animados quanto os brasileiros. Mesmo que a maioria não fale inglês, vão tentar te ajudar de alguma forma sempre que você precisar.

O idioma grego, apesar de raiz diferente, em alguns momentos lembra os idiomas latinos, seja pela sua quantidade de fonemas vocálicos, seja pela sua forma de falar cantando (sem falar nas tantas palavras que possuímos de origem grega).

Indo para Atenas, você pode aproveitar para passar alguns dias em Míconos, uma ilha grega linda e divertida, e próxima de Atenas (Clique aqui para ler mais sobre Míconos).

Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


O que comer

Dizem que a cozinha mediterrânea, principalmente a grega, é a mais saudável do mundo, e a Grécia é o país com menor índice de infartos do mundo. Além de fazer bem à saúde e ser barata, ela é também muito saborosa. Não deixe de provar os pratos de frutos do mar, saladas, azeite de oliva, queijo fetta e um bom vinho para acompanhar, além do café grego (gelado). Você vai encontrar muitos bons restaurantes no centro da cidade.

O que visitar

Passear pelo centro de Atenas é fácil, e lá você encontrará tudo que precisa conhecer. Acrópole, Museus, Construções Antigas, Centro Olímpico etc.

Fique ligado que o verão lá é muito quente. Nós pegamos 38°C, com sensação de não sei quanto (mas devia ser quase 50). Tão quente, que mesmo bebendo água toda hora eu não mijei nenhuma vez durante o dia, perdia tudo pelos poros (Ok, não precisava entrar nesses detalhes, mas é uma informação útil: hidrate-se!), além disso, uma das vezes, após andar sob o forte sol, tive que parar e sentar antes que caísse por que a visão escureceu.

Aproveite para conhecer também o Museu da Acrópole, com muitas peças antigas e interessantes. Só é uma pena que as peças estão em um ruim estado de conservação, sempre faltando pedaços grandes. Desconfio que seja uma estratégia econômica, afinal, quebrando uma peça em duas, você pode apresentá-la em dois museus ao mesmo tempo! Dividir para multiplicar meus amigos, esse é o lema! =P

Confira as fotos dos lugares turísticos no final do post. Só não tem das 12 casas dos Cavaleiros do Zodíaco por que não encontrei =(


Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

No banner abaixo, disponibilizamos um comparador de Seguros da Real Seguros, através dele, você pode comparar o custo e os itens cobertos de várias seguradoras diferentes. (Ou clique aqui para ler nosso post sobre seguro viagem)



É muita Simpatia!

Eu sou pura simpatia! Procurei aprender algumas palavras e frases básicas para impressionar os nativos! E, se não consegui impressionar, ao menos me diverti muito!

Os gregos costumam chamar brincando uns aos outros de Malaka. Eu não vou dizer o que significa, pois podem haver leitores com menos de 18 anos... Mas de qualquer forma, cuidado com o contexto que você usa isso, e só o faça quando já tiver intimidade.

Se você não conseguir aprender expressões básicas, pode também imprimir um papel com a lista, e olhar toda hora, como eu fiz. É bizarro, mas torna sua viagem mais rica, e sempre quando procuramos aprender algo sobre a cultura e língua local, somos mais bem recebidos nos lugares. Isso demonstra interesse e respeito.

Ok, nem sempre isso dá certo... Fomos jantar com uma galera amiga dessas duas amigas gregas, e eu, tabaréu de viagem que sou, fiquei tentando usar algumas palavras aleatórias em português que são de origem grega, como Ego, Hélio, Democracia etc. O que certamente fez os nativos pensarem: "Quem é esse maluco?".

Para não passar vexame vão aqui algumas dicas de expressões para você aprender (com os fonemas em português):


— Bom dia (até 13:00) - Kalimera
— Boa tarde - Kalispera
— Boa noite - Kalinihxta
— Olá - Herete
— Até logo - Andio
— Sim - Ne
— Não - Ohi
— Por favor - Parakalo
— Tudo bem? - Ti-kanis?
— Bem - Kala
— Não entendo - Den katalaveno
— Não falo grego - Den milao elinika
— Por favor, pode falar mais devagar? - Parakalo, milate pio argha?
— Desculpa - Singnomi
— Obrigado - Efharisto (nos restaurantes ou cafeterias se diz: Efharistoomay)
— Fala inglês? - Milate anglika? (Fala espanhol? - Milate hispanika?)
— Pode me ajudar? - Boris na me voithissis?
— Onde fica o banheiro? - Pu ine i tualetes?
— Quanto custa? - Posso kani?
— Aceitam cartões de crédito? - De heste pistotikes kartes?
— Que horas são? - Ti ora ine?
— Saúde! - Is ighian!
— Vá embora! - Paratame!
— Cuidado! - Prosso-hi!
— Está muito longe? - Posso makria eenay?
— Com licença, onde fica ...? - Singnomi, poo eenay ...?
— Podemos ver o cardápio? - Boroomay na doomay enna menoo?
— Podemos pagar a conta? - Boroomay na plirosoomay?
— Muito caro - Polee akrivo
— Que mijo - Vá dormir


As Aventuras de Pepito

Pepito é cachorro mais valente da Grécia. Criado em Esparta por guerreiros nobres, ele seguiu um caminho de luta e honra e no final foi crucificado com os bracinhos abertos. Um cachorro que se preza, que desde os tempos mais remotos, e diferente dos outros cachorros, sempre preferiu o grego ao latim.

Mentira. Pepito é um diabo de um cachorro pequeno e chato pra porra que ficava latindo a madrugada toda na rua da casa de nossa amiga e nos rendeu uma série de histórias fantásticas e boas risadas. A gente passou metade da Eurotrip falando com voz fina, igual à do cachorro, até ficarmos roucos.

Pepito é um cachorro ousado, desafiador, que não tem medo de cachorros maiores, como pitbulls, desde que esteja protegido em sua grade.

Veja um pouco da voz e história de Pepito, encarnada nos viajantes:



É isso aí pessoal, espero que vocês tenham gostado do post, e que tenha ajudado na viagem de vocês. Qualquer dúvida ou sugestão é só perguntar nos comentários.

Abaixo você poderá ver algumas fotos legais de Atenas, e lugares para visitar, mas antes gostaríamos que você conhecesse a nossa fan page Facebook.

Curta e compartilhe a página e fique sempre por dentro das novidades do blog, podendo também interagir, tirar dúvidas e pedir postagens sobre alguma cidade específica.



Confira também os posts relacionados:

Míconos - Uma ilha grega linda e divertida, e próxima de Atenas
Top 10 - Cidades Históricas - Descubra em que colocação Atenas ficou
Barcelona - Umas das cidades mais animadas da Europa
Roma - Uma cidade cuja história está intimamente ligada à história de Atenas
10 dicas de cervejas de Flandres - Ok, essa não tem nada a ver, mas beber é sempre bom

E as fotos (Finalmente né?):

Metrô de Atenas - Grécia
Se você resolver errado a equação pode parar numa estação de metrô errada

Zappeion - Atenas - Grécia
Zappeion - Essa construção de nome engraçado foi usada nas Olímpiadas de 1896

Estádio Olímpico - Atenas - Grécia
Estádio Olímpico - Pelos cabelos molhados dá para se ter uma ideia de como estava quente

Museu da Acrópole - Atenas - Grécia
Dentro do museu da Acrópole - Com a Acrópole ao fundo

Galera turistando


Alguém traduz isso aí para mim?

Jesus era grego? O_o (Acrópole)

Vista da Acrópole - Atenas - Grécia
Vista da Acrópole

Partenon - Acrópole - Atenas - Grécia
O famoso Partenon

Vista da Acrópole - Atenas - Grécia
Vista da Acrópole

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário