Facebook Scripts

domingo, 15 de outubro de 2017

Parque Lage - Rio de Janeiro

Entrada do Palacete do Parque Lage, com o Corcovado e o Cristo Redentor ao fundo - Rio de Janeiro
Entrada do Palacete do Parque Lage, com o Corcovado e o Cristo Redentor ao fundo

O Parque Lage é uma excelente opção de lazer no Rio de Janeiro. Ele fica na Rua Jardim Botânico, 414, próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas e ao próprio Jardim Botânico. Assim, o roteiro do dia pode facilmente incluir esses 3 lugares.

O Parque é público e tem entrada gratuita. Lá dentro, você vai encontrar um belo palacete, aberto no centro, com uma piscina, e uma linda vista para o Corcovado e o Cristo Redentor.

Ali também tem um agradável Bar e Restaurante bem descontraído e agradável, com mesas e também almofadas para quem quer sentar no chão. Vale a pena passar um tempo ali.

Interior do Palacete do Parque Lage, com o Corcovado e o Cristo Redentor ao fundo - Rio de Janeiro
Interior do Palacete

O Parque é aberto todos os dias das 8h às 17h, e você pode entrar em contato pelos telefones (21) 3257-1800 ou (21) 3257-1840.

Em frente ao famoso Palacete de estilo Romano há um Jardim Geométrico Francês muito bonito. Atrás do palacete e nas suas laterais há uma densa mata, que pode ser considerada uma pequena floresta, com grutas, lagos e pequenas pontes e até um pequeno aquário encravado na pedra.

Jardim francês no Parque Lage
Jardim francês

Aquário

No Parque Lage também tem uma antiga e pitoresca estrebaria com fachada em estilo neogótico que também abriga um ateliê da Escola de Artes Visuais.

Estrebaria onde funciona a Escola de Artes Visuais

História

A história do Parque Lage tem início em 1811, quando Rodrigo de Freitas Mello e Castro adquire uma fazenda, às margens da Lagoa que hoje leva o seu nome.

Em 1840, John Tyndale, paisagista inglês, recebe a incumbência de reprojetar a fazenda e imprime ao lugar todo o romantismo encontrado em parques de sua terra natal.

Em 1859, o parque passa para as mãos de Antônio Martins Lage e depois é passado para os seus filhos.


Em 1920, Henrique Lage, neto de Antônio Martins Lage, consegue reaver a antiga propriedade da família que havia sido vendida poucos anos antes. Nesta época, ele contrata o arquiteto italiano Mario Vodret como projetista do palacete. Seu estilo era bastante diferente, mesclando diferentes tendências da época, enquadrando seus trabalhos no período da arte que se denominava eclético. Em seu centro há um pátio com piscina e, em sua fachada, um pórtico bastante proeminente. Os jardins foram concebidos geometricamente, de acordo com a grandiosidade da mansão, de onde vê-se o Corcovado e o Redentor, que lindo (Tom Jobim que o diga!).

Por questões de dívidas, o Parque saiu das mãos da família Lage, mas foi tombado como patrimônio histórico e artístico com a ajuda do governador Carlos Lacerda, a fim de ser preservado.

Chegou a ser comprado por Roberto Marinho para se tornar sede da Rede Globo, mas foi desapropriado e finalmente convertido em parque público.


Vídeo do Parque

Veja abaixo o vídeo que filmei no Parque Lage em Full Hd, para você conhecer um pouquinho mais.



Aproveite também para conhecer e seguir nosso Canal no YouTube, clicando aqui. Lá tem muitos vídeos de viagem, com várias dicas de diferentes lugares.


Veja mais algumas fotos no final do post.


Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar

Confira os posts relacionados

Corcovado e o Cristo Redentor - Rio de Janeiro - Todas as dicas para ter a melhor vista do Rio de Janeiro.
Paraty - Cidade linda no Estado do Rio de Janeiro.
Jericoacoara - Uma praia de cair o queixo.

Veja também:
Todos os Posts sobre o Brasil
Todos os posts com Vídeos

Índice de todos os posts







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário