Facebook Scripts

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Praga - República Tcheca

É impossível falar em Leste Europeu sem pensar em Praga, na República Tcheca. A cidade conservou muito de suas construções medievais fascinantes, que te fazem ter a impressão de estar caminhando numa cidade no século XII.


A República Tcheca inventou o tipo de cerveja mais conhecido e consumido do mundo, a Pilsen (ou Pilsner). O tipo de cerveja tem esse nome em homenagem à cidade de Plzeň (Pilsen), que fica na província de Boêmia (aháaa, agora tudo faz sentido não é?). A República Tcheca também divide com a Alemanha e a Bélgica o status de possuir as melhores cervejas da Europa.


Praga vista do alto - República Tcheca - Cidade Medieval
Praga vista do alto
Para quem gosta de festa, também vale lembrar que Praga é uma cidade muito viva e animada, e possui a maior discoteca da Europa, com 5 andares, e um som diferente em cada andar.

Lembre-se que a moeda não é o Euro, mas a Coroa Tcheca. Devido à dificuldade de pronunciar Koruna česká, a apelidamos carinhosamente de Estalecas. Na conversão você sai ganhando muito!

Neste post contarei as principais informações para que sua viagem seja tão agradável quanto foi a minha, além das histórias mais engraçadas que aconteceram na viagem para descontrair.



Como chegar

Os melhores meios para se chegar em Praga são de trem e de avião. Os voos do Brasil diretamente para Praga normalmente são caros, então se você for fazer uma viagem, saindo do Brasil, que inclui várias cidades, não deixe Praga no início ou final da viagem. Dependendo do seu destino anterior a Praga, avalie se é melhor pegar um trem (www.raileurope.com) ou algum voo low cost (www.skyscanner.com).

Eu, como estava saindo de Lille, na França, e queria economizar, acabei optando por uma forma peculiar. Peguei um trem até Estrasburgo (Strasbourg), na França, fiz conexão com um outro para ir até Offenburg na Alemanha, para então pegar um trem da noite, que tem umas camas apertadas (6 por cabine, beliche triplo), chegando lá às 10h da manhã.

Se escolher essa opção do trem noturno fique atento. O trem para em várias cidades no caminho, mas para muito rápido. Comigo, o trem chegou na minha estação de destino cerca de 5 minutos antes, então tive que pegar a minha mochila correndo, e quando cheguei na porta, ela se fechou e o trem voltou a andar. Bateu um desespero gigante, já que o trem estava indo no sentido oeste leste: "Meu Deus! Para onde essa porra tá indo? Vou chegar na Lituânia, ninguém vai saber falar inglês e vão roubar meus órgãos! Tô fudido!". Para a minha sorte, havia uma outra estação de trem em Praga que ele parava também, e era até mais perto do meu albergue! Apesar do susto! Tudo começava bem!

Aliás, é bom ficar atento a isso: A maioria dos tchecos não fala outra língua, e a comunicação com alguém que fala uma língua tão diferente pode ser um pouco problemática. Na estação de trem, tentando comprar tickets do metrô, o vendedor foi meio rude comigo por causa disso.

Vale lembrar que a língua não faz parte da família de línguas latinas nem germânicas, ou seja, não parece em nada nem com português nem com inglês e ainda tem um monte de cedilhas e acentos estranhos sobre quaisquer letras, inclusive consoantes.


Onde ficar

O albergue que fiquei valeu cada centavo. É o Mosaic House (Clique aqui para conhecer). Provavelmente o melhor de Praga. Recomendo!

Meus amigos, Gustavo e Wilson, começaram a Eurotrip antes de mim, de modo que nos encontramos justamente em Praga. Eu só ia dormir lá uma noite, mas eles passaram 5.

Combinei com eles para me esperarem no albergue no horário combinado que eu chegaria. Os vagabundos desgraçados colocaram despertador, mas se esqueceram de configurar o fuso horário, de modo que ele só tocaria 5 horas mais tarde. Em resumo, estavam dormindo de ressaca.

Esse e outros albergues e hotéis você encontra com os melhores preços na parceria do Booking com A Riqueza de Viajar, buscando no quadro abaixo:

Booking.com


Antes de partir

Possivelmente vão sobrar estalecas no fim do seu passeio por Praga e talvez você esteja indo então para outra cidade europeia. NÃO troque suas estalecas por Euro ou qualquer outra moeda, pois você vai perder no câmbio. Aproveite os bons preços de Praga e compre coisas legais para levar.

Nós, antes de sairmos, torramos a grana toda em algumas comidinhas para comer na viagem e uma sensacional garrafa de Absinto. Não há limite a álcool nas bebidas em Praga, e o absinto lá tem cerca de 80% de álcool, mas não tem gosto forte como a cachaça. Seu sabor é bem suave e se misturado com coca-cola então você nem sente direito.

Nossa garrafa foi levada para Viena e nos fez economizar uma boa grana com bebida lá.

Há vários drinks preparados com absinto em Praga, não deixe de prová-los!


Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

No banner abaixo, disponibilizamos um comparador de Seguros da Real Seguros, através dele, você pode comparar o custo e os itens cobertos de várias seguradoras diferentes. (Ou clique aqui para ler nosso post sobre seguro viagem)



Onde sair à noite

Como dito anteriormente, Praga tem uma noite agitada e cervejas fantásticas.

Na única noite que tive lá, passeamos pela rua, passando por alguns bares para tomar umas cervejas e depois fomos à maior discoteca da Europa.

Na praça principal, uns caras ficam vendendo droga e ainda fazem gozação com sua cara. Ao passarmos, eles ficavam nos seguindo e oferecendo em inglês:

- Marijuana? - Não!

- Cocaína? - Não!

- Ecstasy? - Não!

- Mulheres? (prostitutas no caso) - Não!

- Homens então? (dando uma risada de filho da puta)

Fiquem ligados!

Antes da Balada!

Pro Santo!

Contemplando a Paisagem! Ao fundo, a maior discoteca da Europa, a Karlovy Lázne - Praga - República Tcheca
Contemplando a Paisagem! Ao fundo, a maior discoteca da Europa, a Karlovy Lázne

Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


Apenas uma noite em Praga e eu... vomitei! ... no Brother!

Entramos já meio bêbados na boate Karlovy Lazne e lá continuamos bebendo cerveja. Cerveja na República Tcheca é bem mais barato que na Zona do Euro!

A boate tem 5 andares, cada um com um ambiente e um tipo de música diferente.

Estávamos bebendo e nos divertindo bastante, até que eu e Wilson resolvemos tomar um shot especial de absinto. O shot é preparado por uma tcheca loira que colocar fogo no shot e joga uns pozinhos que inflamam, e você tem que beber isso rápido enquanto ainda está pegando fogo.

Eu bebi o meu, e por causa desse pozinho comecei a tossir, atrás de Gustavo, que por sua vez estava babando vendo a tcheca loira preparar o shot de Wilson. Eis que numa dessas tossidas mais fortes eu vomitei nas costas de Gustavo, que fascinado pela tcheca loira nem reagiu.

Tive que lhe alertar: "Gustavo... er.... Desculpa, mas eu acho que eu vomitei em suas costas". (Eu "acho", claro né? Pq eu não sabia se tinha vomitado... Dã!).

Ele ficou puto e repetindo "Porra velho! Porra velho! Porra velho!"

Na hora fiquei com vergonha e acabei saindo da sala. Depois voltei para ajudar a limpar. Fomos ao banheiro e eu estava tentando limpar a camisa e a calça dele com papel. O bolso de trás estava cheio de vômito, e eu estava tentando tirar, de modo que todo mundo que entrava olhava estranho com uma cara de "Que viadagem é essa desse cara passando a mão na bunda do outro?" A cena estava tosca!

Wilson, que ficou viajando lá com o shot sem nem saber o que estava acontecendo no mundo, de repente apareceu todo contentão e pulando no banheiro "Ô velho! Vocês tavam onde? Eu tava procurando vocês por toda parte". Devido a sua baixa sanidade tive que puxá-lo pelo braço: "Wilson, fique aqui para dar apoio moral. Tá todo mundo pensando que a gente é viado".

Gustavo pagando a conta, eu bêbado puto porque Wilson estava tirando foto desse momento memorável - Boite Praga - República Tcheca
Gustavo pagando a conta, eu bêbado puto porque Wilson estava tirando foto desse momento memorável

Principais pontos turísticos

Torre da Pólvora

A Torre da Pólvora é uma parte do interior do Castelo de Praga. Era uma 13 torres defensivas que faziam parte das muralhas que rodeavam a cidade velha 1232, mas é a única que se encontra de pé nos dias de hoje.

Torre de Praga

Torre de Praga

Prague Astronomical Clock

O relógio astronômico de Praga tem uma animação bem legal cada vez que seu relógio marca hora fechada. Imperdível!

Praga Astronomical Clock

Outros pontos imperdíveis são:

- Mini torre eiffel
- Beer chalenge
- Bairro judeu
- Passeio barco
- Cemitério Judeu
- Centro histórico
- Milunić's e Gehry's Dancing House
- Letná Park

Veja mais fotos abaixo, mas antes...

Compartilhe este post com seus amigos! Convide-os para uma bela Eurotrip!

Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Confira também os posts relacionados:

Eurotrip - Vai para a Europa pela primeira vez? Confira esse roteiro!
Viena - Pertinho de Praga tem uma cidade fantástica para colocar na mesma Trip.
Barcelona - Dizem que é a cidade mais animada da Europa. Gosta de festas? Então não perca!
Berlim - Com bastante história das guerras e uma vida noturna agitada, Berlim não pode faltar na sua Eurotrip.
Londres - Cidade dos melhores pubs de Rock da Europa e tanta coisa para conhecer...
Roma - Essa cidade influenciou todas as outras! E preservou a sua história.
Paris - Essa é a cidade mais visitada do mundo. Se você ainda não foi. Vá!
Atenas - E como falar de história sem falar de Atenas?
Lisboa - Do leste para o extremo oeste da Europa. Cansou de tentar falar tcheco. Fale um pouco de português na sua viagem.

Nosso blog já tem mais de 60 posts, navegue um pouco por ele e talvez você encontre a cidade que procura ou alguma história divertida para relaxar ;)







Comente com o Facebook:

2 comentários: