Facebook Scripts

domingo, 24 de janeiro de 2016

Morro de São Paulo - Bahia - Brasil

Morro de São Paulo é daqueles lugares que me surpreendeu positivamente. Eu já sabia que lá era lindo e paradisíaco, mas imaginava que era um pouco calmo demais, isolado, com pouca coisa para fazer. Na verdade a cidadezinha é muito bem estruturada, e repleta de hotéis, restaurantes, bares, lojas. É toda organizada, segura e fácil de se encontrar.


Primeira Praia de Morro de São Paulo, e o seu morro com o Farol - Bahia - Brasil
Primeira Praia de Morro de São Paulo, o seu morro com o Farol e a Tirolesa


Lá, é proibido a entrada de carros, é possível chegar apenas de barco, e isso torna o lugar ainda mais peculiar e especial. Se você tiver mala grande, há um monte de gente que cobra cerca de 10 reais para carregar suas malas com carrinho de mão.

As praias são numeradas da primeira praia à quarta praia e há uma rua principal que passa por todas elas. É bem fácil andar por lá, é só seguir em frente!

Morro de São Paulo recebe gente do mundo inteiro, principalmente da Argentina. Esteja certo que você vai ouvir mais Espanhol (e também outras línguas) que Português por lá. Assim, pode ser também um ótimo destino para treinar idiomas sem gastar tanto.


Como chegar

A melhor maneira de chegar lá é passando pela Ilha de Itaparica, a partir de Salvador, com alguma embarcação. (E por falar em Ilha de Itaparica, clique aqui para conhecer nosso post sobre esse outro paraíso).

O caminho que fizemos foi de barco até a ilha, pela Baía de Todos os Santos, depois ônibus e depois um barco novamente para um pequeno trecho final. A viagem toda, saindo de Salvador, dá um pouco mais de 3h. Existem empresas que organizam o percurso completo de Salvador a Morro.


Há também uma opção de catamarã direto, mas as pessoas costumam se arrepender, pois, apesar de você economizar cerca de 1h, enjoa muito. O catamarã pega mar aberto (em vez de baía) e balança muito. Muita gente vomita.

Fomos pela empresa Cassi Turismo, que faz o caminho das duas formas (Site da empresa).

Cais de Morro de São Paulo - Bahia - Brasil
Cais por onde chegamos


Onde ficar

Eu e minha namorada ficamos hospedados na Pousada Borboleta (Clique aqui para conhecer). Fica entre a Segunda e a Terceira praia e tem um ótimo custo benefício.

O atendimento é ótimo. O pessoal é muito gentil e solicito, e nos ajudou bastante com informações sobre o lugar e os passeios.

Os quartos de casal têm ar-condicionado e uma linda varanda com uma rede, além de banheiro privativo.

O Café da Manhã é uma delícia, com muita variedade, frutas frescas, pão gostoso, bolos e tortas e um iogurte feito lá mesmo que é delicioso.

Recomendo muito!

Morro de São Paulo - Bahia - Brasil
Varandas

Quarto da Pousada Borboleta - Morro de São Paulo - Bahia - Brasil
Quarto da Pousada Borboleta

Alimentação

Como disse anteriormente, Morro de São Paulo é muito bem estruturada, e está cheia de restaurantes, de todos os tipos, e para todos os bolsos. No centrinho da cidade tem bares e restaurantes bem charmosos, com música ao vivo e também com preços bem acessíveis. O único que não gostamos muito foi "La Tabla", a comida estava boa, mas o pessoal era meio atrapalhado e atendia mal. Erraram o acompanhamento do nosso prato, e depois de reclamarmos, o provável dono do lugar levou o prato à cozinha e ficou gritando e xingando os cozinheiros. Clima meio pesado...


O que fazer por lá

Trilha do Farol e Tirolesa

A Trilha do Farol fica logo na entrada de Morro de São Paulo. O Farol fica num dos pontos mais altos, e tem uma trilha leve e gostosa para fazer lá. Passando um pouquinho do Farol tem um mirante que você tem uma bela vista de lá. Nesse dia estava meio nublado. Com Sol a praia fica ainda mais linda.

Desse mesmo lugar você pode pular de Tirolesa, que cai na Primeira Praia. Na primeira foto do Post dá para ver um pouco as cordinhas da Tirolesa.

Vista do Mirante - Morro de São Paulo - Bahia - Brasil, Praia, mar, sol, férias
Vista do Mirante
Farol


Pôr do Sol na Toca do Morcego

No caminho da trilha tem um lugar muito bom chamado Toca do Morcego. É uma mistura de bar, restaurante e balada, com uma vista magnífica, som ao vivo e DJ. É um pouco caro, mas vale a pena ir um dia.

O lugar abre às 16h30, se não me engano, e vai até tarde da noite. Você pode ir na volta da trilha do Farol, ou pode se arrumar antes e ficar para a festa a noite toda.

Pôr do Sol da Toca do Morcego - Morro de São Paulo - Bahia - Brasil - Praia, festa, balada, sol, por do sol, dj, música eletrônica
Pôr do Sol da Toca do Morcego, mais uma vez, se não estivesse nublado seria ainda melhor


Centrinho

O centrinho tem uma série de construções históricas: O Forte, o Portão de entrada, a Igreja colonial, e diversas casas. É muito charmoso e movimentado. É um ótimo lugar para curtir barzinhos e restaurantes.

Hotel de estilo Colonial que tem no Centro

Igrejinha da cidade

Porta de Entrada


Gamboa e sua Argila Milagrosa

Gamboa é um lugar que fica pertinho de Morro de São Paulo indo de barco. O barco custa uns 3 reais e chega em minutos. É um outro lugar paradisíaco, e que se você preferir gastar menos, pode se hospedar por lá também. Não é tão bem estruturado quanto Morro de São Paulo, mas é bem legal. De toda forma, merece uma visita de um dia.

O mar de Gamboa fica dentro de uma pequena baía, e por isso tem suas águas quentes e tranquilas. Uma delícia tomar banho lá.

Além disso Gamboa tem uma argila que dizem ser medicinal. Todo mundo vai lá e se diverte passando a argila no corpo. Tem amarela e rosa. Caso você não se importe com o lado medicinal da argila, pode pelos menos fazer uma pintura de guerra, como eu fiz:

Coração Valente Brasileiro - Morro de São Paulo - Bahia - Brasil
Coração Valente Brasileiro

Praia de Gamboa - Morro de São Paulo - Bahia - Brasil
Praia de Gamboa (O morro de argila é aquele do fundo)


Primeira à Terceira Praia

É nessa região que estão ótimas praias para passar uma tarde. Além das praias serem muito boas, tem um monte de barracas, bares e restaurantes na beira da praia.

Segunda Praia


Quarta Praia e suas Piscinas Naturais

A Quarta Praia possui um monte de pedras que formam piscinas naturais. Você também vai ver um monte de peixes muito bonitos.

Lá você encontra gente alugando Stand Up Paddle, equipamentos de mergulho e vendendo comidinha para atrair peixes.

Minha musa inspiradora e as águas tranquilas da quarta praia

Quarta Praia com o Farol láaaaaaa no fundo

Passeio Volta à Ilha - Tinharé e Boipeba

Nós subestimamos a quantidade de coisas que tinha para fazer em Morro de São Paulo e acabamos ficando apenas duas noites. Muita coisa legal ficou por fazer. Recomendo pelo menos 4 noites lá. Um dos passeios que todo mundo fala, mas que acabamos não fazendo é o Volta à Ilha, que você pode conferir mais detalhes nesse link: http://www.morrodesaopaulobahiabrasil.com/boipeba.htm


Veja mais fotos abaixo, mas antes...

Compartilhe este post com seus amigos! Convide-os para esse passeio!

Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Confira também os posts relacionados:
Ilha de Itaparica - Bahia - Conheça também essa ilha fantástica.
Roteiro de Viagem - Nordeste de Carro - O Nordeste é cheio de praias lindas, não é? Que tal dar uma olhada nesse roteiro e conhecer várias delas?
Cayo Santa Maria - O mar mais bonito que já vi!
Top 10 - Conheça as melhores ilhas do mundo - Veja quais são as melhores ilhas do mundo, e como conhecê-las.
Curiosidades sobre a Bahia - O baiano é um povo muito divertido, descubra as suas melhores curiosidades.
Aula de fonética baiana - Treine para conseguir se comunicar com os baianos.
Mini guia de Salvador e outras cidades - Já que vai passar por Salvador, fique ligado nessas dicas...
Florianópolis - O Nordeste é muito longe? Tente essa linda praia do Sul.


Nosso blog já tem mais de 70 posts, navegue um pouco por ele e talvez você encontre a cidade que procura ou alguma história divertida para relaxar ;)

Eu e Ela :)

Morro de São Paulo visto do Barco - Bahia - Brasil
Espero que seja só um até logo :)

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Conseguimos ir a pé entre as 4 praias ?

    ResponderExcluir
  2. MORRO DE SÃO PAULO

    A Bahia é muito linda,
    Não cansa de surpreender.
    Cada canto tem seu encanto
    Com algo interessante pra ver.

    O Recôncavo guarda tesouros
    Do período colonial.
    Tem manifestações culturais
    E valioso tesouro natural.

    O paraíso fica na Bahia
    E, por ele, eu me enjaulo.
    O mar confunde com o céu
    No belo Morro de São Paulo.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

    ResponderExcluir