Facebook Scripts

domingo, 18 de dezembro de 2016

Parque Memorial Quilombo dos Palmares - Alagoas - Brasil

O excelente post de hoje foi escrito pelo amigo Leonardo Leite, que recentemente fez uma viagem por Alagoas e visitou o famoso Quilombo dos Palmares, contando um pouco do que viu por lá. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei =)





O estado de Alagoas é famoso por suas praias paradisíacas, valendo-lhe até o título de "caribe brasileiro". Mas uma atração alagoana pouco destacada nos roteiros turísticos é o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, situado na Serra da Barriga, município de União dos Palmares.


O parque memorial quilombo dos palmares



O parque é localizado onde outrora foi o famoso Quilombo dos Palmares. E embora famoso, ao visitar o local descobri que sabia muito pouco sobre o assunto. Lá a história é contada por guias locais, tendo ao fundo o som da capoeira e como cenário reconstituições de instalações da época do Quilombo. Então lá aprendi não só sobre detalhes da história de Zumbi, mas também de Ganga Zumba, o líder anterior do Quilombo.

Ganga Zumba e Zumbi

Muito pouco se deixou escrito sobre a vida no Quilombo, uma vez que os registros oficiais perenizaram apenas o ímpeto de destruir o Quilombo. Dessa forma, história, mito e questionamentos se mesclam nessa incrível saga do Brasil do séc XVII.

Algumas coisas interessantes sobre o Quilombo dos Palmares que aprendi por lá ou depois que lá passei:

* Diz-se que Zumbi teria sido criado por um padre, tendo uma educação erudita que incluiu o aprendizado de latim. Posteriormente como líder, se mostrou um grande estrategista militar. Sua face era coberta por uma máscara, para evitar que sua identidade pudesse ser revelada aos portugueses.

* Quilombo é uma palavra mais recente e mais sulista. Na época, o que se dizia é que havia um coletivo de mucambos. Palmares também é um nome conferido pelos portugueses. Os moradores chamavam a confederação de mocambos por Angola Janga (Pequena Angola). Esse aspecto federativo faz com que alguns atribuam a Palmares o título de "república". Contudo, alguns enxergam que a estratificação social africana era lá reproduzida, sendo Ganga Zumba um verdadeiro monarca.


* Alguns estimam que Palmares chegou a ter 20 mil habitantes, uma população heterogênea que incluía também índios, que já estavam lá antes do quilombo, e brancos, que eram principalmente mulheres raptadas e homens fugidos do serviço militar.

* Graças a estratégias e à topografia do terreno Palmares resistiu a dezenas de ataques por mais de um século! Dizem os locais que os quilombolas se valiam da capoeira na guerra!

* Ganga Zumba fez um acordo com os portugueses para se chegar a uma pacificação. Para essa paz, seria necessário que os quilombolas se retirassem de Palmares. Zumbi discordou e o grupo rachou: alguns foram com Ganga Zumba e outros ficaram com Zumbi. Nesse conflito, alguns dizem que Zumbi mesmo teria matado Ganga Zumba. Naturalmente, os portugueses não honraram os compromissos, e aqueles que seguiram Ganga Zumba acabaram sendo novamente escravizados.

* Para pôr fim ao quilombo, invocou-se o bandeirante Domingos Jorge Velho. Mesmo assim a empreitada não foi fácil. No parque os guias contam os detalhes militares do confronto!





* Diz-se que no ataque final Zumbi foi morto e sua cabeça foi exposta ao público. Porém, como Zumbi usava uma máscara, muitos acreditam que Zumbi não teria morrido naquela ocasião. Talvez tenha continuado a viver em alguma comunidade quilombola remanescente. Aliás, embora a federação tenha sido destruída para sempre, alguns mocambos de Palmares continuaram a existir enquanto comunidades quilombolas até os dias de hoje!

* Havia poucas mulheres no quilombo. Devido a isso, os quilombolas raptavam algumas moças brancas pobres para morarem no quilombo. Lá no quilombo, uma mulher podia ter vários maridos, e com isso tinham grande influência nas decisões da comunidade. Até mesmo as grandes decisões deveriam passar pela anciã Aqualtune, uma princesa e guerreira do Congo, mãe de Ganga Zumba. Dandara, esposa de Zumbi, também é uma guerreira de destaque na história!

* Os quilombolas também organizavam expedições para libertar negros e levá-los ao quilombo. Ao chegar no quilombo, naturalmente esses negros deveriam trabalhar para contribuir com a comunidade. E aí surge a polêmica sobre a existência de escravidão dentro de Palmares, o que é plausível devido a sua existência na sociedade africana. Porém, é preciso ter cuidado aqui, uma vez que a natureza dessa possível escravidão provavelmente difira substantivamente do que era a escravidão tipicamente praticada no Brasil Colonial.

A muxixama, onde os líderes dos mocambos se encontravam
Pedra onde os quilomboas amolavam suas armas

Além da história de Palmares, o Parque procura valorizar os elementos da cultura afro-brasileira, seja a religiosidade, a música, os trajes ou a alimentação. Aliás, no parque há um ótimo restaurante de culinária africana. A melhor refeição que tive em Alagoas, tudo muito gostoso!!!


Capoeira

Orixás

Quanta comida boa

O próprio parque é relativamente recente. Foi preciso muita luta para sua criação. E as coisas ainda estão difíceis. Percebe-se uma certa falta de manutenção. Quando lá fui, alguns dispositivos interativos de áudio já não estavam mais funcionando. A venda de lembranças poderia ser mais bem explorada (sugestões: camisetas e mini-estátuas de Zumbi), o que ajudaria no financiamento do parque, além de contribuir para sua divulgação. Assim, para que o Parque Memorial não caia no esquecimento, o mais importante é que a sociedade se aproprie dele e vá visitá-lo! Vale muito a pena!

Monumento em União dos Palmares


Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Confira também os posts relacionados

Roteiro - Nordeste de Carro - Aproveite para conhecer mais pelo Nordeste.
Roteiro - Os Encantos de Minas - Um roteiro deslumbrante por Minas Gerais.
Roteiro - Sul do Brasil, Uruguai e Argentina - Outra opção para conhecer o Brasil, e também Uruguai e Argentina!
Morro de São Paulo - Lugar encantador no Sul da Bahia.
Lisboa - O Nordeste tem muita influência portuguesa, em Lisboa você vai encontrar muitas semelhanças.
Ilha de Itaparica - Uma das ilhas mais bonitas do mundo, e fica pertinho de Salvador.
Curiosidades sobre a Bahia - Antes de ir a Salvador você precisa ler essas curiosidades divertidíssimas sobre Salvador e a Bahia!

Veja também o nosso Índice de Posts

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Há um filme dos anos 80 chamado Quilombo do Caca Diegues muito bom que retrata a história de Palmares. No início do filme é Acotirene que governa para depois passar para Ganga-Zumba e Zumbi. No início do governo do Lula foi criada a lei 10639/03 que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história da África e cultura afro-brasileira em todas as escolas do Brasil. Li em algum lugar rapidamente que o governo Temer quer acabar com a lei.

    ResponderExcluir
  2. Uma correção (por Larissa Suyama): a comida do Parque Memorial Quilombo dos Palmares é do tipo "afro-indígena", e não exatamente "africana" como eu escrevi.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, Leonardo! Aprendi bastante com as suas fotos e o texto. Sei que existem algumas pesquisas arqueologicas no parque dos Palmares. Assim sendo, acredito que haja interesse em resgatar a historia do local por meio de fontes nao escritas, ja que essas sao quase inexistentes. O problema sao as verbas. Talvez seja hora de tambem iniciar parcerias com o setor privado. Mas valeu, bonito texto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh, de fato. Lá no parque o guia apresentou um buraco com vestígios arqueológicos para os quais ainda não se conseguiram arqueólogos para os investigarem!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. olá! Por favor, quanto tempo é necessário para conhecer o parque? Uma manhã é o suficiente? Ou precisa de um dia inteiro? Obrigada

    ResponderExcluir