Facebook Scripts

domingo, 20 de agosto de 2017

Mont Saint-Michel - França

O Mont Saint-Michel é um daqueles lugares incríveis e diferentes que você tem que conhecer antes de morrer.

Ele fica num ilhote rochoso na foz do Rio Couesnon, na divisa entre a Normandia e a Bretanha, na França. Além de uma beleza de impressionar ele é o único castelo fortificado da França que não foi construído com o objetivo de defesa.

Acredita-se que a abadia do Mont Saint-Michel começou em 708, quando Aubert, bispo de Avranches, mandou construir no monte Tombe um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel Arcanjo (Saint Michel, em Francês). No século X os monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés. A fortificação do Mont Saint-Michel foi construída durante a Idade Média, no século XIII.


É comum ver o Mont Saint-Michel cercado por água. A maré muda bastante em torno do monte e frequentemente o cerca completamente. Quando a maré está baixa não é recomendável sair andando pela areia sem guia. Além da areia ser um pouco movediça, a maré sobe muito rápido, pegando de surpresa o turista, o que pode ser extremamente perigoso. É necessário conhecer o local e saber os horários das marés.

O rio que passa por ele, separando a Bretanha da Normandia, por vezes corre para um lado e por vezes corre para o outro. Reza a lenda que na disputa do lugar, que sempre foi motivo de atrito entre os bretões e os normandos, por ficar justamente na fronteira, foi sugerida uma forma pacífica para resolver o impasse. Os bretões, que conheciam bem o local, sabendo que o rio quase sempre corria para o lado da Normandia, deixando o Monte do lado bretão, resolveram decidir assim: Quando a maré enchesse e encontrasse o rio na vez seguinte, o lado que ficasse o Mont Saint-Michel, ficaria para sempre como dono. Diferentemente da maioria das vezes, o rio correu para o lado bretão, deixando o Monte do lado normando, que permanece como dona do lugar até hoje. Embora os bretões sempre digam que é deles.

Mont Saint-Michel - França - Normandia, Bretanha, castelo, monte, abadia
Mont Saint-Michel

Eu morei em Rennes por um ano, onde fiz mestrado. Meu primeiro passeio partindo de lá foi ao Mont Saint-Michel, que foi oferecido aos estudantes estrangeiros pela Universidade, após uma semana de aula. Além da beleza do lugar, ele também se torna especial por ter sido onde conheci muitos brasileiros que também haviam acabado de se mudar para Rennes e que se tornariam grandes amigos.


Onde ficar

O lugar é pequeno, e acho que um dia inteiro é suficiente para conhecer tudo. Assim, não acho fundamental se hospedar lá. Mas chegue de manhã bem cedo, para dar tempo de ver tudo.

Se você estiver visitando a Bretanha, pode se hospedar fixo em Rennes (a capital da Bretanha) e partir em várias viagens de um dia para Saint Malo, Mont Saint-Michel, Brest, Finistère, etc.

Clique aqui para ver a lista dos melhores hotéis de Rennes

Ou clique aqui para ver a lista dos melhores hotéis do Mont Saint-Michel



Como chegar

Saindo de Rennes é possível chegar no Mont Saint-Michel de ônibus ou de carro. De ônibus é a forma mais barata e não demora muito. Os ônibus saem de um pequeno terminal que fica atrás da estação de trem (Gare de Rennes). Não é necessário comprar o bilhete com antecedência, você pode fazê-lo direto com o motorista, mas em dias cheios é preciso chegar cedo, pois pode não ter lugar para todos no ônibus.


Onde comer

Dentro da fortaleza há vários restaurantes e lanchonetes que você pode parar para fazer um almoço ou lanche.


Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

No banner abaixo, disponibilizamos um comparador de Seguros da Real Seguros, através dele, você pode comparar o custo e os itens cobertos de várias seguradoras diferentes. (Ou clique aqui para ler nosso post sobre seguro viagem)




Esse vídeo não dá vontade de ir lá?






Curiosidades sobre o Mont Saint-Michel

- Após a Revolução Francesa ele foi utilizado como prisão entre 1789 e 1863.

- Mora gente lá dentro! Na Idade Média entre 300 e 400 pessoas viviam lá dentro. Quando era prisão, ela já contou com mais de mil pessoas. Hoje a população oficial é de 36 habitantes e vem diminuindo a cada ano.

- No ponto mais alto do castelo há uma linda estátua dourada do Arcanjo São Miguel.


Veja mais algumas fotos no final do post.


Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar

Confira os posts relacionados:
Rennes - A Capital da Bretanha pode servir de base para visitar outros lugares.
Saint Malo - Cidade fortaleza, à beira do mar e pertinho do Mont Saint-Michel.
Eurotrip - Primeira Vez na Europa - Nunca foi à Europa e quer primeiro conhecer as cidades do roteiro mais tradicional? Confira essas dicas!
Nantes - Antiga capital da Bretanha e terra de Júlio Verne.
Paris - Essa é a cidade mais visitada do mundo. Se você ainda não foi. Vá!
Curiosidades sobre a França - Divertidas curiosidades sobre a França e os franceses.
Típico Café Francês - O que dá o sabor da comida francesa


Veja também:
Todos os posts sobre a França
Todos os posts com vídeos

Índice de todos os posts


Estrada que dá acesso ao Mont Saint-Michel - Saindo de Rennes, Bretanha
Estrada que dá acesso ao Mont Saint-Michel


Joanna D´arc

Dentro de uma das igrejas do castelo

Jardim

Há muitas referências à Idade Média e aos cavaleiros no castelo
Há muitas referências à Idade Média e aos cavaleiros no castelo

Brasileiros que conheci no castelo (André até hoje usa essa foto como capa do Facebook)

O único pedestal que estava sem santo. Acho que cabia um Santo Antonio ali.


Brasileiros outra vez!

Mais uma foto do monte

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. este blog é fantástico,comentários emocionantes mais verdadeiros...parabéns me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Fico feliz o blog tenha ajudado :)
      Abraço!

      Excluir