Facebook Scripts

domingo, 3 de setembro de 2017

Paraty - Rio de Janeiro - Brasil

Paraty é uma linda cidade histórica que fica no Sul do estado do Rio de Janeiro, banhada pelas águas calmas da Baía da Ilha Grande (que também banha o município de Angra dos Reis).

Durante a época colonial, chegou a ser o principal porto de exportação de ouro do Brasil.


Baía da Ilha Grande
Costeada por montanhas cobertas do denso verde da mata atlântica, a cidade é rodeada de Parques e Reservas Ecológicas, fazendo da região uma das mais preservadas do Brasil. Há mais de 60 ilhas e 90 praias em Paraty, boa parte delas acessível somente de barco ou trilhas.


Paraty também é perfeita para a prática de esportes de aventura. Nas trilhas de Paraty pode-se caminhar por dias a fio. O roteiro mais tradicional entre os amantes da caminhada é a Travessia da Juatinga, em trilhas de servidão que datam do tempo dos escravos e passam por diversas comunidades caiçaras, responsáveis pela hospedagem e alimentação dos turistas. Dentre outras modalidades pode-se praticar a canoagem oceânica, a vela, o surf e o mergulho autônomo. As águas calmas, cristalinas da Baía da Ilha Grande são ideais para essa prática, atraindo grande número de praticantes. Várias empresas oferecem seus serviços na cidade e nas marinas, atendendo não apenas às escolas de mergulho, mas também a turistas interessados em conhecer a Parati subaquática.


Como chegar

Paraty fica na fronteira com o estado de São Paulo, estando a quase a mesma distância da cidade do Rio de Janeiro e da cidade de São Paulo, sendo facilmente acessível a partir de qualquer uma das duas.

Na minha opinião, a melhor forma de chegar em Paraty é indo de ônibus a partir de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Outra opção é ir de carro.

Saindo de São Paulo a empresa que vai até Paraty é a Reunidas Paulista e saindo do Rio de Janeiro a Costa Verde Transportes.

Clique aqui para ir ao site da Reunidas Paulista

Clique aqui para ir ao site da Costa Verde Tranportes


Onde se hospedar

Ao se hospedar em Paraty, prefira ficar no centro histórico, principalmente se você gostar de sair à noite e estiver sem carro.

Clique aqui para ver os melhores hotéis de Paraty


Centro Histórico

O centro de Paraty é muito agradável e bonito. A melhor forma de conhecê-lo é a pé. Lá estão muitos monumentos, casarões e igrejas que contam um pouco da história de Paraty.

É também onde a cidade pulsa e tem uma vida noturna bastante animada. Também lá estão os melhores restaurantes e bares. Na Praça da Matriz sempre costuma ter música e muita gente dançando à noite, além dos muitos bares nas proximidades.

Rua do Centro Histórico 
Rua do Centro Histórico




Passeios de barco

É imperdível fazer os passeios de barco disponíveis em Paraty. Eles duram normalmente um dia inteiro e param em várias ilhas, além de lugares para você descer no meio do nada e tomar banho de mar. As águas são calmas e mornas, o que torna o banho bastante agradável e as paisagens são de tirar o fôlego. No caminho, o guia explica sobre cada lugar e a história de Paraty, além de mostrar as ilhas privadas, muitas delas com donos famosos.










Flip (Festa Literária Internacional de Paraty)

Paraty também é rica em cultura. Desde 2003 acontece por lá um dos maiores eventos literários do Brasil, com várias palestras e a presença de grandes autores. A Flip costuma acontecer no final de Julho. Viajar para lá nessa época torna o seu passeio em Paraty ainda mais rico.


Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar

Confira posts de outras lindas praias pelo Brasil:
Jericoacoara - Ceará - Lugar bem preservado com lindas dunas e lagoas.
Morro de São Paulo - Bahia - Outro lugar preservado e lindo.
Ilha de Itaparica - Bahia - Conheça também essa ilha fantástica, que fica na Baía de Todos os Santos.
Florianópolis - Um dos lugares com praias mais interessantes do Sul do Brasil.


Veja também:
Todos os posts sobre o Brasil
Índice de todos os posts


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário