Facebook Scripts

domingo, 13 de novembro de 2016

Nantes - França

A terra de Júlio Verne e de tantas histórias fantásticas, se modernizou bastante nas últimas décadas e investiu muito em turismo.


A melhor forma de fazer turismo em Nantes é a pé. A cidade teve a genial ideia de pintar uma linha verde no chão passando pelos principais pontos turísticos. Para visitar os principais pontos, basta seguir a linha verde.

Nantes fica numa região que era conhecida como Bretanha. Após a segunda guerra, a região foi dividida, a Bretanha ficou menor, e a região de Nantes se tornou Loire Atlantique. Apesar disso os habitantes de Nantes ainda se consideram eternos bretões.

Os Bretões têm origem celta (como os irlandeses e escoceses) e antigamente viviam na Grã-Bretanha (por isso esse nome). Eles conviviam pacificamente com o Império Romano, o que lhes dava de certa forma proteção contra a invasão de outros povos.

Com o declínio do Império Romano sucessivas invasões ocorreram, e os Bretões acabaram expulsos pelos Anglos (por isso o nome Inglaterra - Terra dos Anglos). Ou seja, o nome Grã-Bretanha hoje não tem nada a ver com o povo que habita na Inglaterra, que são em maioria descendentes dos anglos (e outros povos), e não dos bretões.

Não tendo forças para resistir, os Bretões fugiram para a região noroeste da atual França, fazendo surgir a Bretanha (ou pequena Bretanha, em oposição à Grã Bretanha).

Nantes era a antiga capital da então independente Bretanha e era murada e isolada durante a Idade Média.

A França desejava anexar o Ducado da Bretanha, o que provocou diversas guerras entre os dois no século XV. Sabendo da dificuldade de resistir a uma França militarmente superior, a Bretanha cede acaba se reunindo e se separando da França através de sucessivos tratados e casamentos entre três reis da França e Ana da Bretanha e depois sua filha Cláudia. O tratado definitivo, de 1532, trata das regras de anexação, que possui alguns itens estranhos, como por exemplo, que a França não poderia cobrar pedágio para o deslocamento entre os feudos. Essa regra é válida até hoje e a Bretanha é a única região da França que não tem estradas privadas, que cobram pedágios.

Neste post você vai ler as principais dicas para aproveitar melhor a sua estadia em Nantes.

Castelo dos Duques da Bretanha


Onde ficar

Nós ficamos no excelente Hotel Okko. O hotel, aliás, nos surpreendeu muito. Lá tudo é de primeira e o custo benefício é excelente e tem ótima localização, bem central, pertinho do Castelo dos Duques da Bretanha e da Catedral.

O quarto é ótimo e muito confortável. No Hotel tem academia, sauna e muito mais. Além do café da manhã, eles disponibilizam uma sala onde você pode pegar a qualquer momento água, suco e pequenos petiscos, além de usar os computadores, ler etc. Tudo incluso! A partir de 19h você também pode participar do tradicional aperitivo, e tem direito a uma taça de vinho ou cidra ou um copo de cerveja. Muito bom né?

Clique aqui para ver mais informações sobre o Okko Hotel.

Quarto do Okko Hotel. Muito confortável! - Nantes - França
Quarto do Okko Hotel. Muito confortável!

Aperitivo com Cidra e comidinhas de primeira qualidade

Sala super agradável e confortável com computadores, jornais, revistas, livros e muito mais - Okko Hotel - Nantes - França
Sala super agradável e confortável com computadores, jornais, revistas, livros e muito mais


O quê e onde comer

O que há de mais típico na Bretanha são os Crepes e Galettes, caramelos com manteiga salgada (carameles beurre salés) e as Cidras. Nantes ainda tem outra especialidade que é o vinho branco Muscadet, bem fresco, semelhante ao vinho verde português.

O restaurante que mais gostamos foi o La Reine Margot, que tem uns menus de entrada + prato principal + sobremesa muito bons. Outros bons restaurantes são o Le Tables de Nantes e La Cantine du Voyage.


Um típico crepe de Nantes - Esqueci de tirar foto do La Reine Margot :'( - Nantes - França
Um típico crepe de Nantes - Esqueci de tirar foto do La Reine Margot :'(


Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Uma forma que recomendo bastante para comprar Seguro Viagem, e que é como sempre compro, é usando o Buscador da Real Seguro Viagem. O princípio é mais ou menos o mesmo de buscadores inteligentes de passagens. Você entra com o período e o destino e ele te retorna uma série de opções de diferentes Seguros Viagem, emitidos por diversas companhias. (Leia mais sobre seguros aqui).

Clique aqui para acessar o buscador da Real Seguro Viagem


Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


O que conhecer

Como mencionado na introdução do post, Nantes teve a incrível ideia de pintar uma linha verde no chão, o que facilita muito a vida dos turistas. É só seguí-la!

Abaixo, será mostrado também um pouquinho dos pontos turísticos mais legais e imperdíveis.

Linha verde e, no fundo da foto, a antiga Porta da cidade.


Castelo dos Duques da Bretanha

O belo Castelo dos Duques da Bretanha (ou Château des Ducs de Bretagne) foi construído no século XV, para defender a Bretanha da França. Lá também funciona vários museus, entre eles, o Museu de História de Nantes, que é bem legal.

Dentro do Castelo

Dentro do Castelo

Vista a partir do Muro do Castelo para o lado de fora - Castelo dos Duques da Bretanha - Nantes - França
Vista a partir do Muro do Castelo para o lado de fora

Vista a partir do Muro do Castelo para o lado de dentro - Castelo dos Duques da Bretanha - Nantes- França
Vista a partir do Muro do Castelo para o lado de dentro

Castelo dos Duques da Bretanha - Nantes - França
Castelo dos Duques da Bretanha


Torre LU

Famosa torre, com linda arquitetura e antiga fábrica do biscoito mais conhecido da França, o LU, originário de Nantes.

Torre LU vista do Castelo dos Duques da Bretanha - Nantes - França
Torre LU vista do Castelo

Torre LU vista da Torre da Bretanha - Nantes - França
Torre LU vista da Torre da Bretanha


Catedral Saint Pierre et Saint Paul

Catedral muito bonita no estilo gótico. Fica bem próxima do Castelo dos Duques da Bretanha. Quando fomos ela estava fechada, pois sofreu um grande incêndio em 2015 e estava em restauração.

Catedral de Nantes
Catedral de Nantes

Catedral de Nantes vista da Torre da Bretanha - Nantes - França
Catedral de Nantes vista da Torre da Bretanha


Jardin des Plantes


É um enorme jardim bonito e criativo, com várias intervenções que interagem com a natureza e também exposições.

Na entrada tem logo um sorvetão pra tomar

Todo mundo gosta!

Depois tem esse olho sinistro aí

Alisando a Ursoruga (Lá tem dizendo que é uma tartaruga, mas saporra pra mim é um Urso) - Nantes - França
Alisando a Ursoruga (Lá tem dizendo que é uma tartaruga, mas saporra pra mim é um Urso)

Deixa eu subir aqui nesse banco gigante - Jardin des Plantes - Nantes- França
Deixa eu subir aqui nesse banco gigante

Legal, confortável, mas parece que diminuiu um pouco - Jardin des Plantes - Nantes - França
Legal, confortável, mas parece que diminuiu um pouco

Oxe, que porra é essa? Sou eu que tô crescendo ou esse banco tá diminuindo? - Jardin des Plantes - Nantes - França
Oxe, que porra é essa? Sou eu que tô crescendo ou esse banco tá diminuindo?

Saporra nem me cabe mais! - Jardin des Plantes - Nantes- França
Saporra nem me cabe mais!


Torre da Bretanha (Tour de Bretagne)

É o prédio mais alto de Nantes e você pode subir nele por apenas 1€. Lá em cima, ale'm da melhor vista de Nantes, tem um bar chamado Le Nid (O Ninho), com uma divertida decoração de ovos e cegonhas.

Torre da Bretanha - Nantes - França
Torre da Bretanha

Vista do alto da Torre da Bretanha - Nantes - França
Vista do alto da Torre

Vista do alto da Torre da Bretanha - Nantes - França
Vista do alto da Torre

Igreja vista da Torre da Bretanha - Nantes - França
Igreja vista da Torre da Bretanha

Le Nid - Com tanto ovo, melhor proteger os meus. Vai que a Cegonha invoca... - Torre da Bretanha - Nantes - França
Le Nid - Com tanto ovo, melhor proteger os meus. Vai que a Cegonha invoca...

Le Nid - Cegonha - Torre da Bretanha - Nantes - França
Le Nid - Olha ela aí...


Les Machines de L'île

Lugar muito legal, com um monte de grandes máquinas que simulam animais, como formigas, aves, aranhas e outros. Todos eles se movem, fazem sons, soltam água etc. Em várias delas você pode subir e até controlar um pouco. A mais famosa máquina é o grande elefante, ele tem 12 metros de altura por 8 de largura. Aqui um videozinho feito para o blog, mostrando um pouquinho do grande elefante, e abaixo algumas fotos.



Aranha no Machines de L'île - Nantes - França
Aranha no Machines de L'île

Formiga no Machines de L'île - Nantes - França
Formiga no Machines de L'île

Cegonha levantando voo - Les Machines de l'île - Nantes- França
Cegonha levantando voo


Museus

Nantes é uma cidade rica em cultura e história e, por isso, tem muitos museus bons. Os melhores são:

Musée d'histoire de Nantes - Aquele que fica no Castelo dos Duques da Bretanha. Toda a História de Nantes e da Bretanha

Musée Jules Vernes - Se você gosta de Júlio Vernes e de ficção cientifica, tem que passar nesse museu.

Mémorial de l'abolition de l'esclavage - Nantes foi o maior porto francês de onde partiam e chegavam os navios negreiros para buscar e levar escravos da África, tanto para as colônias francesas na América quanto para a própria metrópole francesa. O museu conta a história da escravidão na França e sua abolição.

Musée d'Histoire Naturelle - Para quem gosta de biologia e evolução das espécies.

Musée des Beaux-arts - Museu com bonitos quadros e esculturas, para quem gosta de arte.


Gostou do post? Compartilhe este post com seus amigos! Convide-os para uma bela Eurotrip!

Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)



Confira também os posts relacionados

Eurotrip - Primeira Vez na Europa - Nunca foi à Europa e quer primeiro conhecer as cidades do roteiro mais tradicional? Confira essas dicas!
Rennes - Conheça também a atual capital da Bretanha.
Paris - Essa é a cidade mais visitada do mundo. Se você ainda não foi. Vá!
Nice - Praia mais bonita que conheci na Europa.
Lille - Outra adorável cidade francesa, muito animada e com as melhores cervejas da França.
Curiosidades sobre a França - Divertidas curiosidades sobre a França e os franceses.
Típico Café Francês - O que dá o sabor da comida francesa.
Bruxelas - Você vai adorar a capital da Bélgica.
Londres - Cidade dos melhores pubs de Rock da Europa e tanta coisa para conhecer, e pertinho de Lille.
Roma - Essa cidade influenciou todas as outras! E preservou a sua história.
Atenas - E como falar de história sem falar de Atenas?
Berlim - Com bastante história das guerras e uma vida noturna agitada, Berlim não pode faltar na sua Eurotrip.
Lisboa - Cidade que não pode faltar na sua Eurotrip.

Navegue um pouco por nosso índice que certamente você vai encontrar a cidade que procura ou alguma história divertida para relaxar ;)
Índice de Posts com Roteiros, várias cidades e muito mais



Mais algumas fotos:


Destroyer francês

A Cultura custa caro? Tente a Ignorância!

Argolas (Feio né? Mas dizem que de noite é bonito)

Castelo Duques da Bretanha

"Eu te amo, mas eu tô com fome", "Eu sou a Rainha do Shopping"

Agradável noite pela cidade

Comente com o Facebook:

2 comentários: