Facebook Scripts

domingo, 6 de novembro de 2016

Bruxelas - Bélgica

Bruxelas deve ser um dos lugares mais subestimados da Europa. Muitas pessoas vão te dizer para não colocá-la no seu roteiro pela Europa, ou passar rapidinho, 1 ou 2 dias...

O que acontece na prática é que todo mundo que vai se encanta e percebe que deveria ter reservado mais tempo para Bruxelas.


A Bélgica é um pequeno país que possui duas regiões, cada uma com um idioma, o flamengo (variação dialética do holandês) e o francês. Isso torna a sua capital, Bruxelas, uma das cidades mais cosmopolitas e receptivas da Europa. A maioria das pessoas fala inglês (que acaba sendo o idioma de contato entre as duas regiões), além do francês e holandês. O país possui, na minha opinião, as melhores cervejas do mundo (Veja aqui minhas dicas de cervejas para tomar na Bélgica), e Bruxelas é uma cidade animada, com ótimas festas, ótima comida e surpreendentemente linda (eles dizem ter a praça mais bonita do mundo).

A cidade é tão incrível que eu já tinha ido em 2011, mas tive que passar por lá de novo em 2016, no roteiro que fiz e que você pode conferir aqui: Nossa Eurotrip com Oktoberfest.

Bruxelas fica bem pertinho de Londres, Paris e Amsterdã. Então, se estas cidades estiverem no seu roteiro pela Europa, dê um jeitinho de encaixar Bruxelas, você não vai se arrepender =)

Normalmente 3 dias são suficientes para conhecer bem a cidade.

Grand Place, a praça mais bonita do Mundo - Bruxelas - Bélgica
Grand Place, a praça principal de Bruxelas e, segundo eles, a mais bonita do Mundo

Onde ficar

Nós ficamos no B&B Tap Toe, que adoramos. O quarto é lindo, enorme e super confortável. Perfeito para casais. Tem uma sala e cozinha excelente, que você pode inclusive preparar a sua própria comida - O café da manhã é incluso. A localização também é excelente, fica subindo a rua do famoso Manneken Pis, símbolo da cidade, e pertinho da Grand Place, a praça principal de Bruxelas.

O café da manhã é delicioso e cheio de coisas típicas da Bélgica. Tudo de primeira qualidade.

Clique aqui para saber mais sobre o Tap Toe.

Excelente quarto do Tap Toe

O Café da manhã é delicioso, tudo do bom e do melhor

Sala e cozinha para os hóspedes

O quê e onde comer

Dois lugares cheios de ótimos restaurantes típicos são Place Sainte-Cathérine e a Grand Place. Ali não faltam opções.

Pratos típicos que você não pode deixar de provar são a Carbonnade Flamande, Moules Frites, acompanhados de uma boa cerveja belga, claro. De sobremesa prove as gaufres, de caramelo ou de um dos diversos sabores, e claro, os deliciosos chocolates belgas. Para lanchar não deixe de comer batatas fritas no cone, enquanto sai andando por aí. As batatas fritas foram inventadas na Bélgica, e eles continuam a fazer as melhores do Mundo, crocantes por fora e macias por dentro.

Moules Frites - Bruxelas - Bélgica
Moules Frites

Carbonade Flammande - Bruxelas - Bélgica
Carbonade Flammande

Comidas e cervejas típicas e boas amizades, alimentando a barriga e a alma - Bruxelas - Bélgica
Comidas e cervejas típicas e boas amizades, alimentando a barriga e a alma



Onde sair

Dois lugares que recomendo demais são o Delirium Café e o Madame Moustache.

O Delirium Café é um bar bem típico, com centenas de rótulos de cervejas belgas. Muitas opções deliciosas. Dá para ir de dia ou de noite.

O Madame Moustache é uma discoteca bem animada e divertida, com música variada, e claro, ótimas cervejas.

A Vila do Delirium Café - Bruxelas - Bélgica
A Vila do Delirium Café

Dentro de um dos bares Delirium Café da vila - Bruxelas - Bélgica - Cerveja
Dentro de um dos bares Delirium Café da vila

Cervejas e mais cervejas no Delirium Café

Madame Moustache - Bruxelas - Bélgica
Madame Moustache



Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Uma forma que recomendo bastante para comprar Seguro Viagem, e que é como sempre compro, é usando o Buscador da Real Seguro Viagem. O princípio é mais ou menos o mesmo de buscadores inteligentes de passagens. Você entra com o período e o destino e ele te retorna uma série de opções de diferentes Seguros Viagem, emitidos por diversas companhias. (Leia mais sobre seguros aqui).

Clique aqui para acessar o buscador da Real Seguro Viagem



O que conhecer

Existem duas zonas em Bruxelas que valem a pena. Boa parte dos lugares legais estão no centro da cidade. Em geral, 2 dias devem ser suficientes para conhecer bem o centro.

O outro lugar bem turístico é na região do Brussels Expo, que fica um pouco longe do centro (mas tem metrô fácil). Lá, além do famoso Atomium, tem um monte de coisa legal para você conhecer. Imperdível também.

Vou mostrar primeiro lugares na região mais central, para conhecer em dois dias e depois os lugares em torno do Brussels Expo.

Grand Place

Talvez a praça mais bonita do mundo, ela é a principal praça da cidade. Uma praça grande, retangular e com belos edificios com detalhes dourados. Um deles, a Câmara Municipal, de estilo gótico, possui 294 estátuas do século XIX. Todos os anos pares, no dia 15 de agosto, a praça é decorada com um lindo tapete de flores.

Vídeo da Grand Place, no estilo dublagem de Sessão da Tarde:



Câmara Municipal de Bruxelas - Grand Place - Bruxelas - Bélgica
Câmara Municipal

Grand Place

Grand Place

Detalhe de um dos edifícios da Grand Place

Grand Place

Grand Place

Manneken Pis

É o símbolo da cidade, que nada mais é que um menino mijando. Cada dia uma roupa diferente é colocada nele. Diz a lenda que a cidade era toda de madeira e um grande incêndio a consumiu. O menino heroicamente mijou e apagou o incêndio.

Manneken Pis com roupa de gaúcho - Bruxelas - Bélgica
Manneken Pis com roupa de gaúcho

Ah menino lazarento, mijando na minha cabeça - Bruxelas - Bélgica
Ah menino lazarento, mijando na minha cabeça

Outra roupa do menino mijão

De madrugada ele fica pelado, e é também a melhor hora para tirar fotos, pois durante o dia tem sempre milhões de chineses batendo fotos
Por toda cidade existem várias réplicas do Manneken Pis. Nesta, ele enche o copo de cerveja. Que delícia! - Bruxelas - Bélgica
Por toda cidade existem várias réplicas do Manneken Pis. Nesta ele enche o copo de cerveja. Que delícia!

Jeanneken Pis

O bonequinho mijão é um sucesso tão grande que resolveram também fazer a sua versão feminina. Ela fica na vila do Delirium Café.

Jeanneken Pis - Bruxelas - Bélgica - Delirium Café
Jeanneken Pis

Galeries Royales Saint-Hubert

Se Paris tem suas Galerias Lafayette, Bruxelas tem a Saint-Hubert. São galerias chiques e bonitas com as marcas mais famosas.

Galeries Royales Saint-Hubert

Museu do Chocolate

Bruxelas é o paraíso dos chocolates, então não poderíamos deixar de ir no museu do chocolate. Lá, um funcionário muito engraçado mostra como se faz chocolate e depois você pode ver uma série de informações e objetos relacionados à história do chocolate. O museu fica coladinho com a Grand Place, a entrada custa 6€ e dá direito a degustações.

Ensinando a fazer chocolate - Museu do Chocolate - Bruxelas - Bélgica
Ensinando a fazer chocolate

Caixas antigas de chocolate - Museu do Chocolate - Bruxelas - Bélgica
Caixas antigas de chocolate

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores está num belo edifício próximo ao Manneken Pis e à Grand Place. Em frente há uma grande praça onde sempre ocorrem diferentes eventos e manifestações.

Bolsa de Bruxelas


Palácio Real

Localiza-se ao lado oposto do prédio do Parlamento, no outro lado do Parque de Bruxelas. Os dois edifícios simbolizam o sistema de governo da Bélgica: a monarquia constitucional.

Palácio Real de Bruxelas - Bélgica
Palácio Real

Parlamento

O Parlamento Federal da Bélgica é o parlamento bicameral da Bélgica, é composto da Câmara dos Representantes e do Senado, sua sede é o Palácio da Nação em Bruxelas.

Parlamento

O Parlamento com sua imponente estátua

Bandeira Belga no detalhe do Parlamento



Vista da cidade, Palácio da Justiça e Elevador

Depois de conhecer o Parlamento e o Palácio Real, vá andando até o elevador de vidro da cidade. No caminho você vai encontrar belos parques e também o Palácio da Justiça. Do alto você consegue ver boa parte da cidade, inclusive o Atomium, bem de longe. Depois você pode descer o elevador e continuar uma agradável caminhada na parte baixa.

Vista da cidade

Tava bêbada? Caiu de muito doida



Não vai passar nada!

Vista da cidade com o Atomium ao fundo

Elevador de Vidro

Pracinha agradável embaixo do elevador

Palácio da Justiça

Região do Brussels Expo

A partir daqui você vai ver alguns lugares legais para visitar na região da Brussels Expo. Como o lugar é um pouco afastado, reserve um dia inteiro para visitá-lo. No complexo tem ótimos restaurantes que você pode comer deliciosa comida típica ou tomar uma cerveja belga. Vou detalhar apenas as atrações Atomium e Mini Europe, mas tem muito mais coisas para fazer por lá, como a própria Brussels Expo, um parque aquático e muito mais.


Atomium

Um dos símbolos mais importantes da cidade, o Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. De lá dá para ver a cidade inteira.

Atomium

Vista do Atomium para a Expo

Vista do Atomium para o Mini Europe

be welcome!

Lá dentro tem um monte de exposição que dá para fazer fotos idiotas como esta

be. Welcome!

O Atomium visto do complexo turístico
Brussels Expo

Mini Europe

Um dos lugares que mais gostei na minha Eurotrip. É como fazer uma Eurotrip inteira em poucas horas. O lugar tem miniaturas dos principais pontos turísticos de todos os países da União Europeia. É uma visita imperdível e deliciosa.

Tem uma entrada combinada que dá acesso ao Atomium e ao Mini-Europe e custa 24,50€.


Um dos primeiros lugares do Mini Europe, com o Atomium ao fundo

Amsterdã retratada no Mini Europe. Para ver nosso Post completo sobre Amsterdã, clique aqui



Abaixo, a parte de Londres, onde eles brincam com a saída da Grã Bretanha da União Europeia. Para ler mais sobre o nosso post de Londres, com dicas de estudos de Inglês, clique aqui.



Big Ben e Parlamento inglês no Mini Europe - Bruxelas - Bélgica
Big Ben e Parlamento inglês

Há também monumentos bem legais sobre Portugal, como a Torre de Belém, em Lisboa. Para ler mais sobre Lisboa, clique aqui.

Torre de Belém
E tem também o Porto, com sua linda Ribeira. Para ler mais sobre o Porto, clique aqui.




A Itália, claro, não podia deixar de ser representada com muitas cidades. Abaixo, a famosa Torre de Pisa. Para ler mais sobre Pisa, clique aqui.

Torre de Pisa

E também Florença. Para ler mais sobre Florença, clique aqui.

Palazzo Vecchio

Tem o Portão de Brandemburgo e o muro de Berlim como era antes de derrubado, bem legal! Para ler mais sobre Berlim, clique aqui.


Portão de Brandemburgo e o muro de Berlim

A Acrópole de Atenas, na Grécia... Para ler mais sobre Atenas, clique aqui.

Acrópole de Atenas

E Paris representada por inúmeros monumentos, incluindo a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Sacre Coeur. Para ler mais sobre Paris, clique aqui.


Torre Eiffeil com o Atomium ao fundo

E a Grand Place de Bruxelas lindamente representada aqui. Para ler mais sobre Bruxelas, não clique em lugar nenhum, leia aqui mesmo =P



Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


Gostou do post? Compartilhe este post com seus amigos! Convide-os para uma bela Eurotrip!

Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Confira também os posts relacionados:

Eurotrip - Primeira Vez na Europa - Nunca foi à Europa e quer primeiro conhecer as cidades do roteiro mais tradicional? Confira essas dicas!
Nossa Eurotrip com Oktoberfest - Veja como foi nossa viagem que incluiu Bruxelas.
Avião, Trem ou Ônibus? Qual a melhor forma de viajar entre cidades da Europa? Essa matéria te ajuda a encontrar a melhor opção em cada trecho.
Bruges - Cidade próxima a Bruxelas. Muito bonita e romântica.
Paris - Essa é a cidade mais visitada do mundo. Se você ainda não foi. Vá!
Lille - Cidade francesa incrível a apenas 35 minutos de Bruxelas de trem.
Londres - Cidade dos melhores pubs de Rock da Europa e tanta coisa para conhecer, e pertinho de Bruxelas.
Amsterdã - Mais uma incrível cidade próxima a Bruxelas.
Barcelona - Dizem que é a cidade mais animada da Europa. Gosta de festas? Então não perca!
Palma de Maiorca - Ilha espanhola linda e cheia de festas!
Míconos - Ilha grega mais animada de todas.
Roma - Essa cidade influenciou todas as outras! E preservou a sua história.
Atenas - E como falar de história sem falar de Atenas?
Berlim - Com bastante história das guerras e uma vida noturna agitada, Berlim não pode faltar na sua Eurotrip.
Lisboa - Cidade que não pode faltar na sua Eurotrip.

Já temos mais de 100 posts! Navegue um pouco por nosso blog que certamente você vai encontrar a cidade que procura ou alguma história divertida para relaxar ;)

Precisa de ajuda? Veja o nosso Índice!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário