Facebook Scripts

domingo, 20 de janeiro de 2019

Melhores Bairros para se Hospedar em Salvador - Bahia

Eu nasci e cresci em Salvador e sempre fui apaixonado por essa cidade, mas até então, não tinha escrito nenhum post aqui no blog sobre ela. Já era hora de fazê-lo =)

Salvador é uma cidade linda e tem uma cultura muito rica, mas é também enorme, com uma certa violência e com uma certa dificuldade de locomoção. Salvador tem muitas opções de bairros para hospedagem e por isso é muito importante saber onde se hospedar de acordo com o seu tipo de viagem.

Neste post eu vou te contar um pouco sobre as características de cada bairro, e também te dar algumas dicas de bons hotéis em Salvador para todos os bolsos e estilos.

Vista do alto do Elevador Lacerda para a Baía de Todos os Santos


Mapa de Salvador com os principais bairros aqui recomendados, que serão descritos logo adiante:



Pelourinho



O Pelourinho é o bairro turístico mais famoso de Salvador e muitos turistas querem ficar lá quando visitam a cidade. Mas é também preciso saber que é um bairro um pouco perigoso dependendo do horário, e com muita gente insistindo para vender coisas para turistas o tempo todo.

Se você é daqueles que gosta mais de aproveitar o dia e dormir cedo, e viver a cultura e história do lugar intensamente, o Pelourinho é uma boa opção. Mas se você gosta de sair à noite e voltar tarde, o Pelourinho não é muito recomendável depois das 22h. Além disso, a maioria de suas ruas são exclusivas para pedestres, e dependendo da sua hospedagem, o táxi pode não conseguir te deixar na porta do hotel.

Recomendações de Hospedagem

Padrão alto:

Hotel Fasano - O Hotel Fasano se instalou recentemente em Salvador, num prédio histórico na primeira sede do Jornal A Tarde, o maior da Bahia. Fica em frente à Praça Castro Alves, na entrada do Pelourinho, e tem uma linda vista para a Baía de Todos os Santos. Clique aqui para saber mais sobre o Hotel Fasano.

Fera Palace - Hotel de luxo também recém inaugurado, fica num prédio histórico na entrada da tradicional Rua Chile, com vista para a Praça Castro Alves e a Baía de Todos os Santos. Clique aqui para saber mais sobre o Fera Palace.

Pestana Convento do Carmo - O Hotel é todo construído em arquitetura colonial, onde funcionava um antigo convento. Bonito e elegante, ele fica coladinho com o Pelourinho, no bairro do Santo Antônio. Clique aqui para saber mais sobre o Pestana Convento do Carmo.

Hotel Villa Bahia - O Hotel fica no coração do Pelourinho, no largo da Igreja de São Francisco, a Igreja com mais ouro no Brasil. Clique aqui para saber mais sobre o Hotel Villa Bahia.

Padrão intermediário:

Bahiacafé Hotel - Hotel no coração do Pelourinho com preço mais acessível e ótimas avaliações. Clique aqui para saber mais sobre o Bahiacafé Hotel.

Pousada Pedacinho da Bahia - Pousada construída num antigo casarão, mesclando o moderno com o tradicional. Também fica no coração do Pelourinho. Clique aqui para saber mais sobre a Pousada Pedacinho da Bahia.

Hostels:

Galeria 13 - Ótima localização e bastante animado. Clique aqui para saber mais sobre a Galeria 13.


Barra



O Farol da Barra é um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador. O Farol, que é também uma fortificação, é o mais antigo das Américas, e até mesmo mais velho que a cidade de Salvador (ele foi construído em 1536 e passou por diversas reformas e ampliações).

A Barra é um dos bairros mais nobres de Salvador e também possui boas praias, shoppings, restaurantes, etc. É mais seguro que o Pelourinho e tem muita coisa para fazer à noite. Também é o início do famoso circuito de carnaval Barra-Ondina, o que também o torna ótimo para quem vai sair em algum bloco.

Recomendações de Hospedagem

Padrão alto:

Monte Pascoal Praia Hotel - Provavelmente o hotel com melhor estrutura na Barra, ele fica em frente ao mar e pertinho do farol. Clique aqui para saber mais sobre o Monte Pascoal Praia Hotel.

Padrão intermediário:

The Hotel - Moderno e fica numa das melhores áreas de Salvador. Clique aqui para saber mais sobre o The Hotel.

Hotel Porto Salvador - O Hotel é aconchegante e fica numa das praias mais gostosas de Salvador, o Porto da Barra. Clique aqui para saber mais sobre o Hotel Porto Salvador.

Hostels:

Tô em Casa Hostel - Localização excelente, limpo e bonito. Clique aqui para saber mais sobre o Tô em Casa Hostel.

Hostel Barra - Uma das hospedagens com melhor custo-benefício. Clique aqui para saber mais sobre o Hostel Barra.


Rio Vermelho


O Rio Vermelho já foi uma antiga vila de pescadores e se tornou o bairro mais boêmio de Salvador. É como se fosse a Lapa no Rio de Janeiro, ou a Vila Madalena em São Paulo. Lá você vai encontrar muitas opções de bares, restaurantes e também o acarajé mais famoso de Salvador. O Acarajé de Dinha.

Se você gosta de sair à noite, o Rio Vermelho pode ser uma ótima opção. Se o seu objetivo principal em Salvador são as praias, fique ligado: apesar de as praias do Rio Vermelho serem bonitas, normalmente estão impróprias para banho.

Recomendações de Hospedagem

Padrão alto:

Zank by Toque Hotel - Um dos hotéis mais chiques do Rio Vermelho. Clique aqui para saber mais sobre o Zank.

Pestana Bahia - Um dos hotéis mais tradicionais de Salvador, em frente ao mar, com uma linda vista. Clique aqui para saber mais sobre o Pestana Bahia.

Padrão intermediário:

Ibis Salvador - O Íbis tem aquele padrão que todo mundo conhece, com um dos melhores custos benefícios do mercado. Clique aqui para saber mais sobre o Ibis Salvador.

Mercure Salvador - Outro hotel da mesma empresa do Ibis (Accor), mas com padrão mais alto e também com ótimo custo benefício. Clique aqui para saber mais sobre o Mercure.

Hostels:

Pousada e Hostel Chez Marianne - O albergue tem ótima avaliação e fica muito bem localizado, bem perto do Largo de Santana, onde está o acarajé mais famoso da cidade e vários bares. Clique aqui para saber mais sobre a Pousada e Hostel Chez Marianne.

Hostel Rio Vermelho - Outro ótimo hostel com boa localização, perto do Largo da Mariquita e dos botecos do antigo Mercado do Peixe. Clique aqui para saber mais sobre o Hostel Rio Vermelho.

F Design - Outro hostel bem bacana e bonito, colado com o Largo de Santana. Clique aqui para saber mais sobre o F Design.


Ondina


Ondina é um bairro muito bom, mas não é tão turístico. Em Ondina está o maior campus da Universidade Federal da Bahia, o Zoológico e o final do circuito de carnaval Barra-Ondina. Ondina, na minha opinião, é o melhor ponto para passar o carnaval de Salvador. Suas ruas são mais amplas, tem menos muvuca e menos violência.

Eu recomendo ficar em Ondina em duas situações: 1) Se você estiver indo para Salvador para passar o carnaval, no circuito Barra-Ondina, ou 2) Se você estiver indo para algum evento no campus Ondina da UFBA. Para outras situações, eu recomendaria outros bairros.

Recomendações de Hospedagem

Padrão alto:

Vila Galé Salvador - Localizado no famoso beco de Ondina, um dos pontos mais requisitados do carnaval de Salvador, o Vila Galé fica em frente ao mar. Clique aqui para saber mais sobre o Vila Galé.

Padrão intermediário:

Hotel Portobello - Fica num ótimo ponto, bem perto do final do circuito do carnaval e perto da UFBA. Clique aqui para saber mais sobre o Hotel Portobello.


Outras opções são os apartamentos e apart-hotéis, como por exemplo no ótimo e bem localizado Ondina Apart: Clique aqui para ver apartamentos em Ondina.


Corredor da Vitória

Provavelmente o metro quadrado mais caro de Salvador, o Corredor da Vitória é cheio de prédios de luxo e antigos casarões. Zona bem nobre, com vista do alto para a Baía de Todos os Santos e perto do Teatro Castro Alves, Concha Acústica, Campo Grande (tenha atenção ao andar pelo Campo Grande, pois é um pouco perigoso), Yacht Clube da Bahia e no meio dos dois principais circuitos do carnaval, sendo possível ir andando para os dois. Também fica perto da Barra e do Centro Histórico.


Recomendações de Hospedagem

Padrão alto:

Wish Hotel da Bahia - Hotel de luxo ao lado do Campo Grande. Clique aqui para saber mais sobre o Wish Hotel da Bahia.

Padrão intermediário:

Hotel Bahia do Sol - Hotel muito bem avaliado, com bom custo benefício, no meio do Corredor da Vitória. Clique aqui para saber mais sobre o Hotel Bahia do Sol.

Sol Victoria Marina - Flat virado para a Baía de Todos os Santos, com uma linda vista e pier privativo. Clique aqui para saber mais sobre o Sol Victoria Marina.


Pituba - Itaigara


Comparados com outros bairros da histórica Salvador, a Pituba e o Itaigara são bairros extremamente jovens, modernos e planejados. São bairros muito bons, cheios de bares, restaurantes, comércio, mas pouco turísticos.

Vale a pena se hospedar neles se você estiver indo para algum evento nas redondezas, ou se o seu foco principal for balada.

A Pituba tem uma bonita praia, mas cheia de pedras e com o mar um pouco sujo, imprópria para banho.

Recomendações de Hospedagem

Padrão alto:

Fiesta Hotel - Hotel 5 estrelas, localizado na Avenida ACM, perto da região do Iguatemi e da orla da Pituba. Clique aqui para saber mais sobre o Fiesta Hotel.

Padrão intermediário:

Real Classic Bahia - Hotel com ótimo custo benefício, em frente ao Jardim dos Namorados, com vista para o mar. Clique aqui para saber mais sobre o Real Classic Bahia.

Marano Hotel - Hotel moderno e bem localizado. Clique aqui para saber mais sobre o Marano Hotel.


Região do Iguatemi



A Região do Iguatemi é hoje o centro financeiro de Salvador. Nela estão duas das avenidas com mais prédios comerciais importantes em Salvador: a Avenida ACM e a Avenida Tancredo Neves. O lugar não é turístico, mas é bastante moderno, e também engarrafado. A Rodoviária da cidade também fica na região.

Só recomendo se hospedar na região se você for a Salvador a trabalho ou para eventos que aconteçam na região.

* Região do Iguatemi é um nome informal para a região do centro financeiro de Salvador, mas todos os soteropolitanos conhecem a região por esse nome. O nome vem do antigo Shopping Iguatemi, que após ser construído fez desenvolver toda a região, que antes era apenas mato, a ponto de se tornar uma potência econômica na cidade. A região abrange parte do Caminho das Árvores, Pituba, Costa Azul e Brotas, em suas zonas limítrofes.

Recomendações de Hospedagem

Padrão alto:

Salvador Business & Flat - O hotel fica em frente ao Shopping Salvador, o maior da cidade, e na Avenida Tancredo Neves, onde estão as sedes de algumas das maiores empresas de Salvador. Clique aqui para saber mais sobre o Salvador Business & Flat.

Intercity Salvador - Prédio moderno na Avenida Tancredo Neves e ao lado do Shopping Salvador. Clique aqui para saber mais sobre o Intercity Salvador.

Padrão intermediário:

Conect Smart Hotel - Colado com a Avenida ACM e com o Shopping da Bahia (segundo maior de Salvador, e antigo Shopping Iguatemi). Clique aqui para saber mais sobre o Conect Smart Hotel.

Mercure Salvador Pituba - Apesar de ter o nome "Pituba", ele fica numa região limítrofe, junto à Avenida Tancredo Neves. Clique aqui para saber mais sobre o Mercure.


Avenida Paralela

É uma grande avenida que fica numa região da cidade que só foi povoada há poucas décadas. É longe do centro e dos lugares turísticos, mas é perto do Aeroporto de Salvador e dos limites da cidade. Só recomendo se hospedar na Avenida Paralela se você precisar ficar muito perto do aeroporto, ou se o seu foco for sair de carro para o Litoral Norte, para lugares como Praia do Forte, Itacimirim, Imbassaí, Guarajuba ou Arembepe.

Recomendações de Hospedagem

Padrão alto:

Novotel Hangar Aeroporto - Hotel muito bom que fica pertinho do Aeroporto. Clique aqui para saber mais sobre o Novotel Hangar Aeroporto.

Padrão intermediário:

Ibis Aeroporto Hangar - O padrão Ibis que todo mundo conhece colado no Aeroporto de Salvador. Clique aqui para saber mais sobre o Ibis Aeroporto Hangar.


Itapuã - Stella Maris - Praia do Flamengo


Itapuã é aquele bairro, dono do Farol de Itapuã e da Lagoa de Abaeté, que tanto foi cantado por músicos da Bossa Nova e MPB. É um bairro bem afastado do centro e no passado era um bairro de casas de veraneio, onde as pessoas iam passar os finais de semana, feriados e férias. A cidade cresceu e o bairro passou a ser plenamente habitado.

Stella Maris e Praia do Flamengo são os dois últimos bairros do litoral soteropolitano (a cidade vizinha é Lauro de Freitas) e possuem as melhores estruturas de barracas de praia de Salvador.

Os três bairros também têm saída fácil para o Litoral Norte, de modo que só recomendo ficar neles se você já conhecer a parte mais central de Salvador e estiver buscando mais as praias destes 3 bairros e do Litoral Norte (Praia do Forte, Itacimirim, Imbassaí, Guarajuba, Arembepe etc.).

Recomendações de Hospedagem

Padrão alto:

Hotel Deville Prime - Fica no antigo tradicional Hotel Quatro Rodas. É um hotel luxuoso, perto da praia. Clique aqui para saber mais sobre o Hotel Deville Prime.

Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions - Em frente ao mar, com uma grande estrutura de resort. Clique aqui para saber mais sobre o Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions.

Catussaba Resort Hotel - Mais um luxuoso hotel em frente ao mar, com uma grande área de lazer. Clique aqui para saber mais sobre o Hotel Catussaba.

Padrão intermediário:

Mar Brasil Hotel - Ótimo hotel pertinho do Farol de Itapuã. Clique aqui para saber mais sobre o Mar Brasil Hotel.

Hostels:

Hostel Sal Bahia - Albergue simples, mas com um pessoal muito atencioso e perto da praia. Clique aqui para conhecer mais sobre o Hostel Sal Bahia.

Hostel Itapuã - Outra opção de albergue pertinho da Praia de Itapuã. Clique aqui para saber mais sobre o Hostel Itapuã.



Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Morro de São Paulo - Perto de Salvador, nessa ilha carro não entra.
Ilha de Itaparica - Ilha de águas mornas e calmas, é tão perto de Salvador que dá para ver de lá.
Jericoacoara - Um dos lugares mais incríveis do Ceará.
Fernando de Noronha - Uma de suas praias foi eleita 3 vezes a mais bonita do mundo.
Porto de Galinhas - Muitas piscinas naturais e um dos melhores lugares do Brasil para praticar mergulho.
Praia dos Carneiros - Se você quer uma praia bonita e tranquila, esse é o seu lugar.


Veja todos os Posts Sobre o Brasil
Veja o nosso índice de Posts

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. oi,gostei muito dos seus comentários sobre os pontos turísticos, mas reparei que vc cita muito a violência na bahia,eu pretendo ir em março.
    é muito perigoso mesmo , tenho que tomar algumas precauções e quais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, Salvador é uma cidade violenta como a maioria das capitais do Brasil, especialmente no Centro da Cidade. Tome as mesmas precauções que você tomaria em outra capital brasileira e tudo correrá bem =)

      Abraço!

      Excluir
    2. Quero comprar meu apartamento ai, mais fico em dúvida do melhor bairro, no que se refere a segurança costumo chegar tarde as vezes e me preocupo em está morando em um bairro mais seguro. Atualmente moro em Belo Horizonte e aqui é muito tranquilo.

      Excluir