Facebook Scripts

domingo, 1 de outubro de 2017

Holambra - São Paulo - Brasil

Holambra, também conhecida como a cidade das Flores, é uma cidade brasileira de colonização holandesa no estado de São Paulo, pertinho de São Paulo capital e de Campinas. 2 dias são suficientes para conhecer bem. É uma cidade perfeita para dar aquela escapada de final de semana!

O principal evento da cidade é a Expoflora, que costuma começar no final de Agosto e vai até o final de Setembro, dando as boas vindas à Primavera. Mas a cidade não se limita somente à Expoflora. Vale a pena ir também em outras épocas e conhecer a arquitetura típica holandesa do Centro da Cidade, além dos restaurantes maravilhosos.

Holambra é uma cidade jovem, de 1948, fundada por holandeses que chegaram na antiga Fazenda Riberão, que ficava situada no município de Mogi-Mirim, construindo a cidade do nada em um lugar que estava praticamente abandonado.

Os principais motivos da imigração desses holandeses foram econômicos. A Holanda estava devastada por causa da Segunda Guerra Mundial e não havia muita perspectiva de futuro. O Brasil foi escolhido por oferecer a opção de assentamento coletivo.

Em 1960 havia cerca de 850 holandeses na região, mas a região levou tempo para prosperar, tendo quase falido e precisando ser socorrida pelo governo holandês. Nos anos 60 se desenvolveu por lá a cultura das flores, que projetou a cidade do ponto de vista turístico.

O nome da cidade vem da junção de HOLanda, AMérica e BRAsil.

(Veja também o nosso post sobre Amsterdã)

Expoflora de Holambra, Cidade das Flores - São Paulo - Viajar, Mochilão, Escapada, Final de Semana
Expoflora


Como chegar

A melhor forma de chegar em Holambra é de carro por São Paulo, Campinas ou outras cidades da região. De São Paulo ou Campinas para lá as estradas são muito boas e seguras, mas lembre-se de levar dinheiro trocado para o pedágio. Você também pode optar por ir de ônibus ou de excursão (somente na época da Expoflora).

Se você não mora perto o suficiente, também pode pegar um voo até São Paulo ou Campinas e alugar um carro.

A gente sempre aluga carro na RentalCars, que pertence ao mesmo grupo do Booking. Eles têm um buscador, com a mesma ideia do booking, que procura em várias locadoras diferentes, com avaliações dos usuários que garantem a qualidade, permitindo encontrar o melhor custo benefício. Você reserva pela internet e quando chega no aeroporto o carro já está pronto (Link da RentalCars).



Onde ficar

O ideal é ficar em Holambra, mas como a cidade é bem pequena e não tem tantas opções assim, você precisa reservar com bastante tempo de antecedência se for época de Expoflora, senão os preços podem ficar bem salgados. Outra opção é fazer como eu fiz e se hospedar nas cidades próximas, como Paulínia, por exemplo.

Clique aqui para ver hotéis em Holambra

Clique aqui para ver hotéis em Paulínia



Onde comer

Ir para Holambra é uma ótima oportunidade de degustar comida típica holandesa sem sair do Brasil. Os dois restaurantes que mais gostei foram o Casa Bela e o Martin Holandesa. Você pode encontrá-los dentro da Expoflora e também no centro da cidade.

Um ótimo lugar para comer doces é o Zoet en Zout.

Diversos pratos dos restaurantes Casa Bela e Martin Holandesa - Holambra - pannekoeken, mostarda, cogumelos holandeses, linguiça, stroopwafel, queijo, gouda, gruyere
Diversos pratos dos restaurantes Casa Bela e Martin Holandesa


O que fazer

Holambra é uma cidade muito bonita e organizada, com muitas construções com arquitetura típica holandesa. Vamos falar primeiro da Expoflora e depois do centro da cidade. Não deixe de ir para Holambra se não puder ir durante a Expoflora. A cidade também é incrível em outras épocas do ano!


Expoflora

Como explicado na introdução, a Expoflora acontece do final de Agosto ao final de Setembro. O evento é enorme e tem muito mais do que só flores para ver. Você vai encontrar desfiles, danças típicas, muita comida gostosa, chuva de pétalas, parque de diversões, shows e muito mais!

Veja um pouco do vídeo que preparamos sobre a chuva de pétalas (que começa às 16h30 e nós acabamos perdendo o horário) e danças típicas:



A decoração da Expoflora é toda voltada para a Holanda: Tamancos de madeira (até nos telefones públicos), pessoas vestidas a caráter, sempre um carro antigo florido (em 2017 foi um fusca rosa), além de flores, moinhos e arquitetura holandesa por todos os lados.

Para saber mais sobre a Expoflora e comprar ingressos, visite o site oficial: www.expoflora.com.br

Painel de vidro e flores na Expoflora

O Fusca Rosa todo florido

Mais flores e painel com casas de Amsterdã ao fundo

Mais flores!

Pôr-do-Sol no parque de diversões

Noite na Expoflora

Um dos quadros da exposição que retrata a Holanda na Expoflora

Museu de Holambra

Uma das coisas mais legais para ver em Holambra é o seu museu que conta direitinho a História da cidade e por que os holandeses vieram parar aqui na Brasil depois da Segunda Guerra Mundial. Lá também mostra como eram as casas e a vida das primeiras famílias, com um grande acervo de máquinas agrícolas e objetos da época.

O Museu fica na mesma área da Expoflora, mas dá para visitá-lo em outras épocas também.

Casa típica das primeiras famílias nos primeiros anos no Brasil

Alguns móveis

Penteadeira com boneca tenebrosa que gira

Moinho Povos Unidos

O famoso moinho é um dos maiores do Brasil e um dos principais símbolos da cidade. O moinho é uma cópia fiel dos famosos e tradicionais moinhos holandeses.

Projetado pelo holandês Jan Heijdra, um dos poucos especialistas na construção de moinhos, o Povos Unidos tem um mirante de onde se pode ver belas paisagens da estância turística. Acima do mirante estarão as pás do moinho holambrense, com 12 metros cada e envergadura de 24 metros de ponta a ponta. Sua tração motora gera 60 cavalos de força, o suficiente para movimentar duas pedras de basalto de lava com o peso de uma tonelada cada.

O Moinho Povos Unidos Possui 10 andares, sendo 7 abertos à visitação.

Moinho Povos Unidos - Holambra - São Paulo
Moinho Povos Unidos

Pórtico de Holambra

Logo na entrada da cidade você encontra o lindo pórtico de arquitetura holandesa dando as boas vindas.

Pórtico de Holambra

Centro da Cidade

O Centro de Holambra é muito charmoso e possui diversas construções com arquitetura típica. As principais ruas para passear são a Rua Dória Vasconcelos e a Rua Campo de Pouso, com muitos restaurantes, lojas de souvenir e de decoração.

Rua Dória Vasconcelos
É possível encontrar várias construções como esta

Lago Vitória Régia e o Deck do Amor

O Lago não é espetacularmente bonito. Há muitos lagos parecidos em outras cidades brasileiras. É, porém, um lugar bastante agradável para caminhar. Na ponte que dá acesso liga o centro ao lugar onde fica a Expoflora está o Deck do Amor, onde pessoas colocam cadeados com juras de amor eterno.

Lago Vitória Régia

Deck do Amor

Vídeos

No final de semana que passamos por lá fizemos vários Stories no Instagram. Se você perdeu, abaixo temos um resumão (inclusive explicando sobre minha camisa laranja ridícula):


Ainda não conhece nosso Instagram? Siga @ariquezadeviajar que sempre tem novidades!

Abaixo o nosso vídeo editado com o melhor de Holambra:



Veja mais algumas fotos no final do post.


Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar

Confira os posts relacionados

Amsterdã - Agora que você já conheceu Holambra, já pode conhecer a capital da Holanda.
Bruxelas - E se for em Amsterdã, não deixe de conhecer Bruxelas. É linda!
Campos do Jordão - Cidade bem perto de Holambra, dá até para fazer um roteiro!
Curiosidades sobre São Paulo - Se você for de São Paulo, vai adorar essas curiosidades.


Veja também:
Todos os Posts sobre o Brasil
Todos os Posts sobre a Holanda
Todos os posts com Vídeos



Índice de todos os posts




Foto com o Homem-Tulipa!




Note que a Árvore está com tamancos holandeses no lugar dos frutos


Até o telefone é um tamanco de madeira!

Desfile de flores e mais atrás escoteiros de vários lugares do mundo

A árvore dá várias dicas da Expoflora

Após a chuva de pétalas

Mais um tamanco

Museu de Holambra

Museu de Holambra

Museu de Holambra

Um pouco da Arte de Van Gogh, no Museu de Holambra

Anne Frank - Museu de Holambra

Museu de Holambra

Museu de Holambra

Museu de Holambra

Museu de Holambra




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário