Facebook Scripts

domingo, 28 de janeiro de 2018

Onde comer em Havana - Cuba

Eu costumo colocar as informações sobre alimentação, das cidades sobre as quais escrevo aqui no blog, dentro dos próprios posts do blog. No caso de Havana, colhemos tanta informação, que fez-se necessário um post à parte.




Em geral, comer em Cuba é relativamente barato. É possível encontrar pratos maravilhosos de lagostas a partir de 10 CUC. Na região turística, os preços dos pratos costumam variar entre 10 e 25 CUC.

Os restaurantes que os cubanos comem se chamam Paladares. Nestes restaurantes é possível comer bem por um preço muito barato, que costuma ser entre 1 e 4 CUC, aproximadamente. Como os paladares ficaram famosos, existem muitos restaurantes que vão te dizer que são paladares, mas na verdade são restaurantes para turistas, com preços para turistas. Tenha cuidado quando os cubanos tentarem te levar em "autênticos paladares", talvez sejam os restaurantes mais caros de sua viagem, e certamente eles recebem alguma comissão para levarem turistas lá. Os autênticos paladares possuem preços em CUP (moeda local, não a de turistas) e custam bem menos. Embora os preços estejam em CUP no cardápio, você pode pagar em CUCs, eles convertem na hora.

Na comida cubana você vai encontrar muita carne de porco e frango (mais que bovina), quase sempre acompanhados de arroz moro, ou arroz negro, que é uma mistura de arroz com feijão preto, mas bem mais sequinho que o nosso feijão brasileiro. Você também vai encontrar frequentemente como acompanhamento uma espécie de chips de banana, bem sequinho, e salada. Um prato muito típico é o Ropa Vieja, espécie de carne bovina desfiada. A comida típica cubana tem algumas semelhanças com a brasileira, mas não achei tão saborosa assim. Acho que o que vale mais a pena é comer lagosta ou camarões por um preço justo.


Sobre os restaurantes, vou comentar sobre alguns que fomos e gostamos bastante. O primeiro que encontramos, assim que chegamos de viagem, foi o El Figaro, um restaurante muito bom e com ambiente agradável, mesas na rua, em pleno centro histórico. Os preços dos pratos estavam entre 10 e 15 CUC, aproximadamente.

Outro restaurante que adoramos na Habana Vieja (foi o único que fomos 2 vezes), foi o Chacón 162. Os preços eram justos (também 10 a 15 CUC) e o ambiente ótimo. Destaque para as lagostas deliciosas e também a limonada que eles fazem que é espetacular.

Chacon 162 - Restaurante Havana - Cuba
Restaurante Chacón 162

Lagosta com queijo do Chacón 162

A simpática garçonete tirou um selfie com a gente

Ainda na Habana Vieja, fomos num restaurante bem famoso, o La Familia, onde comeram os Rolling Stones quando tocaram em Havana, mas também bem mais caro que a média. Lá, você pode comer no terraço com música ao vivo e os preços dos pratos variam de 15 a 27 CUC. A comida é bem saborosa.

Restaurante La Familia - Havana - Cuba - Onde comer
Restaurante La Familia

Camarões com Arroz Moro

Decoração do Restaurante La Familia

O único verdadeiro paladar que conseguimos encontrar foi no bairro do Vedado e se chama El Burrito Habanero. Nesse restaurante, pedi o prato mais caro, com bebida e sobremesa, e minha conta foi apenas 4 CUC. É em restaurantes como este que os cubanos comem. O atendimento lá também foi um dos melhores que encontramos.

Comer barato em Havana - Cuba
El Burrito Habanero

Cardápio do Burrito Habanero com preços bem em conta (os preços são em CUP)

Ainda no bairro do Vedado, pertinho do Hotel Habana Libre, está a sorveteria mais famosa da cidade, a Coppelia. Também tem Coppelia em outros lugares da cidade, mas a mais famosa é essa.




Quando for visitar a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, lá dentro também um ótimo restaurante chamado El Bodegón, com um ambiente bem rústico e com decoração estilo anos 1700. Você pode tirar fotos com as roupas dessa época e os pratos são bem gostosos. Os preços dos pratos também giram em torno de 10 CUC.

Usando as roupas típicas do Século XVIII no El Bodegón

Para tomar café da manhã ou um lanchinho no meio da tarde, uma opção bem legal é o Café del Angel. Tem alguns desse espalhados por Havana. O que experimentamos ficava na Habana Vieja.

Na Plaza Vieja (a mais bonita da cidade) também há boas opções de restaurantes, com um clima bem agradável. Esses restaurantes costumam ser um pouco mais caros que a média.


Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar


Posts relacionados

Havana - Todas as dicas dessa cidade incrível!
Roteiro de Viagem por Cuba - Duas sugestões de Roteiros, para explorar o país em 11 ou 20 dias.
Cuba é mesmo como dizem? - Um pouco da realidade de Cuba e de como vivem os cubanos.
Como usar internet em Cuba - Usar a internet por lá é um pouco diferente do resto do Mundo.
Buenos Aires - Post sobre a capital da Argentina, terra de Che Guevara.
Cuidado com Brasileiros - Veja essas dicas para não passar por esses perrengues

Veja todos os Posts Sobre Cuba
Veja o nosso índice de Posts

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Opa, então, para os padrões de mochileiros que almoçam aqueles sanduíches triângulo de supermercado qd vão pra Europa, não posso dizer que os restaurantes de Havana são baratos. Exceto pelos autênticos paladares e pelos pratos com lagosta.

    Gostei muito do feijão com arroz de lá (moros e cristianos) e achei legal como os pratos são simples, mas criativos, bonitos e saudáveis (bastante verdura, legumes etc). Ah, a "banana chips" eh muito boa também.

    O restaurante El Burrito é realmente muito bom! Já o restaurante da Fortaleza de San Carlos de la Cabaña não achei tanto e era mais caro. Só que lá será a única opção que terá. Como o canhonaço eh só a noite é difícil não ter que jantar lá. Considere levar lanche. Contudo o lanche tem que vir do Brasil, pq em Havana será difícil comprar.

    Por fim, no começo da península de Varadero há tb um paladar estatal que pareceu bem barato (Castell Nuovo Terraza). Mas nesse não comemos.

    PS: os restaurantes pra turista, mais caros, são de propriedade privada.

    ResponderExcluir