Facebook Scripts

domingo, 5 de maio de 2019

O que fazer em Búzios - Rio de Janeiro

Búzios é um dos Balneários mais luxuosos e estruturados do Estado do Rio de Janeiro, mas nem sempre foi assim.

Até a década de 1960, ela era apenas uma pequena Vila de Pescadores, até que Brigitte Bardot, uma das maiores atrizes de cinema de seu tempo, passou alguns dias por lá e mudou para sempre o destino da cidade.

Este post contará essa história completa e várias dicas da cidade.

Estátua de Brigitte Bardot - Armação dos Búzios - RJ - Rio de Janeiro - Brasil
Estátua de Brigitte Bardot

Esta viagem que fizemos foi dentro do Roteiro pela Região dos Lagos e Serra do RJ. Um roteiro de 10 dias que adoramos e recomendamos.

O vídeo abaixo é um resumo da História e das dicas de Búzios, com algumas bonitas paisagens, mas não se preocupe! Logo em seguida contaremos todos os detalhes.



Como chegar

A melhor forma de chegar em Búzios é de carro. Se você não mora perto o suficiente, pode fazer como nós fizemos: pegamos um voo até o Rio de Janeiro e de lá alugamos um carro e partimos para fazer o roteiro.

O carro foi alugado na RentalCars, que pertence ao mesmo grupo do Booking. Eles têm um buscador, com a mesma ideia do booking, que procura em várias locadoras diferentes, com avaliações dos usuários que garantem a qualidade, permitindo encontrar o melhor preço. Na nossa busca, queríamos escolher um carro que fosse forte o suficiente para subir a serra sem problemas, confortável e com um preço bom. O carro que escolhemos foi um Jeep Renegade. Se você também vai viajar de carro, em qualquer lugar do mundo, recomendo a RentalCars. Nós gostamos bastante e desde que descobrimos só alugamos por ela (Link da RentalCars).

Se você não quiser ir de carro, tem opção de Transfer a partir do Aeroporto do Rio: Link do Transfer In, Link do Transfer Out

Você também pode desembarcar no aeroporto de Cabo Frio, mas não há muitas opções de voos, e eles costumam ser mais caros que voos para o Rio de Janeiro capital.

Quando ir

Todas as épocas são boas para ir em Búzios, mas é preciso saber que no Estado do RJ chove muito no verão (mas é bem quente) e pode haver dias frios no inverno.


Onde se hospedar

Ficamos hospedados na Pousada Alicia, que é uma pousada familiar muito bacana, com uma área externa com bastante verde. O quarto é espaçoso e tem ar condicionado. Tasio, um dos filhos dos donos, foi super atencioso, resolveu tudo para a gente e deu várias dicas sobre a cidade.

A pousada tem estacionamento e muita área verde, e até uma casa na árvore, que as crianças podem brincar, uma piscina enorme e bangalôs confortáveis. Muito bom para ficar relaxando depois da praia.

A pousada fica pertinho da Praia de Manguinhos, do Porto da Barra (onde tem o melhor pôr do Sol de Búzios), da lagoa de Geribá e da Praia de Geribá.

Clique aqui para conhecer a Pousada Alicia

Quarto da Pousada Alicia

Café da Manhã

Área Externa

Recepção da Pousada Alicia

Onde comer e sair à noite

A Rua das Pedras e a Orla Bardot são repletas de bares e restaurantes e nessa parte da cidade certamente estão as melhores opções para comer e sair à noite.

O Bar do Zé é um dos bares/restaurantes mais chiques e serve uma comida muito boa, mas é também bem caro.

Outro lugar que almoçamos e gostamos bastante foi o restaurante La Bardot, que é de um argentino que fica na porta conversando com quem passa e convidando ao restaurante (aliás, a cidade está cheia de argentinos). O pessoal é muito bacana e a comida tinha um preço justo.

O Buda Beach tem um ambiente descolado e é uma das melhores opções para ir à noite.

Lá no final da Orla Bardot está o Restaurante Madame Bardot, que fica num casarão de estilo colonial de frente para o mar. Lá também tem som ao vivo e o preço é um pouco mais em conta.

Por fim, você não pode deixar de ir no Porto da Barra passar um fim de tarde. Lá tem o melhor Pôr do Sol de Búzios e uma variedade enorme de bares e restaurantes. Nós acabamos optando pelo Botequim 77, mas não gostamos muito. O atendimento do lugar foi ótimo, mas a picanha que pedimos, definitivamente não era picanha, e estava muito dura. Também não tinha muitas opções de petiscos.

Bar do Zé

Filé recheado com Brie do Bar do Zé

Restaurante La Bardot

Buda Beach

Lagosta no Buda Beach

Pôr do Sol no Porto da Barra


O que fazer

Antes de falar sobre cada lugar, é sempre bom ter uma visão geral, e um mapa ajuda muito nessa tarefa.

Abaixo, há um mapa interativo com os locais sugeridos para visitar (você pode dar zoom e clicar nos itens marcados), com os itens sugeridos para visita em vermelho. No mapa também estão marcados o hotel onde ficamos e sugestões de lugares para comer, com os seus ícones correspondentes.




Passeio de Barco

O Passeio de barco é ótimo para fazer logo no primeiro dia em Búzios. Ele sai do cais e passa em várias praias, com paradas para banho e mergulho na Praia João Fernandes, Praia das Tartarugas e Ilha Feia. Dá para ter uma boa visão geral.

A Ilha, de feia não tem nada. Reza a lenda que há muito tempo um raio atingiu a ilha e queimou boa parte da vegetação. Os pescadores que por ela passavam, deram-lhe o nome de Ilha Feia. O tempo passou e a vegetação da ilha se recuperou e hoje é um lugar muito bonito para se visitar.

Várias empresas fazem esse passeio, e os preços variam de 50 a 100 reais por pessoa. O passeio dura quase 3h. Você pode procurar as agências que ficam perto do cais, ou comprar pela internet. Se você for em épocas de alta, como verão ou feriados, é extremamente recomendado reservar antes.

Clique aqui para comprar online

O nosso barco era bem estruturado e tinha até Toboágua

Vista do barco

Praias João Fernandes e João Fernandinho, vistas do barco

Ilha Feia, que de feia não tem nada

Parada para mergulho


Orla Bardot

A Orla Bardot é um grande calçadão agradável que começa no cais e está repleto de restaurantes e bares.

A famosa estátua de Brigitte Bardot fica na Orla Bardot. Uma homenagem à artista francesa que sem querer mudou para sempre o destino de Búzios.

Em 1964, Brigitte visitou a cidade do Rio de Janeiro em busca de sossego. Não aconteceu. Ela acabou sofrendo constante assédio, principalmente de televisões e jornais. Acabou buscando refúgio em Búzios, que na época era uma pequena e pacata vila de pescadores.

Depois de saberem que Brigitte Bardot esteve em Búzios, o lugar se desenvolveu e se tornou um dos balneários mais procurados do Brasil, tanto por brasileiros quanto por estrangeiros.

Búzios jamais seria a mesma.

A Orla Bardot ainda tem um belo monumento dentro do mar, em homenagem aos pescadores, e uma estátua de Juscelino Kubitschek, em frente à casa que ele possuía.

Estátua de Brigitte Bardot

Cais do Mangue

Monumento Três Pescadores

Cumprimentando Juscelino

A estátua de Juscelino Kubitschek

Tomando uma cervejinha com Brigitte

Praias

Búzios está repleta de boas praias, para todos os gostos. Para quem gosta de ondas, tem a Praia Geribá. Para quem quer ver um lindo Pôr do Sol, a Praia de Manguinhos. Para quem quer uma praia quase secreta, tem a Praia da Foca. Para quem gosta daquele banho gelado e gostoso, com um lindo visual, tem a Praia da Ferradura.

A Praia João Fernandes, é uma das melhores e mais estruturadas de Búzios. Ao lado dela está uma praia menor, a João Fernandinho, também muito bacana. A água é muito tranquila e o banho muito gostoso.

A Praia da Azeda e a Praia da Azedinha possuem águas lindas e tranquilas. Essas praias têm esse nome porque nessa localidade antes existiam fazendas de frutas cítricas.

Praia João Fernandinho

Praia João Fernandes

Praia da Azeda

Praia da Azedinha

Panorâmica da Praia da Azedinha


Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Roteiro pelo RJ - Dica de roteiro pela Região dos Lagos e Serra do RJ.
Arraial do Cabo - O mar mais bonito do Brasil.
O Corcovado e o Cristo Redentor - Conheça a História e saiba como subir no Cristo.
Parque Lage - Uma excelente opção de lazer no Rio e Janeiro, pertinho do Jardim Botânico.
Fernando de Noronha - Um dos lugares mais bonitos do Mundo.
Morro de São Paulo - Perto de Salvador, nessa ilha carro não entra.
Jericoacoara - Um dos lugares mais incríveis do Ceará.


Todos os Posts com Vídeos
Todos os Posts Sobre o Brasil
Índice de Posts

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei as dicas! Vou a Búzios em fev/20 e as tuas sugestões serão muito úteis!!

    ResponderExcluir