Facebook Scripts

domingo, 19 de maio de 2019

Dicas de Arraial do Cabo - RJ, o Caribe Brasileiro

Arraial do Cabo tem o apelido de Caribe Brasileiro, e não é à toa. Sem hesitar, posso dizer que é o mar mais bonito que já vi no Brasil, e um dos mais bonitos do mundo, dos que já visitei, perdendo talvez somente para lugares como Palma de Maiorca, Nice, Cayo Santa María e Varadero.

Neste post vamos te dar dicas completas sobre as praias e passeios, onde se hospedar, como chegar etc. As informações serão acompanhadas de fotos, vídeos e um mapa com os principais pontos.

Prainhas do Pontal do Atalaia - Rio de Janeiro - Praia, Caribe Brasileiro, mar azul turquesa, águas cristalinas
Prainhas do Pontal do Atalaia


Esta viagem que fizemos foi dentro do Roteiro pela Região dos Lagos e Serra do RJ. Um roteiro de 10 dias que adoramos e recomendamos.


Como chegar

A melhor forma de chegar em Arraial do Cabo é de carro. Se você não mora perto o suficiente, pode fazer como nós fizemos: pegamos um voo até o Rio de Janeiro e de lá alugamos um carro e partimos para fazer o roteiro.

O carro foi alugado na RentalCars, que pertence ao mesmo grupo do Booking. Eles têm um buscador, com a mesma ideia do booking, que procura em várias locadoras diferentes, com avaliações dos usuários que garantem a qualidade, permitindo encontrar o melhor preço. Na nossa busca, queríamos escolher um carro que fosse forte o suficiente para subir a serra sem problemas, confortável e com um preço bom. O carro que escolhemos foi um Jeep Renegade. Nós gostamos bastante e desde que descobrimos só alugamos por ela (Link da RentalCars).

Você também pode desembarcar no aeroporto de Cabo Frio, mas não há muitas opções de voos, e eles costumam ser mais caros que voos para o Rio de Janeiro capital.


Quando ir

Todas as épocas são boas para ir em Arraial do Cabo, mas é preciso saber que no Estado do RJ chove muito no verão (mas é bem quente) e pode haver dias frios no inverno (e a água fica gelada).


Onde se hospedar

Nós ficamos hospedados no The Queen Hostel. O nosso quarto era lindo e foi preparado com muito carinho. Eles têm quartos privados (como o da foto) e também quartos compartilhados, para quem quer economizar e de quebra fazer amigos. O Hostel também tem uma parte em comum muito agradável.

A localização do hostel é excelente. Fica bem central, pertinho da Praia dos Anjos, que é a praia que tem o cais de onde saem os principais passeios de barco. Dá para ir andando em poucos minutos.

O Café da manhã tinha diferentes pães e frutas, bolo, torradas, café, leite, suco etc. A sala do café é muito agradável. Além das mesas, tem sofás, violão, som com músicas bacanas. Perfeito para interagir.

Logo na entrada, tem uma área comum super agradável. Também é um ótimo lugar para conhecer outros hóspedes. Tem televisão, música, sofás, rede. Uma delícia.

Clique aqui para conhecer o The Queen Hostel

Quarto que ficamos no The Queen Hostel

Área do Café da Manhã

Entrada do Hostel


Pórtico de entrada

Não é como ir numa praia paradisíaca, mas você já vai ter que passar por ele (já que fica na entrada da cidade), e é um dos pontos turísticos de Arraial do Cabo. Então aproveite para fazer uma parada rápida e tire uma foto ali também.




O que fazer - Praias

O forte de Arraial do Cabo são as suas belas praias com águas cristalinas, algumas delas comparáveis às do Caribe.

Antes de dar detalhes de cada praia, apresentamos um vídeo com dicas das 3 melhores praias de Arraial, e um mapa mostrando onde cada uma está localizada, além da nossa hospedagem.





Prainhas do Pontal do Atalaia

A famosa praia da escadaria. A que tem o mar mais bonito de todas.

Dá para chegar nela de barco ou de carro. Para quem chega de carro, tem a escadaria gigante para descer, e na subida, na volta, pode ser bastante cansativa.

Nós gostamos tanto dessa praia, que ela fez parte do passeio de barco pela manhã e de tarde voltamos a ela para ficar por lá de boa. Mas fique ligado, o Sol se põe na montanha atrás dela, e umas 15h30 já faz sombra na praia quase toda. Então, o ideal é chegar cedo.

Panorâmica da praia

Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia. Vista do Alto da escadaria

Escadaria

Praia da Ilha do Farol

A praia é protegida pela Marinha. Só é possível chegar de barco e só permitem entrar 250 pessoas por hora. Também não tem barracas. A areia é a mais branquinha de todas. Chegando nos primeiros barcos é possível encontrar a praia quase vazia. Mais à frente, vamos dar mais detalhes sobre os passeios de barcos, que passam nessa e em outras praias.

O desembarque do barco para a Praia da Ilha do Farol é feito de bote

Praia da Ilha do Farol




Panorâmica da Praia da Ilha do Farol

Praia do Forno

Entre as praias mais bonitas, é a que tem acesso mais fácil. Para chegar lá tem que fazer uma trilha que sobe um morro depois desce. Mas tem um caminho todo de pedra. Só é um pouco cansativo, mas é fácil. Se não estiver em forma é só fazer devagar, no seu tempo. A entrada da trilha é ao lado do cais, que fica na Praia dos Anjos.

A praia tem uma boa estrutura de barracas e a melhor temperatura de água das praias de Arraial.

O pessoal de lá conta que a praia tem esse nome porque nela havia um forno de carvão, onde várias embarcações iam lá para se abastecer. Um desses barcos naufragou, e hoje podemos ver o motor dele pertinho da areia. Já faz tanto tempo, que hoje mais parece um coral.

Trilha para a Praia do Forno

Subindo o morro, antes de chegar na praia, é essa a vista que temos

Praia do Forno

Praia do Forno

Restos do barco

Praia Grande

É a praia que tem o Pôr do Sol mais bonito. Também tem uma boa estrutura de barracas e é boa para passar a tarde. O mar por lá é mais forte e menos cristalino que as outras praias de Arraial, mas é a única com Pôr do Sol no mar.

Também é possível ver um bonito Pôr do Sol do alto do morro, próximo às ruínas da Alcalis.

Praia Grande

Pôr do Sol na Praia Grande

Ruínas da Alcalis. Muita gente sobe nesse morro para ver o Pôr do Sol do alto.

Outras praias

Outras praias legais são a Praia Brava, a Prainha e a Praia dos Anjos. Essas praias, no entanto, são bastante comuns. Há muitas outras parecidas Brasil afora. Não são indispensáveis. Só vá nelas se você tiver muito tempo disponível.

Praia dos Anjos

Letreiro que fica na Praia dos Anjos


Atividades

As melhores atividades de Arraial do Cabo, envolvem o mar, claro. Dentre elas destacamos o Passeio de Barco e o Mergulho nas águas cristalinas. A seguir, você verá algumas dicas sobre isso.

Passeio de Barco

Nós fomos no passeio do Saveiro Don Juan, que é o que sai mais cedo, às 8h da manhã, e por isso é possível encontrar a Praia da Ilha do Farol completamente vazia. O passeio foi super animado e custou 100 reais por pessoa e incluía água à vontade. Lá dá para comprar espetinhos, cerveja e caipirinhas.

Todos os passeios vão na Praia da Ilha do Farol, nas Prainhas do Pontal do Atalaia e fazem um mergulho perto da Praia do Forno. Eles também passam na Fenda de Nossa Senhora, Gruta Azul, Buraco do Meteoro e Pedra do Gorila.

Se você não quiser acordar tão cedo, há outras opções que saem mais pro meio da manhã ou de tarde, que são até mais baratas.

Link do passeio que sai às 9h30 e 13h30

Link do passeio que sai às 8h30 e 12h

Interior do Barco

Fenda de Nossa Senhora

Gruta Azul

Farol

Chegada de barco nas Prainhas do Pontal do Atalaia


Mergulho

O mergulho com cilindro é indispensável para quem quer ver lindos peixes nas águas transparentes de Arraial do Cabo. Ele custa cerca de 250 reais e inclui equipamentos, lanches e fotos subaquáticas.

Link do mergulho de cilindro



Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Roteiro pelo RJ - Dica de roteiro pela Região dos Lagos e Serra do RJ.
Búzios - A cidade que Brigitte Bardot mudou o destino.
Cabo Frio - A maior cidade da Região dos Lagos.
O Corcovado e o Cristo Redentor - Conheça a História e saiba como subir no Cristo.
Parque Lage - Uma excelente opção de lazer no Rio e Janeiro, pertinho do Jardim Botânico.
Fernando de Noronha - Um dos lugares mais bonitos do Mundo.
Morro de São Paulo - Perto de Salvador, nessa ilha carro não entra.
Jericoacoara - Um dos lugares mais incríveis do Ceará.


Todos os Posts com Vídeos
Todos os Posts Sobre o Brasil
Índice de Posts

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário