Facebook Scripts

domingo, 25 de novembro de 2018

Roteiro por Buenos Aires - Argentina

Buenos Aires é uma cidade muito bonita e bem urbanizada. Sua arquitetura tem fortes influências da francesa. O espanhol da Argentina, junto com o do Uruguai, soa muitas vezes bem parecido com o português do Brasil, e por isso, para mim é o mais fácil de ser entendido e falado. Recomendo a todos os brasileiros tentarem aprender o básico e arriscarem falar. Será uma boa experiência a mais para a viagem, senão, o bom e velho portunhol também funciona.

O câmbio brasileiro está bastante vantajoso com relação ao peso, o que pode pesar ainda mais na sua escolha de destino.

Se você for viajar por pelo menos 10 dias, vale a pena também cruzar o Rio da Prata e conhecer cidades como Montevidéu e Colonia del Sacramento, no Uruguai (Clique nos links para ler mais sobre elas). Procure o Buquet Bus no Puerto Madero para preços e mais informações (É melhor comprar lá que pela internet).

Buenos Aires é tão legal que já fui lá duas vezes, em 2009 e em 2018. As dicas desse post são um acumulado das duas viagens.

O ideal é fazer logo um City Tour no primeiro dia, para ter uma visão geral, e depois você explora com mais detalhes o que mais gostou, ou os lugares por onde o City Tour não passa.

Na segunda vez, compramos todos os passeios e tangos com a guia Gabriela (WhatsApp +54 91151826219), ela é muito solícita e resolveu tudo para a gente. Ela também vai no seu hotel e troca pesos por real.

Você também pode comprar o City Tour por esse link

Casa Rosada - Um dos pontos turísticos mais famosos da Argentina e sede da presidência




Onde ficar



A primeira vez fiquei hospedado no hotel Íbis da Praça do Congresso, que tem um custo benefício muito bom. Assim que entrei no quarto e fechei a porta pensei: "Esse quarto foi feito para mim!", pela razão que a foto abaixo pode explicar.

Porta do quarto do Íbis, com adesivo do Bahia

Como torcedor do Bahia que sou, fiquei todo besta com o simples fato de ter um adesivo do Bahia na porta do quarto. Seria mais fácil ter um adesivo de algum time do Sul ou Sudeste, que estão mais próximos de Buenos Aires, mas tinha um de bem longe, do Bahia! É o Bahia conquistando hinchas nas terras portenhas... Era um anúncio de que a viagem seria excelente!

Clique aqui para conhecer o Ibis

Na segunda vez que fui, fiquei hospedado no Hotel El Cabildo, que fica na Calle Lavalle, uma rua para pedestres, com bastante comércio, bares, restaurantes e no coração de Buenos Aires. O único pequeno inconveniente é que os táxis não vão até lá, mas a esquina fica bem perto.

Clique aqui para conhecer o Hotel El Cabildo

Você também pode procurar no link abaixo um outro hotel que seja mais adequado a você, caso queira um albergue ou algum mais luxuoso, por exemplo:

Clique aqui e veja a lista de hotéis de Buenos Aires.


Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Chip de Viagem, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


Seguro Viagem

Ao viajar para outros países é sempre importante comprar um Seguro Viagem. Eles cobrem, entre outras coisas, extravios de bagagem e despesas médicas como consultas, internação e medicamentos, caso você precise. Ninguém quer passar por nenhum problema em viagens, mas eles podem acontecer e é sempre bom estar prevenido, afinal, despesas médicas em outros países costumam custar uma fortuna!

No banner abaixo, disponibilizamos um comparador de Seguros da Real Seguros, através dele, você pode comparar o custo e os itens cobertos de várias seguradoras diferentes. (Ou clique aqui para ler nosso post sobre seguro viagem)




Metrô de Buenos Aires

O metrô de Buenos Aires é o mais antigo da América Latina, cuja linha A começou a operar em 1913. Na minha primeira viagem, os trens ainda eram os originais o que acabava sendo um ponto turístico a mais. Há poucos anos os trens foram trocados por outros mais modernos.

Linha A do metrô de Buenos Aires, o metrô mais antigo da América Latina
Trem antigo do metrô de Buenos Aires


O que comer

A culinária da Argentina é tão boa que eu poderia dividir esse tópico em subtópicos.

Buenos Aires é conhecida como a cidade dos cafés. Você pode encontrá-los por todos os lados, e são ótimos. O mais famoso deles é o tradicional Café Tortoni, lá você vai encontrar pratos deliciosos, como o folhado de queijo e presunto abaixo ou o lomo (filé mignon) com queijo e tomate, além de sobremesas e claro, bons cafés. O Café Tortoni também costuma ter pequenas apresentações de tango.

Café Tortoni
Folhado de queijo e presunto e cafés
Lomo com queijo, presunto, tomate, palmito e ovo cozido

Você também poderá trocar uma ideia com os mestres do tango e apreciar a decoração.

Café Tortoni
Carlos Gardel adorou minhas piadas

Café Tortoni

Outros cafés bastante recomendados são: Oui OuiMama RachaAteneo Grand SplendidLas Violetas, Florencio e Café Havanna. E por falar em Havanna, além dos cafés especiais, com leite condensado, doce de leite e muito mais, você pode provar o alfajor mais famoso da Argentina. Os sabores mais tradicionais são os de chocolate e o de açúcar, ambos recheados com doce de leite, mas eu também recomendo muito provar o Alfajor Havanna de Creme de Cacao, é delicioso. Em todos os lugares você encontrará muitos alfajores de vários sabores e marcas. Eu comi um monte deles, e ainda trouxe mais outros tantos na mala.

Café com Doce de Leite do Café Havanna
Café com doce de leite

Obviamente eu não poderia deixar de falar da carne bovina argentina, muito macia saborosa. Em primeiro lugar, apesar de vermos anúncios frequentes nos restaurantes brasileiros de "Picanha Argentina", NÃO existe picanha argentina, a picanha é um corte brasileiro, embora muitos restaurantes a vendam, mas não é algo típico de lá. Recomendo que experimentem os pratos de Lomo, com todo tipo de molho que se possa encontrar, Bife de Chorizo e Ojo de Bife, além é claro do Asado, o famoso churrasco argentino, que costuma ser preparado na lenha, e não no carvão como o nosso.

Vale ressaltar que no asado argentino também há algumas partes do boi que usualmente não comemos no Brasil, como a Morcilla (um chouriço de sangue), e Molleja (glândula que fica abaixo do pescoço do boi). Muitas pessoas falam que o melhor lugar para comer um asado em Buenos Aires é o Siga la Vaca, porém eu fui e não gostei tanto. A vantagem do Siga la Vaca é que como o nosso Rodízio, você paga um preço fixo e come à vontade.

Outro restaurante que é fantástico é o La Cabrera. As carnes são as mais nobres e muito bem preparadas. Recomendo muito pegar a entrada que se chama Provoleta. O restaurante é muito procurado e normalmente é necessário fazer reserva.

Também recomendo muito o restaurante Don Julio.

Vale a pena comer também nos restaurantes de Puerto Madero. Lá, há 70 restaurantes, um do lado do outro, quase todos muito bons, e você pode analisar o cardápio de cada um, até decidir em qual ficar. A vista para o Rio da Prata também é muito legal.

A maioria dos tangos também têm jantar incluso e de muito boa qualidade.

Não deixe também de provar os vinhos argentinos.


Tango

Não tem como ir a Buenos Aires sem tirar pelo menos uma noite para assistir a uma apresentação de Tango. Há muitas opções mais baratas, e mais simples, com tango mais tradicional. Há também as opções mais hollywoodianas, com muitos efeitos, que em geral custam mais um pouco, mas possuem também a opção de pacote com jantar, vinho, etc.

Na primeira vez que fui, acabei optando pelo mais famoso, o Señor Tango e gostei bastante. Eles começam o espetáculo mostrando um pouco da história da Argentina, de uma maneira épico-artística. Depois os pares de dançarinos entraram em cena com belas apresentações de Tango. Há também uma orquestra, cantores, e uma parte de humor.

Na segunda vez fui em dois, também excelentes: La Ventana e Piazzolla. O La Ventana tem uma apresentação mais diversificada, com tango, dança típica gaúcha, música de Evita e um pouco de humor. O Piazzolla fica num lindo teatro, bem chique, e é mais técnico e foca mais no tango, ótimo para quem realmente aprecia danças. Ele também tem uma mini aula de tango antes de irem para a sala de jantar.

Se você quer opção mais no estilo boteco, de tango realmente frequentado por argentinos, e não por turistas, considere também conhecer o La Catedral e o La Viruta Tango Club.

Señor Tango
Introdução mostrando um pouco da história argentina no Señor Tango

Señor Tango, Buenos Aires
Uma das muitas apresentações de tango, no Señor Tango

Final da apresentação no Señor Tango

Entrada do La Ventana

Início do Jantar no La Ventana. Quando vai chegando a hora, fica lotado.

Lugar onde é feita uma mini aula de tango no Piazzolla

Piazzola

Apresentação no Piazzolla


Onde sair à noite

Eu não saí muito para a balada quando fui a Buenos Aires, porém perguntei a amigos argentinos o que me recomendavam e eles sugeriram lugares como Club Cultural Matienzo, La Puerta Roja y Konex. Para mais lugares, pode-se buscar em http://www.infoboliches.com.ar .

Em Palermo tem uma área que está cheia de bares, todos próximos uns dos outros. Puerto Madero também é uma boa opção para sair à noite.




Boca Juniors, La Boca e La Bombonera

O Boca Juniors é o time com maior torcida da Argentina, e tem proporcionalmente ao país a maior torcida do mundo. Cerca de 40% dos argentinos torcem para o Boca. Quando não sabiam que cores dar ao time, os fundadores combinaram que seriam as cores da primeira bandeira de navio que aparecesse no porto. O primeiro navio que chegou, carregava a bandeira da Suécia e acabou determinando as cores da equipe.

Um dos passeios mais legais por Buenos Aires é o bairro La Boca. Próximo ao porto, com casas coloridas e o lendário estádio La Bombonera, vale a pena passar um tempo por lá conhecendo o bairro e também entrar no estádio, para assistir a uma partida e conhecer o museu do futebol.

No bairro também está a Rua Caminito, uma espécie de rua-museu tradicional muito simpática, e famosa pelo tango de mesmo nome. Lá você pode ver pequenas apresentações de rua de tango e outras coisas, além de comprar souvenires.

Muitas das casas do bairro eram feitas de restos de cascos de navios, pois os moradores não tinham dinheiro para comprar material de construção, o que torna a arquitetura do lugar bastante peculiar. Hoje em dia elas estão reformadas e pintadas de diferentes cores, o que torna o bairro bonito e diferente.

Apesar de todas as coisas legais do bairro, os argentinos recomendam passeios diurnos por lá, pois durante a noite o bairro pode ser perigoso.

Algumas fotos do bairro:

Estátua de Maradona na Bombonera
Pelé es mejor que Maradona

Estádio do Boca Juniors - La Boca - Buenos Aires- Argentina
La Bombonera

Pequeno museu do bairro

Onde se pode comprar material do Boca Juniors em La Boca, Buenos Aires
Loja do Boca Juniors

Três personalidades das mais famosas da Argentina - La Boca, Buenos Aires, Argentina
Três personalidades das mais famosas da Argentina:
Carlos Gardel, Evita e Maradona

O Papa também está por todos os lados em La Boca

Há vários painéis para tirar foto de tango

A famosa rua Caminito!

San Telmo

Um bairro histórico muito bacana para visitar. Começa ali pertinho da Plaza de Mayo. Aos Domingos tem uma excelente feira que vende um monte de coisas legais para turistas e não turistas. No bairro também estão presentes um monte de referências a histórias em quadrinhos argentinas, como Mafalda e outros personagens.

Mafalda e seus amigos

Calçada das historinhas

Calle Florida

Para quem gosta de compras, a Rua (ou calle) Florida é uma elegante rua apenas para pedestres, onde há inúmeras lojas para comprar de tudo, especialmente roupas e outras peças de couro a um preço bem amigável. Também é ótima para comprar lembranças da Argentina, como ímãs, camisetas, etc.

Lá também está um dos shoppings mais chiques da cidade, com arquitetura francesa, o Galerias Pacífico, uma espécie de Galeria Lafayette de Buenos Aires.

Galerias Pacífico

Galerias Pacífico

Galerias Pacífico

Recoleta

A Recoleta é um dos bairros mais nobres de Buenos Aires, que abriga muitas construções turísticas de arquitetura fortemente inspiradas na francesa.

Na Recoleta está o cemitério onde foram sepultadas muitas celebridades argentinas, entre elas Evita. Eu não gosto muito de visitar cemitérios, acho todos parecidos, mas se você gosta, aproveite, senão você Evita (ok, que piadinha mais sem graça...).

Lá também está a livraria El Ateneo Grand Splendid, eleita a segunda mais bonita do mundo pelo jornal inglês The Guardian. A livraria foi construída onde funcionava o antigo teatro Grand Splendid e é uma das maiores da América Latina.

Por fim, outro dos pontos mais famosos é a Floralis Generica, uma flor de aço gigante, que se abre ou se fecha de acordo com a luz, que está ao lado da bela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.

Túmulo de Evita e sua família

El Ateneo Grand Splendid

El Ateneo Grand Splendid

Faculdade de Direito com a Floraris Generica ao fundo



Floraris Generica

Bairro portenho de arquitetura francesa - La Recoleta
Rua da Recoleta


Puerto Madero

Outro lugar que merece uma visita com calma, com direito a parar para comer enquanto aprecia a vista é o Puerto Madero. Além disso há algumas baladas por lá que podem ser uma opção.

Fique atento: Um dia quando voltava de Puerto Madero, peguei um táxi para voltar para o hotel, e percebi que o taxímetro estava correndo rápido demais (eu já tinha pego outros táxis antes em BA para comparar). Questionei o taxista, que então me disse que o táxi em Puerto Madero era um táxi mais caro, porque estava em zona de fronteira, e que esse tipo de táxi nem poderia pegar passageiros nas ruas de Buenos Aires, somente em Puerto Madero. Achei estranho. Depois ele não quis parar na frente do hotel, parou alguns metros antes. O valor do táxi para o mesmo trajeto que já havíamos feito saiu mais ou menos o dobro do normal. Ao chegar no hotel perguntei ao recepcionista se existia esse tipo de táxi e ele me respondeu que não há táxis diferenciados em Buenos Aires. Fique atento em Buenos Aires, pois assim como no Brasil, há taxistas que querem se aproveitar de turistas.

Puerto Madero

Restaurantes de Puerto Madero

Passeio pelo Delta do Tigre

Tigre é uma cidade na região metropolitana de Buenos Aires, por onde passa o Rio Tigre, que deságua no Rio Luján, que por sua vez deságua no Rio da prata.

No Rio há muitas ilhotas onde vivem pessoas em casas como a da primeira foto. As casas são suspensas para não serem afetadas pelas cheias do rio. O meio de transporte dessas pessoas é basicamente barco e há barcos que são supermercados, hospitais, farmácias e outros tipos de comércio, e passam nas casas das pessoas para vender ou prestar serviços.

A casa protegida por um cubo de vidro pertenceu a Domingo Sarmiento, presidente da Argentina no século XIX.

Mais informações e reservas do Passeio no Delta do Tigre

Flagramos a saída de moradores de uma das casas do rio Tigre - Delta do Tigre - Buenos Aires - Rio da Prata
Flagramos a saída de moradores de uma das casas do rio

Dentro do Barco

Casa num cubo de vidro que pertenceu ao ex-presidente Domingo Sarmiento
 




Outros passeios

Os passeios abaixo nós não fizemos por falta de tempo, mas são passeios super recomendados. Clicando nos passeios você pode encontrar mais informações, preços e reservar:

Passeio de Barco pelo Rio da Prata

Almoço no Rio da Prata

Tour Gastronômico Portenho

Passeio Parque de La Costa (ótimo para crianças)

Festa Gaúcha Vila Susana

Festa Gaúcha La Candelaria

Visita dia inteiro a Montevidéu Barco + Almoço + City Tour


Outros lugares muito legais para visitar

Congresso Argentino - Buenos Aires
Congresso

Obelisco de Buenos Aires, que fica no meio da Avenida 9 de Julio, a mais importante de Buenos Aires, no coração do Centro da Cidade.

Jardín Japonés - Buenos Aires - Argentina
Jardín Japonés, que fica no bairro de Palermo

Bairro Palermo, próximo ao Rosedal

El Rosedal, em Palermo

El Rosedal, em Palermo

Casa Rosada, na Plaza de Mayo. A Praça Principal de Buenos Aires.



Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Roteiro - Sul do Brasil, Uruguai e Argentina - Conheça esse roteiro pela Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.
Colonia del Sacramento - Próximo a Buenos Aires. Dá para ir de barco
Montevidéu - Conheça a linda capital do Uruguai, do outro lado do Rio.
Florianópolis - Tá no Sul? Não deixe de conhecer também Floripa.

Veja o nosso índice de Posts

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá gostei muito das informações. Qual melhor mês pra ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Aires é boa em qualquer época, mas se você não gosta de frio, evite o inverno.

      Excluir