Facebook Scripts

domingo, 23 de junho de 2019

O que fazer em 1 dia em Teresópolis - Rio de Janeiro

Teresópolis é a cidade do famoso Dedo de Deus, um pico em formato de mão com o indicador apontando para o céu, que fica na linda Serra dos Órgãos.

O nome da cidade (cidade de Teresa, em grego) é uma homenagem a Teresa Cristina, esposa do imperador Dom Pedro II, enquanto a sua vizinha Petrópolis (cidade de Pedro, em grego) é uma homenagem ao próprio Dom Pedro II.

Um dia inteiro é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Serra dos Órgãos com o Dedo de Deus

Esta viagem que fizemos foi dentro do Roteiro pela Região dos Lagos e Serra do RJ. Um roteiro de 10 dias que adoramos e recomendamos.


Como chegar

A melhor forma de chegar em Teresópolis é de carro. Se você não mora perto o suficiente, pode fazer como nós fizemos: pegamos um voo até o Rio de Janeiro e de lá alugamos um carro e partimos para fazer o roteiro.

O carro foi alugado na RentalCars, que pertence ao mesmo grupo do Booking. Eles têm um buscador, com a mesma ideia do booking, que procura em várias locadoras diferentes, com avaliações dos usuários que garantem a qualidade, permitindo encontrar o melhor preço. Na nossa busca, queríamos escolher um carro que fosse forte o suficiente para subir a serra sem problemas, confortável e com um preço bom. O carro que escolhemos foi um Jeep Renegade. Nós gostamos bastante do site e desde que descobrimos só alugamos por ele (Link da RentalCars).


Onde se hospedar

Ficamos hospedados na Pousada Cascata dos Amores. Fomos recebidos por Dona Laura, que é muito simpática e nos mostrou toda a pousada.

A área externa é enorme, com um grande jardim todo decorado, e tem estacionamento, piscina, sinuca e um parquinho para quem vai com crianças.

Outra coisa muito legal que notamos no quarto é que ele é cheio de tomadas. De cada lado da cama tem 3 (e mais 2 USBs) e mais algumas espalhadas pelo quarto. Parece bobagem, mas quem viaja com celular, câmera, power bank, secador e mais um monte de eletrônicos, sabe o valor que um quarto com muitas tomadas tem.

A Pousada fica colada com a Cascata dos Amores, um dos pontos turísticos da cidade.

O café da manhã é caprichado. Tem frutas, vários tipos de pães, pão de queijo, iogurtes, ovos, café, suco, leite e um bolo de limão sensacional.

Clique aqui para conhecer a Pousada Cascata dos Amores

Quarto que ficamos hospedados

Jardim com parquinho

Área externa com piscina e sinuca

Entrada onde fica a recepção

Onde comer e beber

Pertinho da entrada da cidade, ainda na estrada, tem um restaurante panorâmico, chamado Paraíso da Serra, que serve comida mineira muito gostosa a 49 reais, buffet a vontade, com sobremesa (deliciosa também). Desse restaurante dá para ver o Dedo de Deus. Então, vindo de carro, essa é a primeira dica que dou: vá nesse restaurante. Não tiramos foto porque no momento em que estávamos no restaurante, estava tudo encoberto por neblina.

Um lugar muito legal para ir à noite é o Vila St Gallen. É uma espécie de mini vila em estilo alemão da cervejaria Therezopolis, com vários ambientes. Lá tem uma trattoria, uma área para fondue que imita uma abadia, um pub, uma área de comida alemã e claro, uma mini fábrica de cerveja que é aberta durante o dia para visita guiada. Ah! E a comida e a cerveja são muito boas.

Antes de partir para Petrópolis, que foi o nosso destino seguinte, nós almoçamos no famoso (e quase secreto) restaurante Dona Irene. É um dos únicos restaurantes russos do Brasil, e fica num casarão sem nenhuma indicação. É preciso fazer reserva antes, e só aceita dinheiro em espécie. Lá você come como os czares, da antiga aristocracia russa. A refeição é dividida em 4 partes e você degusta vários itens diferentes. Além disso, o dono, um senhor de mais de 90 anos, super lúcido e culto, sentou-se com a gente e contou um monte de histórias bacanas, inclusive do contato dele com a Rússia, e como ele acabou vizinho de um casal Russo, a quem ele ajudou a fundar o restaurante, que tem o nome da mulher do casal, já falecida. O menu de 4 partes custa 150 reais fixo, e vale cada centavo. É uma experiência e tanto.

Villa St Gallen

Interior da Villa St Gallen

Prato de Costelinha do St. Gallen. Cada prato possui a indicação da cerveja que harmoniza.

Restaurante Dona Irene

Uma das 4 etapas da refeição dos czares.

Prato principal no Restaurante Dona Irene.

Foto com o Dono do restaurante, que se sentou com a gente e contou muitas histórias incríveis.

O que fazer

Antes de falar sobre cada lugar, é sempre bom ter uma visão geral, e um mapa ajuda muito nessa tarefa.

Abaixo, há um mapa interativo com os locais sugeridos para visitar (você pode dar zoom e clicar nos itens marcados), com os itens sugeridos para visita em vermelho. No mapa também estão marcados o hotel onde ficamos e as sugestões de lugares para comer que já mencionamos, com os seus ícones correspondentes.



Chegando em Teresópolis pela Rodovia Rio-Teresópolis (RJ 116) é possível notar que o restaurante Paraíso da Serra está ali logo antes da entrada da cidade. Dá para dizer que é um ponto turístico, já que possui uma bela vista para o Dedo de Deus. Então minha sugestão é que você viaje pela manhã e se programe para chegar ali na hora do almoço.

Continuando a estrada, logo antes de virar a esquerda para entrar na cidade está o Mirante do Soberbo. Parada obrigatória! Ali está um dos mais belos pontos de vista pra o Dedo de Deus. De lá também dá para ver, com muito esforço (ou um binóculo), a Baía de Guanabara, os prédios de Copacabana, o Pão de Açúcar e o Corcovado, no Rio de Janeiro.

Outro lugar imperdível é a sede do Parnaso Teresópolis. Lá você pode fazer uma trilha fácil, com várias indicações, e em pouco tempo alcança o Mirante do Cartão Postal, de onde se tem a melhor vista para a Serra dos Órgãos, incluindo o Dedo de Deus (foto de capa do Post).

Você também pode visitar a Granja Comary, sede da Seleção Brasileira de Futebol, e se tiver sorte e for na época certa, assistir a um treino deles.

O centro da cidade tem dois lugares principais, mas que nem são tão imperdíveis assim. Um é o antigo Palacete Granado, onde hoje funciona um Sesc e tem também umas exposições bacanas. O outro é o antigo Palácio Teresa Cristina. Os dois têm uma arquitetura colonial muito bonita.

Vista do Mirante do Soberbo

Palacete Granado

Gostou do post? Conheça e curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Siga-nos também no Instagram: @ariquezadeviajar e no nosso canal no YouTube


Posts relacionados

Roteiro pelo RJ - Dica de roteiro pela Região dos Lagos e Serra do RJ.
Arraial do Cabo - Esta cidade tem o mar mais bonito do Brasil.
Búzios - A cidade que Brigitte Bardot mudou o destino.
Cabo Frio - A maior cidade da Região dos Lagos.
O Corcovado e o Cristo Redentor - Conheça a História e saiba como subir no Cristo.
Parque Lage - Uma excelente opção de lazer no Rio e Janeiro, pertinho do Jardim Botânico.
Fernando de Noronha - Um dos lugares mais bonitos do Mundo.
Morro de São Paulo - Perto de Salvador, nessa ilha carro não entra.
Jericoacoara - Um dos lugares mais incríveis do Ceará.


Todos os Posts Sobre o Brasil
Índice de Posts

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário