Facebook Scripts

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Liubliana - Eslovênia

A capital da Eslovênia, Liubliana (ou Ljubljana) é uma cidade bem pequena e charmosa, com um grande potencial turístico e que o explora muito bem. A população da cidade é muito solícita e trata muito bem os turistas, além de oferecer um excelente serviço em restaurantes, lojas e nas atrações, com um preço satisfatório.

Devido ao tamanho da cidade, é possível conhecer todos os seus atrativos turísticos em apenas um dia, percorrendo tudo com calma e ainda fazendo paradas para saborear os pratos típicos e deliciosos doces nos cafés e restaurantes às margens do Rio Liublianica.

É muito usada como base para se conhecer a região, pois a Eslovênia possui outros locais interessantes e bem próximos de Liubliana, como a cidade de Bled, as margens do lago de mesmo nome e as cavernas de Postojna. A viagem para esses lugares não ultrapassa 2h de ônibus.

Ponte tripla, Igreja Franciscana e praça Prešernov - Liubliana - Eslovênia - Leste Europeu
Ponte tripla, Igreja Franciscana e praça Prešernov

Este post foi escrito por um grande amigo, Felipe, que fez uma viagem incrível pelo Leste Europeu, passando por várias cidades sensacionais, e escreveu alguns ótimos posts para o Blog contando sua experiência e dando ótimas dicas para quem pretende viajar para lá. Confiram!


Onde ficar

Liubliana não é uma cidade tão barata, então recomendo ficar em um albergue para reduzir os custos. Fiquei em um albergue muito bom, Vila Veselova, mas é um pouco distante do centro, 15 minutos de caminhada. Para quem não gosta muito de caminhar, recomendo um mais perto do centro. O albergue oferece quartos privativos e compartilhados, um bom café da manhã e a equipe é muito simpática e prestativa.



O que comer e onde comer

Não vi muita coisa diferente no cardápio Esloveno. Como estava viajando por algumas cidades do Leste Europeu, vi muita coisa que são de outros lugares. Mas comi uma comida gostosa em alguns lugares e recomendo dois. O restaurante Gostilna Šestica, que é muito antigo, foi inaugurado em 1776. A comida é bem farta e saborosa, mas um pouco mais cara. Lá é possível encontrar comida local e algumas outras opções, se não quiser arriscar. Também indico o restaurante Druga Violina, que também possui comida local e é mais barato.

Uma boa dica é provar as cervejas locais. As marcas mais conhecidas são Laško e Union, não sei se existem outras. Cada marca possui vários tipos de cerveja, pode escolher o seu tipo preferido e provar. Inclusive, as duas possuem a cerveja do tipo Radler, que é uma cerveja misturada com suco de limão, muito comum na Europa. Gostei da que provei.


Comidas locais


Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

No banner abaixo, disponibilizamos um comparador de Seguros da Real Seguros, através dele, você pode comparar o custo e os itens cobertos de várias seguradoras diferentes. (Ou clique aqui para ler nosso post sobre seguro viagem)




O que conhecer

Liubliana é uma cidade muito pequena. Em pouco mais de 2 horas é possível rodar todo o centro da cidade e conhecer as principais atrações, exceto o castelo. Por isso, aproveite bem o dia pra fazer tudo com calma e conhecer bem essa cidade encantadora. Aqui estão alguns lugares que são imperdíveis


Castelo de Liubliana (Ljubljanski grad)

Ao chegar a qualquer ponto do centro da cidade e olhar pra cima, você poderá avistar o Castelo de Liubliana. Uma construção grandiosa e muito bonita já à distância.  Para subir, é possível pegar um funicular próximo a Catedral de São Nicolau ou subir andando, mas é uma subida bem puxada e pode cansar os que não tiverem um bom preparo físico.

O castelo foi construído no século XVI e durante os séculos XVII e XVIII serviu como residência real. Mas depois de algum tempo, se tornou uma prisão. Atualmente é utilizado apenas como atração turística.

O mais interessante no castelo é a vista da cidade a partir da torre de observação. Mas também tem outras áreas para visitar, como as exposições permanentes e temporárias, Capela de São Jorge, a exposição virtual que conta a história do castelo, as torres, café e restaurante.

Castelo de Liubliana, no alto da colina

Castelo de Liubliana


Ponta tripla (Tromostovje)

É a ponte mais importante e conhecida da cidade. Fica sobre o Rio Liublianica, que cruza a cidade, e liga a Praça Prešernov (a principal praça da cidade) e a Igreja Franciscana ao Mercado central e o resto do centro da cidade. Recebe esse nome, pois são três pontes no mesmo lugar e é a ponte mais movimentada da cidade.

Ponte Tripla


Mercado central (Glavna tržnica)

Está localizado em um enorme prédio que fica as margens do Rio Liublianica e vai desde a ponte tripla até a ponte dos dragões. A construção possui 2 andares. É um excelente mercado e possui de tudo, carne, frutas, verduras, queijos, especiarias e doces. Também pode se encontrar souvenires e comidas típicas, para os turistas.

Parte externa do mercado central, que fica na praça

Edifício do mercado central

Catedral de São Nicolau (Stolnica sv. Nikolaja)

A catedral foi inicialmente uma igreja românica e após um incêndio que a danificou, foi reconstruída em estilo gótico, pelo arquiteto Andrea Pozzo, nos anos de 1701 a 1706. Uma igreja muito bonita e que vale a pena uma visita.

Catedral vista de fora

Interior da Catedral


Ponte do dragão (Zmajski most)

Outra importante ponte da cidade é a Ponte do Dragão, que possui quatro dragões nas cabeceiras da ponte, sendo dois de cada lado. O dragão é o símbolo da cidade e está presente até em seu brasão. Há algumas diferentes lendas sobre o motivo do dragão ter sido colocado na ponte, mas a maioria acredita que o dragão é o guardião da cidade e a protege.

Ponte do dragão sobre o Rio Liublianica

Estátua do Dragão

Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


Dicas Úteis

A melhor época para ir é durante os meses de abril a setembro, pois há menor chance de chuvas fortes, o que pode ser um grande problema por lá;

Táxi é bem barato na cidade, por isso não utilize serviços de transfer de hotéis, são muito mais caros;

Uma boa dica é aproveitar os cafés e restaurantes ao longo do rio Liublianica. Como a cidade é pequena, você pode fazer várias paradas ao longo do dia em um dos cafés e saborear os doces maravilhosos que vendem na cidade;


Gostou do post? Compartilhe este post com seus amigos! Convide-os para uma bela Eurotrip!

Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)



Confira também os posts relacionados

Eurotrip - Primeira Vez na Europa - Nunca foi à Europa e quer primeiro conhecer as cidades do roteiro mais tradicional? Confira essas dicas!
Bratislava - Confira tudo sobre a linda capital da Eslováquia.
Praga - Cidade mais famosa do Leste Europeu. Não pode faltar na sua Eurotrip.
Budapeste - À margem do Danúbio, Budapeste costuma uma das preferidas dos viajantes ao Leste Europeu.
Cracóvia - Além do mais famoso campo de concentração da Segunda Guerra, Auschwitz, há um monte de coisas interessantes para conhecer.
Viena - A linda cidade que respira música.
Paris - Essa é a cidade mais visitada do mundo. Se você ainda não foi. Vá!


Navegue um pouco por nosso índice que certamente você vai encontrar a cidade que procura ou alguma história divertida para relaxar ;)
Índice de Posts com Roteiros, várias cidades e muito mais



Mais algumas fotos:






Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário