Facebook Scripts

domingo, 4 de dezembro de 2016

Munique - Alemanha - Passeios e Oktoberfest!

Ao falar de Munique lembramos logo da Oktoberfest. É que a festa é tão tradicional e tão incrível que acabou marcando a cidade por isso. Mas além do Oktoberfest (que acontece em Setembro) Munique conta com diversos lugares incrivelmente bonitos e cheios de História.




Munique é a capital da Baviera, no Sul da Alemanha, região que no passado era independente, mas pertence à Alemanha desde 1871.

Cada cantinho é especial. O ideal é passar entre 4 ou 5 dias, ou mais, se você for também para o Oktoberfest.

Se estiver viajando pela Alemanha, visite também o nosso post sobre Berlim. Se o seu roteiro envolve destinos mais próximos, visite o nosso post sobre Viena, na Áustria, ou Praga, na República Tcheca.

Neste post você vai ler as principais dicas para aproveitar a cidade e o Oktoberfest da melhor forma possível.

A Praça principal da cidade, Marienplatz e a Oktoberfest - Munique - Baviera - Alemanha
A Praça principal da cidade, Marienplatz e a Oktoberfest



Onde ficar

Munique tem uma boa estrutura de hotéis e albergues com muitas opções. No entanto, em geral, a hospedagem costuma ser bem cara, principalmente se for durante o Oktoberfest.

Para ajudar a encontrar os melhores preços, uma boa opção é através do quadro de promoções do Booking, que você pode acessar clicando no quadro abaixo.

Booking.com

O quê e onde comer

A cozinha Bávara é excelente e com muitas opções. Recomendo provar as variadas salsichas bávaras com mostarda escura, joelho de porco, tortas de maçã, e claro, todas as várias opções de cerveja que puder.

Um lugar super típico e bastante recomendado pro todo mundo é o Augustiner, que serve pratos da região.

Outro lugar excelente que fomos foi o Goerreshof, que tem ótimo atendimento, comida muito boa por um preço justo.

Goerreshof é mais bonito e mais tranquilo, um padrão mais sofisticado. O Augustiner é bem clima de festa mesmo, bem a cara do Oktoberfest, com mesas compartilhadas e garçons e garçonetes vestidos a caráter. Os dois valem a pena.

Pratos no Augustiner - Munique - Alemanha
Pratos no Augustiner

Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Uma forma que recomendo bastante para comprar Seguro Viagem, e que é como sempre compro, é usando o Buscador da Real Seguro Viagem. O princípio é mais ou menos o mesmo de buscadores inteligentes de passagens. Você entra com o período e o destino e ele te retorna uma série de opções de diferentes Seguros Viagem, emitidos por diversas companhias. (Leia mais sobre seguros aqui).

Clique aqui para acessar o buscador da Real Seguro Viagem


Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


Oktoberfest

É a festa do ano da Alemanha, como se fosse o nosso carnaval. A festa é muito animada, regada a muuuuuita cerveja, e os alemães, que em geral são considerados frios, ficam super animados e fazem amizade com todo mundo.

A festa teve início há mais de 200 anos, em 1810, para comemorar o casamento do príncipe bávaro Ludwig I. Fez tanto sucesso que é repetida todo ano até hoje. Atualmente ela ocorre em Setembro, por ter um clima mais agradável. Apenas a última semana da festa ocorre em Outubro.

Nesse período há um monte de lojas pelo centro da cidade que vendem roupas típicas. Vale a pena se vestir com os trajes! Se você procura algo barato, a dica é comprar na estação central de trem, a Hauptbanhoff.

O Oktoberfest acontece num grande espaço chamado Theresienwiese. Dentro há várias tendas enormes, cada uma com sua peculiaridade e seus pratos próprios, porém todas com muita cerveja, música típica e animação.

As cervejas sempre vêm em copos de chope de 1 litro, não tem menor.

O Oktoberfest sempre lota, então prefira ir durante a semana, pois sábado e domingo é extremamente cheio. Talvez você nem consiga entrar nas tendas. Vale a pena reservar uma mesa (mas tem que chegar de manhã). A mesa é para dez pessoas e inclui 1 prato (normalmente meio frango assado pequeno) e 1 cerveja de 1 litro. Se você estiver em um grupo menor, não tem problema, você vai acabar comendo outro prato e outra cerveja mesmo...

As tendas que mais gostamos foram a Hofbräu Festzelt, a Ochsenbraterei (Spatenbräu-Festhalle) e a Winzerer Fähndl, mas as outras também são ótimas (não deu para entrar em todas). Você pode buscar mais informações e reservar por esse site: http://www.oktoberfest.de/en/navitem/Beer+Tents/


Antes de sair, com os trajes típicos

Entrada do Oktoberfest - Munique - Alemanha
Entrada do Oktoberfest

Ruhmeshalle e a estátua Bavaria, no complexo do Oktoberfest - Munique - Alemanha
Ruhmeshalle e a estátua Bavaria, no complexo do Oktoberfest

Nas ruas do complexo há um monte de carroças com barris de chope estilizados. Rola até o momento romântico.

Já na tenda, porém ainda sóbrios
Tenda da Hofbräu
Tenda da Ochsenbraterei

Já não tão sóbrio assim, com alguns dos muitos amigos alemães que fizemos

Se não for para beber até cair eu nem vou

Virei até o rei da Baviera

Os amigos também ficaram bêbados
 
Todos


Se não der para ir à Oktoberfest de Munique esse ano, tente a de Blumenau =) (Clique aqui para saber mais sobre a Oktoberfest de Blumenau).


O que conhecer

É muito fácil se deslocar em Munique, o metrô atende boa parte da cidade e é fácil de se localizar. Para economizar, pegue os tickets em grupo que duram até 3 dias. Acaba saindo bem mais barato e serve para até 5 pessoas.

Aqui serão mostrados os principais pontos turísticos da cidade.

MarienPlatz

A linda Marienplatz (Praça de Maria) é a praça principal da cidade. Ela se encontra no centro da cidade velha. Ela recebeu esse nome devido à Mariensäule (Coluna de Maria), que fica no meio da praça. Os sinos com bonecos dançando a dança folclórica Schäfflertanz na torre da Nova Rathaus (Prefeitura) lembram o fim da peste até hoje. Em outra cena, eles mostram um casamento ducal com torneio de cavaleiros nessa praça. É possível subir no topo da torre da prefeitura e ter uma bela vista para a cidade inteira.

Marienplatz com a Mariensäule (coluna de Maria) e Nova Rathaus (prefeitura) - Munique - Baviera - Alemanha
Marienplatz com a Mariensäule e Nova Rathaus

Marienplatz com a Mariensäule e Nova Rathaus - Munique - Alemanha
Outro ângulo da bela praça

Vista de cima da Torre

Vista da cidade a partir da torre

Caminhando pelo Centro Histórico a partir da praça Marienplatz

Saindo da praça você vai encontrar pontos turísticos incríveis, cada um com sua beleza especial e sua história particular.

Antigamente a Altes Rathaus (Antiga prefeitura) delimitava a parte mais antiga da cidade. A igreja de São Pedro é a igreja mais antiga da cidade. O Virtualienmarket se desenvolveu de uma feira de agricultores para um ponto de encontro geral com vários comércios e barraquinhas de comida gourmet. Ali perto também está a igreja mais famosa de Munique, Frauenkirche, a Igreja de Nossa Senhora. O Alter Hof foi a primeira residência dos regentes Wittelsbach, com uma sacada gótica, também chamada de "torre dos macacos".


Altes Rathaus - Antiga prefeitura - Munique - Alemanha
Altes Rathaus

Frauenkirche - Igreja de Nossa Senhora - Munique - Alemanha
Frauenkirche

Alter Hof (Torre dos macacos)

Residência Real

A residência real, com seu jardim, é o maior palácio urbano da Alemanha e se desenvolveu de um pequeno Wasseburg construído em 1385. Até 1918 a Residenz servia como residência e sede do governo. Hoje, com seu lindo jardim e suas coleções de arte, ela é um excelente testemunho da cultura real na Europa.

Residência Real 
Residência Real

Jardim Inglês

É um dos maiores espaços verdes urbanos do mundo, com vários caminhos para bicicletas e caminhada, riachos idílicos, o lago Kleinhesseloher See, e vários Biergarten, pequenos jardins feitos especialmente para se beber cerveja.


Jardim inglês

Jardim inglês com o Monopteros ao fundo

Monopteros

Pôr-do-Sol visto do Monopteros



Palácio Nymphenburg

Era a residência de verão dos príncipes eleitores e reis da Baviera. O rei Luís II da Baviera nasceu aqui em 1845. Fazem parte das atrações para turistas os quartos do palácio, o parque com seus 4 castelos e o Marstallmuseum com carruagens, carroças e acessórios de equitação representativos da propriedade dos Wittelsbasch e a coleção privada de porcelanas.

Palácio de Nymphenburg

Palácio Nymphenburg

Palácio Nymphenburg

Cisnes

Palácio Nymphenburg

Palácio Nymphenburg


Outros pontos turísticos imperdíveis

Castelo de Neuschwantsetein - Não deu tempo de ir e fica afastado da cidade (melhor pegar excursão bate-volta). Mas o castelo é fantástico e vale a visita.

Parque Olímpico - Dos famosos jogos olímpicos de 1978.

Alianz Arena - Estádio do Bayern de Munique.

Museu Alemão
Museu da BMW
Königsplatz
Antiga Pinacoteca


Gostou do post? Compartilhe este post com seus amigos! Convide-os para uma bela Eurotrip!

Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)



Confira também os posts relacionados

Nossa Eurotrip com Oktoberfest - Veja como foi nossa Eurotrip em 2016.
Eurotrip - Primeira Vez na Europa - Nunca foi à Europa e quer primeiro conhecer as cidades do roteiro mais tradicional? Confira essas dicas!
Berlim - Com bastante história das guerras e uma vida noturna agitada, Berlim não pode faltar na sua Eurotrip.
Praga - Cidade mais conhecida e mais interessante do Leste Europeu, e bem perto de Munique.
Viena - Pertinho de Munique, a capital da música tem muito em comum com a Baviera.
Bruxelas - Também rica em cervejas maravilhosas, você vai adorar a capital da Bélgica.
Paris - Essa é a cidade mais visitada do mundo. Se você ainda não foi. Vá!
Nice - Praia mais bonita que conheci na Europa.
Lille - Outra adorável cidade francesa, muito animada e com as melhores cervejas da França.
Londres - Cidade dos melhores pubs de Rock da Europa e tanta coisa para conhecer, e pertinho de Lille.
Roma - Essa cidade influenciou todas as outras! E preservou a sua história.
Atenas - E como falar de história sem falar de Atenas?
Lisboa - Cidade que não pode faltar na sua Eurotrip.

Navegue um pouco por nosso índice que certamente você vai encontrar a cidade que procura ou alguma história divertida para relaxar ;)
Índice de Posts com Roteiros, várias cidades e muito mais


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá Antonio e parabéns pelo blog. Antes de tudo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a. Gostaríamos de te convidar para conhecer um novo e bom lugar a mais para ter ou divulgar seu blog e fazer seus comentários diários sobre o que quiser falar (não é preciso fazer nada em termos de construção, é só se inscrever e começar a usar, poupando toda criação de layout e trabalho com a diagramação do seu blog). Sinta-se à vontade para visitar o site weweh.com e ver se te interessa e se é proveitoso ter sua página lá. É grátis e a visualização de suas publicações é excelente, por dois fatores: assim que sua publicação é feita, ela aparece para todos que veem o site numa página chamada “painel”, https://weweh.com/painel/ e você também pode direcionar para o espaço que seja melhor para você, como: homens, mulheres, cidadãos, esportistas, telespectadores, leitores, cinemaníacos, geeks, ouvintes, todos nós, profissionais e torcedores. Você pode também publicar para todos, só para homens ou só para mulheres. Você poderá ser achado exatamente pelo que publica de interessante, sobre qual assunto for, já que sua publicação aparecerá na página principal do site e do espaço escolhido, ou seja, você é achado por qualquer um que visita o site ou o espaço, não só amigos ou conhecidos de amigos, tendo visualizadores em seu blog. Nós ainda ajudaremos você divulgando e compartilhando seus textos em nosso Facebook.
    Veja um exemplo de uma página já sendo usada por um usuário: http://www.weweh.com/carlos (blog sobre fotografia) e como sua página ficou após encher de posts de textos, fotos, vídeos e assuntos rápidos: https://weweh.com/carlos/assuntos/
    É um site voltado para ideias, paixões e talentos. A convergência dos fóruns com os blogs. De novo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a e desculpe por qualquer inconveniente.
    Agradecemos. Equipe Weweh

    ResponderExcluir