Facebook Scripts

domingo, 2 de abril de 2017

Dubrovnik - Croácia

A pequena cidade, com pouco mais de 43 mil habitantes, está localizada no sul da Croácia e na região da Dalmácia. Conhecida como a “Pérola do Adriático”, Dubrovnik é um dos destinos turísticos mais badalados do momento e recebe uma grande quantidade de turistas diariamente. Uma grande parte vem dos vários navios que aportam todos os dias na cidade e passam apenas o dia por lá.


A costa da Croácia já era muito conhecida por suas baladas e lindas praias com incríveis tons azulados, e virou o destino preferido dos Europeus durante o verão. Mas o fato de ser uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, com arquitetura medieval muito bem preservada e um incrível centro histórico, totalmente preparado para o turismo e capaz de atender a todo o público que a visita, sem causar aborrecimentos, tornou a cidade movimentada em qualquer época do ano. Como se já não bastasse todo o potencial que a cidade já apresenta, no local foram gravadas várias cenas da série Game Of Thrones, a febre do momento entre as séries. Na cidade há alguns atrativos para os fãs da série, como lojas específicas e até a possibilidade de tirar foto no trono usado na gravação.

Como se já não fosse suficiente tudo que foi citado, em volta da cidade, no mar Adriático, ainda há algumas ilhas com belíssimas praias, que podem ser visitadas a partir de Dubrovnik. Além de ser utilizada por muitos viajantes como base para fazer passeios pela Bósnia e Herzegovina e Montenegro.

Sem dúvidas é uma das cidades mais completas para o turismo na região e não deve faltar no roteiro de ninguém que pretende viajar por lá.

Muralhas e a cidade velha de Dubrovnik - Croácia - Europa - Mar Adriático
Muralhas e a cidade velha de Dubrovnik
Este post foi escrito por um grande amigo, Felipe, que fez uma viagem incrível pelo Leste Europeu, passando por várias cidades sensacionais, e escreveu alguns ótimos posts para o Blog contando sua experiência e dando ótimas dicas para quem pretende viajar para lá. Confiram!


Onde ficar

O melhor lugar para se hospedar em Dubrovnik é sem dúvida dentro da cidade velha (Stari grad). Eu acredito que deve ser um pouco mais caro que no entorno, nem pesquisei, mas ao ficar lá, você estará dentro da parte mais interessante e turística da cidade, com todas as atrações, vários restaurantes, cafés e lojas por perto, baladas eu só vi do lado de fora da muralha, mas muito próximo do portão. O único inconveniente pode ser o carro, pois no local é proibido e você vai ter que encontrar algum lugar para estacionar do lado de fora. Vi algumas vagas ao longo da muralha, mas não perguntei sobre preço ou tempo de permanência.

Como sempre, recomendo um albergue, que é muito mais barato que hotel. Até porque essa é uma das cidades mais caras que visitei em minha viagem. No entorno acabei vendo muitos hotéis das grandes redes, mas acho desperdício de dinheiro, pois o grande atrativo é a cidade e não a hospedagem. Economize esse dinheiro para um passeio ou um souvenir e aproveite para conhecer pessoas e arranjar companhia para sua viagem, ficando em um albergue. Fiquei hospedado no Hostel Angelina Old Town, que fica muito próximo da entrada Pile Gate. O hotel é muito agradável e confortável, e as meninas da recepção são ótimas. Só não espere muito do café da manhã, eles tem alguns itens que ficam disponíveis 24h, mas não são suficientes para montar o café.

Clique aqui para conhecer o Old Town Hostel



O que comer e onde comer

Depois de algum tempo viajando pelo Leste Europeu, você percebe que a comida é praticamente a mesma na maioria dos lugares, são aqueles mesmos pratos que você já provou. Sua opção é repetir ou comer algo que não é típico da região.

Portão Pile


Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Uma forma que recomendo bastante para comprar Seguro Viagem, e que é como sempre compro, é usando o Buscador da Real Seguro Viagem. O princípio é mais ou menos o mesmo de buscadores inteligentes de passagens. Você entra com o período e o destino e ele te retorna uma série de opções de diferentes Seguros Viagem, emitidos por diversas companhias. (Leia mais sobre seguros aqui).

Clique aqui para acessar o buscador da Real Seguro Viagem


Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


O que fazer

A maior parte das atrações turísticas está localizada na cidade velha (Stari Grad), que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no ano de 1979. Para facilitar o seu percurso dentro das muralhas, o setor de turismo de Dubrovnik distribui gratuitamente mapas da cidade com 4 opções de percurso, com a duração aproximada de cada um. Mas é considerado o tempo apenas para visitar por fora, não acessar as atrações. O Circuito Expresso dura 30 minutos, o Circuito Norte dura 1 hora, o Sul dura 2 horas e o circuito completo, onde se visita todos os outros, 3,5 horas. Recomendo ficar no mínimo 3 dias inteiros, para poder conhecer as coisas com calma e curtir uma praia sossegado. Abaixo estão alguns que considero indispensáveis

Muralhas (Gradske Zidine)

Construída entre os séculos VIII e XVI para proteger a cidade, a gigantesca muralha é a principal atração da cidade e possui duas seções, interior e exterior. É possível percorrer os 2 quilômetros da muralha e visitar os cinco bastiões, as doze torres retangulares, três torres circulares e a grande fortaleza. Em qualquer ponto da muralha se tem uma grande vista da cidade ou do Mar Adriático, especialmente nos pontos mais altos, que a altura chega a 25 metros. Para permitir ingressar na cidade, a muralha possui dois portões, Pile e Ploče.

Há dois pontos onde é possível entrar ou sair das muralhas. Mas cuidado, uma vez iniciado o passeio, você não poderá retornar ao sair. O ingresso só permite um acesso. Para iniciar o percurso, é preciso subir uma escadaria. Mas não se preocupe que é bem leve e a vista recompensa o pouco esforço. Só não se esqueça de levar água com você, pois irá percorrer 2 quilômetros e tem grandes chances de estar um dia bem quente. Reserve no mínimo 2 horas para o percurso, pois cada lugar tem uma vista diferente e todos rendem ótimas fotos.

Vista das muralhas com o Forte Minčeta ao fundo

Vista da cidade protegida pelas muralhas

Forte Minčeta

Vista das muralhas

Rua Placa (Stradun)

Rua Placa ou Rua Stradun, é a principal rua da cidade velha e, como todas as outras dentro da muralha, exclusiva para pedestres. A rua se inicia no Portão Pile e vai até o Portão Ploče. Ao caminhar ao longo de seus 300 metros pavimentados de calcário, é possível notar que há muitos restaurantes, cafés e lojas, todos com as fachadas semelhantes. O motivo dessa semelhança é porque devido ao terremoto que ocorreu em 1667 e destruiu grande parte das construções da cidade, seguido por um grande incêndio, foi aprovado uma lei que especificava o layout das futuras construções residenciais da cidade, padronizando tudo.

Ao longo da rua também há vários pontos turísticos, como a Coluna de Orlando, um pilar esculpido em homenagem a um cavaleiro medieval que libertou a cidade, a Torre do Sino, com seus 31 metros e que toca o sino em horários definidos, e as fontes de século XV Grande Onofrio e Pequeno Onofrio, cada uma em uma extremidade da rua. Além do Mosteiro Franciscano.

É a rua mais movimentada da cidade, seja por moradores locais ou por turistas. Também é nessa rua que ocorrem as feiras de natal, onde são montadas barracas para vender comida e artesanato, e alguns eventos que acontecem na cidade.

Rua Placa lotada de turistas

Fonte Onófrio na Stradun

Stradun iluminada para o natal


Mosteiro e Museu Franciscano (Franjevački samostan-muzej)

O mosteiro original foi construído no século XIV, mas foi muito destruído durante o terremoto de 1667, restando poucas coisas originais. Da igreja restou apenas o pórtico em estilo gótico e posteriormente a igreja foi reconstruída em estilo barroco. No interior do mosteiro há uma biblioteca com mais de 30 mil volumes e um museu com muitas peças sacras.
Também há uma farmácia, construída em 1317, que foi preservada e funciona nos dias atuais, mantendo algumas características antigas e vendendo cremes com receitas antigas, além de medicamentos atuais.



Catedral da Assunção da Virgem (Katedrala riznica)

A Catedral de Dubrovnik foi originalmente construída no século XII, em estilo românico, no lugar de várias outras catedrais que existiam no mesmo local. A construção da igreja foi parcialmente financiada pelo inglês Rei Ricardo Coração de Leão, aquele mesmo do filme de Robin Hood. Dizem que ao voltar de uma das cruzadas, no ano de 1192, o navio do rei naufragou perto da ilha Lokrum e ele foi salvo pela população da cidade. Em agradecimento, doou algum dinheiro a cidade, que foi usado na construção da Catedral.

No ano de 1667, o terremoto destruiu severamente a Catedral. A catedral foi então reconstruída durante os anos de 1673 a 1713, seguindo o modelo projetado pelo arquiteto italiano Andrea Bufalini, em estilo barroco, e mantém esse formato até os dias atuais.

A igreja foi novamente danificada nos anos de 1979, por outro terremoto, e 1991 pelas bombas durante a guerra contra a Ioguslávia pela independência da Croácia, sendo posteriormente restaurada.
No interior da igreja é possível conhecer o Altar de São João e sobre o altar principal, a pintura da Assunção da Virgem Maria. Também é possível conhecer a sala do tesouro, mediante o pagamento de uma taxa. O tesouro conta com 182 relicários, relíquias dos séculos XI a XVIII, pinturas e outros objetos sacros, além do braço, perna e crânio banhados a ouro do santo padroeiro de Dubrovnik. Também está presente na coleção uma parte da cruz usada na crucificação de Jesus, pelo menos é o que os locais afirmam.

Catedral da Assunção da Virgem

Interior da Catedral

Pintura da Assunção da Virgem Maria

Órgão da Catedral

Vitral da Catedral

Forte Lovrijenac (Tvrdava Lovrijenac)

O forte localiza-se na parte ocidental das muralhas, próximo ao portão Pile, sobre um paredão de pedras, a 37 metros do nível do mar. Construído no século XI, foi muito importante para a proteção da cidade e consegue proteger tanto por mar como por terra.

Segundo a história, o forte foi construído em apenas 3 meses devido a guerra contra os Venezianos. A história conta que os rivais pretendiam construir um forte no mesmo lugar e por isso a pressa na construção, que teve que ser reconstruída e reforçada por várias vezes. Uma característica do forte é que as paredes voltadas para o mar possuem 12 metros de espessura, enquanto as paredes voltadas para a cidade possuem apenas 60 centímetros. Essa diferença foi intencional para que o forte resistisse a ataques vindos do mar e caso fosse conquistado, as paredes finas do lado da terra facilitariam a sua retomada.

O forte tem uma forma triangular e possui 3 terraços. Há uma inscrição em latim famosa em seu interior, “Non bene pro toto libertas venditur auro”, que significa “A liberdade não se vende nem por todo o ouro do mundo” e se tornou o lema da cidade. Durante o verão acontece o Festival de Verão de Dubrovnik, onde são representadas em seu interior apresentações de Hamlet, de Shakespeare.
Utilize o mesmo ingresso das muralhas para acessar o forte.

Forte Lovrijenac

Interior do forte

Interior do forte


Praias

Na região há algumas praias com cores incríveis, algumas dentro da cidade, muitas na Ilha Lokrum e em outras ilhas no entorno. Como fui no final de Novembro, era quase inverno e não havia nenhum movimento nas praias, pois apesar de estar um sol e muito calor no dia, as águas ficam muito frias. Visitei uma das praias apenas para conhecer. A praia de Banje fica próximo ao portão Ploče e para acessar, você passa pela estrutura de um restaurante. Parece até que a praia é privativa, mas não é. As águas são muito cristalinas e a praia é cheia de pedras, diferente das praias brasileiras.

Praia de Banje

Praia do porto velho, acredito que não seja boa pra banho


Ilha Lokrum

Uma das opções de passeios para quem está em Dubrovnik. Os passeios saem do porto velho e geralmente não necessitam reserva. Durante o inverno é meio complicado de achar o passeio. A ilha fica a apenas 700 metros da cidade e a viagem dura apenas 15 minutos. Não é permitido ficar na ilha após anoitecer, então se programe para dar tempo de fazer tudo antes do último barco, caso vá pela tarde.

A ilha é uma reserva natural, com uma vegetação abundante e uma grande variedade de animais. No local há um Parque botânico, muitas trilhas, algumas praias boas para banho, um lago salgado conhecido como “Mar morto”, um mosteiro e um forte real e também uma praia de nudismo.

Por possuir lindas paisagens, com uma beleza natural pouco modificada pelo homem, o local também foi utilizado para filmar cenas da série Game of Thrones, o que aumentou muito o número de visitantes do lugar.

Ilha de Lokrum vista das muralhas


Porto velho

O porto velho não tem muitos atrativos. É de lá que saem os barcos para passeios no Mar Adriático, como o passeio para a Ilha Lokrum ou um passeio panorâmico na região. Mas recomendei o lugar pois achei que o lugar possui uma excelente vista do Mar Adriático, com certeza rende umas belas fotos para quem gosta.

Vista do porto velho

Vista do porto velho


Vielas

Outra coisa interessante em Dubrovnik são as vielas. A cidade é repleta de vielas e nelas estão os melhores lugares para comer e ótimas lojas. Não deixe de sair explorando a cidade por esses pequenos becos e vai descobrir muitas coisas interessantes que não estão nos mapas ou placas de turismo.

Uma das vielas da cidade com um delicioso café e um centro de informações



Algumas Dicas

Compre os ingressos de ônibus nas bancas de revistas (Tisak), são mais baratos e elas estão espalhadas por toda a cidade;

Lembre-se que o ingresso das muralhas só permite um acesso, então não é possível sair e retornar depois;

O ingresso para as muralhas também inclui o acesso a Fortaleza Lovrijenac, não deixe de visitar;
Planeje bem sua viagem pois tudo na cidade é caro;

Uma dica muito importante. Acorde bem cedo e vá logo pra rua, antes dos turistas dos navios chegarem. Aproveite para tomar o café da manhã em alguma das padarias da cidade, são gostosos e baratos;

O melhor horário para subir as muralhas é pela tarde, assim você pode curtir o por do sol lá de cima.



Gostou do post? Compartilhe este post com seus amigos! Convide-os para uma bela Eurotrip!

Curta também nossa página Facebook e esteja sempre por dentro dos melhores roteiros e dicas de viagem:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)



Confira também os posts relacionados

Eurotrip - Primeira Vez na Europa - Nunca foi à Europa e quer primeiro conhecer as cidades do roteiro mais tradicional? Confira essas dicas!
Zagreb e os incríveis lagos Plitvice - Outros lugares da Croácia que você vai adorar.
Liubliana - A capital da Eslovênia vai te surpreender.
Bled - Cidade da Eslovênia que possui um lago incrível.
Bratislava - Confira tudo sobre a linda capital da Eslováquia.
Praga - Cidade mais famosa do Leste Europeu. Não pode faltar na sua Eurotrip.
Budapeste - À margem do Danúbio, Budapeste costuma uma das preferidas dos viajantes ao Leste Europeu.
Cracóvia - Além do mais famoso campo de concentração da Segunda Guerra, Auschwitz, há um monte de coisas interessantes para conhecer.
Viena - A linda cidade que respira música.
Paris - Essa é a cidade mais visitada do mundo. Se você ainda não foi. Vá!
Todos os posts sobre a França
Todos os posts sobre a Itália
Todos os posts sobre a Grécia


Navegue um pouco por nosso índice que certamente você vai encontrar a cidade que procura ou alguma história divertida para relaxar ;)
Índice de Posts com Roteiros, várias cidades e muito mais



Mais algumas fotos:





Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Adorei seus comentários e fotos. Estarei em Bari com amigos locais e gostaria de aproveitar para ir até Dubrovnik, mas pelas pesquisas só teria um ferry noturno (9 horas). Você saberia dizer se existe outro meio mais fácil, um barco menor durante o dia, fazendo a rota ida e volta ? Já comprei meu bilhete Bari/Amsterdam, pois não tinha previsto essa possibilidade de conhecer um pouco a Croácia.

    ResponderExcluir